A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Os números da depressão e da ansiedade no Brasil e no mundo

Você está no país mais ansioso e depressivo do continente mais ansioso e depressivo do mundo. Não preciso dizer que não está tudo bem, né?

Nota da edição: Oi, pessoal. Aqui é o Breno, editor do PapodeHomem.

Vocês viram que o PdH está com projeto editorial novo a partir de hoje? Se não viram, por favor vejam, mas independente disso quero aproveitar o momento para destacar especialmente duas coisas nesse post:

Primeiro que, a partir de hoje, as republicações do jornal digital Nexo serão semanais, às segundas-feiras, e não mais quinzenais como antes. Isso porque acreditamos na premissa do veículo e entendemos que as narrativas contextualizadas que ele oferece tem muito a ver com o que nós queremos ver mais e melhor por aqui. Infelizmente ainda somos pequenos pro tamanho dos nossos sonhos/objetivos, mas felizmente temos veículos parceiros que podem nos ajudar a falar sobre coisas que, se dependessem só da nossa capacidade/estrutura, não conseguiríamos. Para ajudar a manter isso de pé, assine. O Nexo não tem anúncios de publicidade. Vive exclusivamente da contribuição dos seus leitores.

Segundo que, um dos pilares mais importantes – talvez o mais importante – da nossa nova estratégia editorial é adotar uma voz mais propositiva e positiva na maneira como escolhemos e desenvolvemos nossas pautas. Abordando os problemas que os homens têm no dia a dia, mas tentando propor discussões benéficas, dando alternativas viáveis e apresentando exemplos positivos para além da visão crítica e pessimista da masculinidade (como chegamos a fazer muito ultimamente).

E é por isso que a pauta de hoje foi escolhida. Os homens estão sofrendo e precisamos falar sobre isso para encontrar soluções juntos.

Abaixo, uma série de dados apresentados nos belíssimos gráficos que a equipe do Nexo produz vão dar conta de que nós, homens, até somos menos ansiosos e depressivos do que as mulheres em geral, mas vivemos no país mais ansioso e depressivo do continente mais ansioso e depressivo do mundo.

Mais abaixo ainda, uma caixa de comentários inteirinha, aberta, esperando ansiosamente pela sua participação, sobretudo se você puder nos ajudar a responder às questões:

O que te deixa ansioso e triste hoje em dia?

E o que você tem feito para tornar-se menos ansioso e triste?

***

 

Fonte: Global Burden of Disease Study, 2015 - OMS (Organização Mundial da Saúde).

publicado em 06 de Março de 2017, 21:03
Avatars 000194027406 uez5k7 t500x500

Nexo Jornal

Nexo é um jornal digital para quem busca explicações precisas e interpretações equilibradas sobre os principais fatos do Brasil e do mundo. Nosso compromisso é oferecer aos leitores informações contextualizadas, com uma abordagem original. Para o Nexo, apresentar temas relevantes de forma clara, plural e independente é essencial para qualificar o debate público.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura