A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Neurocientista brasileiro ganha prêmio máximo da biomedicina americana

Esta não é da série "Homens que você deveria conhecer", mas eu apresento a vocês o doutor Miguel Nicolelis, neurocientista brasileiro (palmeirense, a quem interessar possa), formado pela USP em 1984, co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University e criador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal.

Nicolelis foi agraciado com o Director’s Pioneer Award 2010 do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos EUA, nada menos que a principal premiação concedida pelo governo norte-americano na área de biomedicina, priorizando criatividade e propostas pioneiras na área de saúde. O auxílio fornecido aos ganhadores é de US$ 2,5 milhões em cinco anos.

Nicolelis é o primeiro brasileiro entre os 81 cientistas que já receberam a honraria desde o início da premiação, em 2004.

As pesquisas pioneiramente conduzidas por ele no campo da neurologia estudam aspectos genéticos e computacionais, processos neurofisiológicos básicos que permitem que circuitos neurais no cérebro de mamíferos produzam comportamentos sensoriais, motores e cognitivos.

Não entendeu? Eu dou um exemplo: a equipe do dr. Nicolelis implantou um chip num macaco com a finalidade de controlar os movimentos de um braço mecânico para jogar videogame por meio dos sinais elétricos transmitidos do cérebro diretamente para o braço. O primata não teve problema algum em utilizá-lo.

Em 2004, ele conseguiu repetir o mesmo experimento com sucesso em humanos. É uma verdadeira revolução na interação cérebro-máquina, pois mostra que mesmo que você efetivamente não possa se mexer (como no caso de uma lesão da medula), você pode pensar em como se mexer. Em tese, se o cérebro continua funcionando, o paciente poderia voltar a mover o membro, desviando os sinais elétricos do cerébro que param na lesão para um braço mecânico ou para o próprio braço.

A mente controlando máquinas. Fantástico, não?

Segundo a FAPESP, Nicolelis usará o Pioneer Award para construir o primeiro ambiente em realidade virtual controlado pelo cérebro, tornando possível uma investigação das propriedades dinâmicas de atividades cerebrais em grande escala.

Parabéns, Dr. Nicolelis! Orgulho máximo de um homem que dá o exemplo em boas práticas na ciência.

Link YouTube | Nicolelis no Roda Viva (29/10/2008), explicando seu principal projeto. Assista à entrevista na íntegra online.


publicado em 29 de Julho de 2010, 09:26
89399bd29d6965db6b0f256284031a98?s=130

Pedro Bizareli

Finge pesquisar Fisiologia e Biofísica pra torrar a bolsa de iniciação científica em belos pratos de nhoque de espinafre à bolonhesa e em ávidas tentativas de marcar o segundo gol no PES. Responde no twitter por @bizareli.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura