O que dá pra comprar com dez reais?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg
  • Asm selo png

Alta do preço dos alimentos não deve ser creditada só a fatores climáticos

Falta de política agrícola, aumento da demanda e câmbio afetam preços. Inflação deve recuar nos próximos meses, estimam analistas.
O descuido com a política agrícola de abastecimento do mercado interno está custando caro para o Brasil. Prova disso é o resultado da inflação oficial do país, divulgada nesta quarta-feira (10), que mostrou alta acumulada de 6,59% nos últimos 12 meses, rompendo, assim, o teto da meta estabelecida pelo Banco Central (BC). Quem defende esta posição é o professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) e conselheiro do Corecon-SP, Heron do Carmo.
[...]
Com base nos dados do IBGE, o economista Heron do Carmo fez uma classificação e constatou que, nos últimos 12 meses, alimentos como arroz e feijão – essenciais no prato do brasileiro – acumularam alta de 33,79%. Frutas, legumes e verduras tiveram variação de 38,89% em igual período. No caso dos alimentos semielaborados, onde entra o tomate, por exemplo, a alta é de 17,41%.
Caderno e economia do G1, 10.04.2013

Nascemos em tempos de inflação maluca (eu e quem mais veio ao mundo até o meio dos anos 80). Pra quem é mais novo, inflação é uma palavra não do cotidiano, mas dos estudos de história. Isso até o começo desse ano, quando os alimentos começaram a ficar mais caros e notícias como essa daí de cima fizeram com que outros setores aproveitassem a tal "crise" e subisse um pouco o valor de seus produtos.

Em suma, tá tudo muito caro ultimamente.

Isso que somos um país com muita sorte onde, plantando, tudo dá.

Olha só o que se consegue comprar com US $ 5,00 (valor perto de R$10,00) mundo afora:

Link YouTube

Não sei em outras partes da cidade ou do Brasil, mas, aqui na Zona Oeste de São Paulo, dez contos mal pagam cinco pães e alguns gramas de mortadela.

Aí na sua cidade ou no seu bairro, o que tá dando pra comprar com dez reais?

Dependendo dos comentários, podemos fazer um belo infográfico pra mostrar a disparidade de valores da nossa moeda.


publicado em 25 de Abril de 2013, 07:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: