Pearl Jam comemora 20 anos com documentário e música de graça

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg
  • Asm selo png

Vinte anos, huh?

Hoje em dia, bandas como The Strokes e Arctic Monkeys já são consideradas dinossauros do rock. Uma tem dez anos e a outra, não mais que cinco. Imagine então falar de uma banda como o Pearl Jam, que saiu de um movimento ótimo (o grunge), mas completamente datado?

O grupo pode não ser dos mais populares hoje em dia, mas mantém um forte respeito e, acima de tudo, acharam um equilíbrio perfeito para a carreira que completa duas décadas esse ano.

Digo isso porque, eles poderiam muito bem viver de passado, fazer e refazer turnês tocando os principais sucessos dos anos 90 e virar, de fato, uma "banda de tiozão". Mas a patota de Seattle resolveu trilhar um caminho de criação de novas músicas, novos álbuns e novas maneiras de direcionar seu próprio som.

O documentário Pearl Jam Twenty será lançado no Brasil no dia 20 desse mês. É uma baita oportunidade pra ver cenas da carreira da banda, que sempre foi muito reservada.

Link YouTube | trailer do documentário PJ20

Quando digo que a banda resolveu seguir um outro caminho, me refiro a maneira que eles encontraram para continuar fazendo rock. Em vez de martelar na velha fórmula que deu certo uma vez, eles foram arredondando a sonoridade como banda conforme a idade, sem perder a potência.

Hoje, além de baladas lindas e canções bem estruturadas, eles conseguem fazer sons simples e sujos, mas sem parecer aquele senhor de idade que quer ser garotão. A coisa toda foi ajustada para se encaixar perfeitamente ao momento deles, ou seja, ao momento de um bando de quarentões que estão comemorando 20 anos de carreira.

Fica fácil de perceber isso com o vídeo gravado no programa do Jimmy Fallon, comediante americano. No show, o Pearl Jam apresentou uma música nova, "Olé", disponível para download grátis.

Nessa apresentação, temos uma banda madura fazendo um rock'n roll bem simples e com muita energia. Dá uma olhada:

Link Vídeo | Energia que dá gosto

E pra quem gosta de Pearl Jam, e mesmo pra quem ainda não conhece tão bem, esse é um ano cheio.

Além do documentário, a banda vem para o Brasil em novembro


publicado em 10 de Setembro de 2011, 07:10
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: