O que rolou de melhor na E3 2017

Nossas expectativas, os lançamentos, preços... o que as maiores empresas dos ramos de games do mundo nos mostraram nessa edição

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x250 1 jpg

Está marcado na agenda de qualquer gamer. A cada meio de ano esperamos ansiosos pela E3, uma das maiores feiras de jogos eletrônicos do mundo. E neste ano a ansiedade tomou conta de vários jogadores com muitas novidades prometidas dos principais nomes deste segmento. Microsoft com seu projeto Scorpio (que ganhou um novo nome), novas informações de God of War da Sony, os próximos lançamentos do Nintendo Switch entre outras.

Como são tantas coisas para falar, destaco o que me chamou mais atenção das 3 principais produtoras que além de jogos, produzem hardware. No caso: Nintendo, Sony e Microsoft. Sem enrolação, vamos começar!

Microsoft

Phil Spencer, chefe da divisão do Xbox apresentou ao mundo o novo console da empresa que não se chamará Scorpio (já imaginávamos) e agora se chamará Xbox One X (também não imaginávamos esse nome). E a boa notícia é que todos os acessórios produzidos para as versões anteriores do console serão compatíveis com o novo console da casa.

Alguns dias antes da E3 a Microsoft tinha liberado as especificações do "monstro". O console conta com 12 GB de memória RAM e 6 teraflops de GPU, itens que chamam muita atenção. Como se não bastasse, junta-se a isso a promessa de todos os jogos rodarem a 4K nativo. Como potencial o console já mostrou que tem, ficaremos de olho pra saber se o prometido será cumprido.

Eu acredito sinceramente que sera, afinal, o console se mostra um monstrinho mesmo. E para os donos das versões anteriores da família One, não se preocupem: a Microsoft dará todo suporte! Prova disto é que a ampliação da retrocompatibilidade que até então era somente com títulos do Xbox 360, agora incluirá também o Xbox Original. Uma ótima oportunidade para conhecer o primeiro jogo de uma das séries mais importantes da companhia: Halo.

Honestamente os jogos do primeiro console não me cativam tanto, mas para quem curtiu o programa com os títulos do 360, com certeza irá curtir esta inclusão também.

Xbox One X. Bonitinho por fora (o console é o menor da família one), monstro por dentro.

Com lançamento previsto para o dia 7 de novembro deste ano, o console custará 499 dólares, o que dá mais ou menos uns 1,6 mil temers. Sem impostos é claro, só a conversão direta.

Mas fora o lançamento do console, é claro que tivemos anúncios de vários jogos e destaco aqui os que me chamaram mais atenção:

Forza Motorsport 7

Não sou muito fã da proposta de Forza e Gran Turismo pois são jogos muito "reais". Quando eu falo isso me refiro ao gameplay, mas isto não quer dizer que eles sejam ruins, longe disso. É que neste gênero prefiro algo mais "nonsense" a lá Mario Kart ou até mesmo a série Need for Speed (que também terá um novo jogo previsto para final deste ano). Contundo, não tem como não ficar boquiaberto com o trailer apresentado na conferência rodando a 4K. Para os fãs da franquia é um prato cheio.

Link Youtube

Assassin’s Creed Origins

Revelação que muitos esperavam deu as caras antes da conferência da própria Ubisoft. A história se passará no Egito antigo para contar como nasceu o Clã dos Assassinos. Bayek é o protagonista que além do arco e flecha, tem ao seu lado para ajudar em sua jornada um falcão de estimação. A série ficou um pouco na geladeira após a enxurrada de jogos um atrás do outro e este tempo foi necessário a seu favor. Agora a franquia volta com tudo e para quem tiver o novo console da casa, poderá usufruir esta maravilha em 4K, mas com uma possível queda ou outra nos frames segundo informações da Ubisoft. Lançamento previsto para o dia 27 de outubro.

Link Youtube

The Last Night

Rapaz, este jogo mexeu comigo! A comparação (no bom sentido, sem desmerecimento) com o clássico Flashback é inevitável. Isso sem contar as cidades de fundo que lembra muito também outro clássico, mas do cinema – Blade Runner. Com uma produção pra lá de estilosa em pixel art, os fãs de cyberpunk devem estar tão loucos como eu.

Link Youtube

Cuphead

Sinceramente já estava preocupado e pensando em um possível cancelamento do título, já que o mesmo foi anunciado em 2014. Mas ainda bem que essa maravilha não será cancelada e de quebra ganhou data de lançamento! Dia 29 de setembro poderemos enfim, colocar as mãos neste jogo que tem inspiração em clássicos como Metal Slug, Contra e Gunstar Heroes. Seu visual é um show à parte inspirado nos clássicos desenhos da década de 30. A trilha sonora também tem aquele Jazz bacanudo da década.

Link Youtube

Fechando a conta da conferência da Microsoft, devo dizer que achei uma edição mediana. Longe de ser péssima ou ótima. Ficou a sensação de que o anúncio de mais títulos AAA exclusivos (já que a maioria dos apresentados é multiplataforma) poderia dar um UP no show.

Sony

Já no caso da Sony, quem esperava uma conferência brilhante como a do ano passado, acabou se decepcionando um pouco. Em alguns momentos até parecia um "déjà vu" já que a maioria dos jogos mostrados foram anunciados na conferência passada. Mas nem tudo é tristeza e a conferência teve sue momentos:

Days Gone

Anunciando na E3 do ano passado, o título gerou um "mais um jogo de zumbi..." sem arrancar muitos suspiros dos jogadores. Mas na conferência deste ano as coisas mudaram e para melhor. Com um trailer focado no gameplay, o jogo apresentou suas mecânicas e a que me chamou mais a atenção foi.... Bem, melhor do que falar é ver, então se liga no trailer:

Link Youtube

Vendo agora suas mecânicas e ambientação, vale a pena ficar de olho neste título exclusivo. Infelizmente não há data de lançamento.

Uncharted – The Lost Legacy

Quem disse que a série terminou? Bem, as coisas podem até ter terminando para Nathan Drake que resolveu se aposentar da vida de caçador de tesouros, mas a série continua. Chloe Frazer e Nadine Ross serão as protagonistas do novo episódio deste título exclusivo que apareceu tímido ainda no começo de vida do PS3, mas que com o tempo se tornou um dos grandes exclusivos do console da Sony. No trailer apresentado na conferência do dia 12, podemos ver que o jogo utiliza da mesma engine de A Thief's End, o que é ótimo. Só acho que ainda está fresco na cabeça dos jogadores a última aventura de Drake para soltar uma sequência vocês não acham? De qualquer maneira teremos um bom jogo no dia 22 de agosto.

Link Youtube

God of War

Segura que o monstro está vindo! Não tão rápido, mas está vindo. Prometido para começo de 2018, o novo trailer de God of War aumenta ainda mais o hype de um dos títulos mais aguardados para o console. Ambientado na mitologia nórdica, o trailer mostra um pouco mais do gameplay que terá participação do seu filho Atreus na jogabilidade. Uma carga mais dramática também é notada mostrando um Kratos um pouco inseguro com o presente que vive. O grande destaque do vídeo vai para o encontro do pai e filho com Jörmungandr, a serpente do mundo e uma das criaturas mais fantásticas da mitologia nórdica. Bora conferir o vídeo?

Link Youtube

Spider Man

E para quem achou que a cereja do bolo seria o jogo de Kratos, a Insomniac Games apresenta o gameplay do amigo da vizinhança. E que gameplay! No trailer podemos ver o Homem Aranha interagindo com o cenário para dar fim em alguns inimigos. As famosas cenas de perseguição na cidade de Nova York também estão presentes em forma de QTE (aquela jogabilidade que você deve apertar o botão no momento certo à lá God of War), marca presença. Espero que nesta parte o game tenha um pouco mais de liberdade em sua jogabilidade. Tem potencial para se tornar um dos melhores games de herói ao lado da ótima franquia Batman produzida pela Rocksteady Studios. Se liga no trailer e aguente a ansiedade até algum dia de 2018.

Link Youtube

Mesmo com bons vídeos a conferência não foi a mesma do ano passado. Jogos que foram apresentados na edição 2016 da E3 sequer tem data exata de lançamento. The Last of Us 2 nem deu o ar da graça. E infelizmente este tipo de conferência pode ser constante de agora em diante já que a Sony tem seu próprio evento que acontece no mês de dezembro. A revelação da sequência de The Last of Us por exemplo, foi feita na Sony Experience do ano passado. Seria este o começo de uma era negra para uma das maiores feiras de games do mundo? Ainda é cedo para dizer, mas enquanto a Sony trabalhar desta forma é quase certo que sim.

Nintendo

De forma enxuta e prática com suas videoconferências, a Nintendo fez uma apresentação curta, mas com muito conteúdo para os fãs da Big N. Como há alguns dias houve o Nintendo Direct falando somente de Pokémon, a empresa nipônica focou seu pouco tempo sem enrolação para mostrar os principais lançamentos do Nintendo Switch, seu novo console. E não pense que ela esqueceu de mim ou de você que tem o Nintendo 3DS. Tem jogos para todas as plataformas. Vamos aos destaques:

Super Mario Odyssey

Incrível como a Nintendo consegue tirar leite de pedra de uma franquia que completou 30 anos em 2015. Super Mario Odyssey em um primeiro momento parece ser bem bizarro (ver Mario que é um humano que não parece humano andando no meio de outros humanos é bizarro de legal), mas aí é que está a graça da coisa, afinal a série se permite fazer isso. A mecânica, o carro chefe da franquia também tem seu destaque. Com seu clássico chapéu (que para mim é um boné vermelho), Mario pode "possuir" inimigos e personagens das fases, deixando o gameplay bem interessante para a conclusão dos desafios. Achou tudo muito doido? Então veja o vídeo para entrar ainda mais nessa loucura que já tem data para acontecer: 27 de outubro para o Nintendo Switch.

Link Youtube

Metroid Prime 4

Aqui uma notícia boa e outra ruim. A boa que teremos um novo Metroid Prime. A ruim que não teve nenhum vídeo de gameplay, somente o logo do mais novo episódio de Samus no Nintendo Switch.

Metroid: Samus Returns

Não falei que tinha jogo para 3DS (no meu caso 2DS he he he)? E jogo bom. Metroid: Samus Returns trata-se de um remake lançado originalmente em 1991 para o Game Boy. Para quem não teve a oportunidade de jogar o game na época, esta é uma grande oportunidade. Oportunidade que terá uma coisa em comum – o novo jogo também pertence a um portátil. E a espera não está tão longe: 15 de setembro o game estará disponível para nossa alegria.

Link Youtube

Xenoblade Chronicles 2

Para os fãs do clássico JRPG, aqui está uma sequência de peso. No trailer podemos ver o foco nas batalhas que parecem ser tão legais quanto da versão original. E o lançamento está previsto para o final este ano.

Link Youtube

***

Claro que a E3 não foi só isso. Tivemos muitas coisas como o magnífico Dragon Ball Fighter Z produzido pela Arc System Works (a mesma da ótima série Guilty Gear), o gameplay de Far Cry 5 entre outros títulos, mas não caberiam todos aqui e por isso escolhi meus destaques, agora quero saber os seus: O que você curtiu? O que você não curtiu? Qual foi a melhor conferência? A pior?

Boa continuar a conversa. Te vejo nos comentários.


publicado em 14 de Junho de 2017, 17:23
Manoel roberto soares jpg

Manoel Roberto Soares

Acha que falar de videogames é tão divertido quanto falar de futebol, música ou cinema em uma mesa de bar. Talvez com pouca cerveja na mesa, mas ainda é uma mesa, né?


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: