O que é o Super Bowl?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Minha história com o futebol americano começou em 2002. Estava de férias em San Francisco e assisti a uma partida da NFL ao vivo no estádio. Me apaixonei pelo esporte e pelo San Francisco 49ers.

No Super Bowl 48 torcerei pelo Denver Broncos, por causa de Peyton Manning. Ele é um jogador fora de série, muito inteligente e que mantém um nível altíssimo de jogo há mais de 15 anos.

Se reunir para assistir o Super Bowl é uma tradição nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Em Cuiabá isso não é diferente. O Arsenal organiza anualmente a Super Bowl Party, reunindo os jogadores, torcedores e fãs do esporte em um ambiente propício a assistir esse grande evento. É uma chance ímpar de conhecer mais sobre o esporte ao lado de quem entende e é apaixonado por ele.

O Futebol Americano já é tradicional em Cuiabá. Desde 2006 a cidade conta com o Cuiabá Arsenal, equipe fundada por amigos que se reuniam no campo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para brincar com a bola oval e que hoje já ostenta dois títulos nacionais na modalidade. Além disso, foi campeão brasileiro em 2010 e 2012.

Link YouTube | Cuiabá Arsenal promove "peneira" no final de semana seguinte ao Super Bowl

Para entender um pouco o Super Bowl

A liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, conhecida como NFL (National Football League), é composta por 32 equipes divididas em 2 conferências, a Conferência Nacional (NFC - National Football Conference) e a Conferência Americana (AFC - American Football Conference).

As 16 equipes de cada conferência são agrupadas em 4 divisões: Norte, Sul, Leste e Oeste. De setembro a dezembro, as 32 equipes se enfrentam, disputando 16 partidas cada uma. Para fomentar as rivalidades, cada equipe enfrenta duas vezes (uma em casa e outra fora) os seus rivais de divisão, somando 6 jogos. Os outros 10 jogos são distribuídos entre os outros 28 adversários, com uma lógica que favorece os confrontos de times fortes contra times fortes.

Em janeiro, as equipes campeãs de divisões (4 de cada conferência) mais as 4 próximas equipes de melhor campanha (2 de cada conferência) disputam um campeonato à parte: os playoffs! Nessa fase os jogos são eliminatórios e as equipes de melhor campanha na temporada regular tem a vantagem do mando de campo.

Na última semana de janeiro acontece a última rodada dos playoffs: as finais de conferência. Nesse ano, o Seattle Seahawks venceu a NFC, ao derrotar o San Francisco 49ers por 23 a 17, e o Denver Broncos venceu a AFC, ao bater o New England Patriots por 26 a 16.

Os campeões de cada conferência disputam o Super Bowl.

E neste domingo: tem.

Richard Sherman durante o Media Day: até domingo, tudo é Super Bowl.
Richard Sherman durante o Media Day: até domingo, tudo é Super Bowl.

O primeiro Super Bowl foi realizado em 15 de Janeiro de 1967, quando a NFL e a AFL (hoje NFC e AFC) eram duas ligas rivais e concordaram em fazer uma partida entre os dois campeões da temporada anterior. Naquele jogo, o Green Bay Packers, do técnico Vince Lombardi, venceu o Kansas City Chiefs por 35 a 10.

No ano seguinte, nova vitória do Packers. Pelo sucesso e pelas vitórias nos dois primeiros Super Bowls o troféu que é entregue ao vencedor passou a se chamar The Vince Lombardi Trophy e, claro, é cobiçado por todas as equipes.

Em 2014, será disputado o Super Bowl 48 (ou XLVIII, como é chamado nos Estados Unidos) no MetLife Stadium, que fica em New Jersey, ao lado de New York, e é a moderna casa das duas equipes da cidade: New York Giants, da NFC East, e New York Jets, da AFC East.

Em muito tempo, será o primeiro Super Bowl disputado em um estádio aberto no norte do país, sujeito às baixas temperaturas do inverno do hemisfério norte – a previsão para o horário do jogo é de muita neve!

Os números que envolvem o Super Bowl são superlativos: um comercial de 30 segundos está cotado em 4 milhões de dólares. Grandes campanhas de marketing são lançadas nos intervalos do evento. O ingresso mais barato disponível custa 1.586 dólares e o feliz comprador assistirá ao jogo do ponto mais alto e mais distante no estádio. Mais de 5 milhões de quilos de batata frita serão consumidos pelos fãs em todo o país, totalizando 27 bilhões de calorias.

Quanto vale o Super Bowl? Clique na imagem para ampliar. Fonte: iSatellite
Quanto vale o Super Bowl? Clique na imagem para ampliar. Fonte: iSatellite

A NFL tem sua base de fãs brasileiros. A transmissão dos jogos pela ESPN brasileira é líder de audiência na TV paga entre os homens de 18 a 24 anos. Everaldo Marques e Paulo Antunes são as vozes por trás das principais transmissões da NFL no Brasil. Esse ano, novamente, eles farão a transmissão ao vivo do local da partida, fazendo uma cobertura especial para os fãs brasileiros.

Brasileiros, aliás, que estão representados na partida do próximo dia 8 de Fevereiro: Breno Giacomini, jogador da linha ofensiva do Seattle Seahwaks, é filho de brasileiros e é um dos destaques da equipe que representará a NFC no Super Bowl.

O Denver Broncos será liderado em campo pelo quarterback Peyton Manning, que é um dos principais jogadores de todos os tempos na sua posição, a mais importante em campo.

Link Youtube | Os melhores comerciais veiculados no Super Bowl em 2013

Manning quebrou vários recordes em 2013, depois de passar o ano de 2011 se recuperando de uma grave cirurgia no pescoço e ser cortado pelo Indianapolis Colts, time pelo qual jogou 13 anos e venceu o Super Bowl 41.

É uma tradição que os jogadores da equipe vencedora recebam um anel celebrando a vitória. Peyton precisa conquistar mais um anel para se igualar ao seu irmão Eli Manning, também quarterback do New York Giants.

Menos badalado do que o irmão mais velho, Eli venceu dois Super Bowls, derrotando duas vezes o marido de Gisele Bündchen, Tom Brady, quarterback do New England Patriots.

Esse domingo vai ser especial se ele levantar o Lombardi Trophy mais uma vez.

Para assistir, sintonize na ESPN ou no Esporte Interativo às 21h30 domingo agora, dia 2 de fevereiro.

Para saber mais


publicado em 30 de Janeiro de 2014, 14:37
9a5694db21841e796ba0a90bf580f9fc?s=130

Orlando Ferreira Júnior

Orlando Ferreira Júnior, 42 anos, é administrador de Empresas, executivo da Kroton Educacional, um dos fundadores e presidente do Cuiabá Arsenal. Além do Futebol Americano, é apaixonado pela sua família e pelo seu trabalho com educação.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: