Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Ondas da mente | Mente de Principiante #3

 

Clique para ampliar

Essa é a terceira tira que faço adaptando o texto do grande mestre zen Shunryu Suzuki, do seu livro Mente zen, mente de principiante, capítulo "As ondas mentais".

Esse trabalho de adaptar o Suzuki começou espontâneo: as duas primeiras tiras surgiram enquanto lia o livro pela primeira vez. Já para essa terceira fui buscar um texto que fosse "ilustrável" e tivesse um significado pra mim. É um desafio comunicar visualmente o que o texto quer passar.

Acho bem interessante esse conceito de coemergência entre mundo interno e mundo externo que essa tira traz. Fez sentido pra você?

Quando li a primeira vez, me soou poético. Agora que me familiarizei um pouco mais com o budismo e pratiquei alguns meses de meditação, aos poucos estou incorporando essa visão. Quando nós olhamos em volta não vemos as coisas de modo neutro, tudo que vemos está envolto em projeções internas nossas. Não quero esgotar as interpretações da tira, quero deixar espaço pra você, leitor, projetar (ou não) seus próprios conteúdos.

* * *

Aproveito para contar que lá no lugar conheci dois comparsas do desenho: Fábio Rodrigues e Diogo Ladeira. Tem sido estimulante manter contato com eles. Há poucos dias o Diogo fez um post aqui no PapodeHomem mostrando um trabalho de caricaturas que ele fez chamado "desenho afetivo". Fiquei impressionado com a possibilidade do desenho interagir com a vida das pessoas por meio da caricatura.

O Fábio está oferecendo uma oficina de caligrafia e desenho contemplativo com pincel e nanquim que tem o objetivo de ir além da expressão artística e do aprendizado da técnica e chegar a treinar aspectos internos, como equilíbrio de ânimo e cognitivo, relaxamento, atenção. Ele deu uma oficina em Brasília há poucos dias e vai ter uma em São Paulo em breve.

Eu estou dando, pelo segundo ano, uma oficina de história em quadrinhos no SESC Belenzinho com duração de 3 meses. Minha busca nas aulas tem muito a ver com o que o Fábio está desenvolvendo. Quero ensinar desenho e quadrinhos da forma mais natural possível, sem podar os alunos com técnicas e conceitos.

Provavelmente nós três desenhistas ainda faremos algum trabalho juntos. Pode tomar a forma de uma oficina ou algum trabalho artístico... A gente vai se falando por aqui!

Quer colocar isso em prática?

Para quem está cansado de apenas ler, entender e compartilhar sabedorias que não sabemos como praticar, criamos o lugar: um espaço online para pessoas dispostas a fazer o trabalho (diário, paciente e às vezes sujo) da transformação.

veja como entrar e participar →


publicado em 06 de Maio de 2014, 07:45
5d27c0c0b5ec791eda33f14792b8f9ce?s=130

Daniel Gisé

Nasceu e vive em São Paulo. Formado em artes plásticas pela UNESP. É quadrinhista, ilustrador e web designer, também dá oficinas de desenho e HQ, e é praticante de meditação iniciante. Mais no Facebook e no site www.danielgise.com.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura