Perseidas: você para pra ver espetáculos da natureza?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Nesta madrugada, de quinta para sexta, muitos se reuniram para assistir a um grande espetáculo. E não foi uma peça de teatro, muito menos algo que tenha sido criado pelo homem.

Este foi o período das Perseidas desse ano, uma chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle que ocorre todo ano entre os dias 8 e 14 de agosto. Ontem foi o período de maior intensidade das Perseidas, que possuem esse nome por ocorrer nas proximidades da constelação de Perseus. Além de ser visualmente impressionante, tem uma grande importância histórica pois foi a primeira chuva de estrelas relacionada a fragmentos de um cometa constatada pelo homem.

Segundo a NASA, o cometa Swift-Tuttle cruza o sistema solar a cada 133 anos, deixando um rastro de fragmentos. Quando a Terra passa por esses fragmentos ocorre um choque com a atmosfera e eles se desintegram em explosões de luz, visíveis a olho nu. A festa é maior no hemisfério norte, podendo-se observar até 142 meteoros por hora! No hemisfério sul o evento é mais modesto, mas não menos espetacular.

Clique na imagem para ver mais fotos.

O único inconveniente é o horário de pico. No Brasil, o melhor horário para se observar a chuva de meteoros foi entre 2 e 3 horas da madrugada. Quase não fui ver ontem pois estava cansado, no entanto, uma vontade de ter uma nova experiência falou mais alto e “sacrifiquei” um dia de “grande disposição devido a uma noite bem dormida” e decidi observar o fenômeno. Próximo da meia noite, a hashtag #MeteorWatch já estava disparada nos trending topics do Twitter.

Fui a um local um pouco distante da cidade, sem muitas luzes. O céu não estava tão limpo devido a presença de poeira no ar, causado por esses dias sem chuva. Das 2h às 3h30, pude observar cerca de 10 meteoros passando no céu. A maioria bem modesta: eram pequenos e passavam muito rapidamente.

No entanto, quando eu vi um meteoro gigante rasgando o céu de fora a fora, pensei: ganhei meu dia, a disposição que terei para trabalhar no dia seguinte não virá de uma noite bem dormida e, sim, de um espetáculo da natureza.


publicado em 13 de Agosto de 2010, 09:16
1c43c35a9fcce3811a46392a3e697798?s=130

Danilo Scorzoni Ré

Engenheiro Florestal, amante da natureza e de ecoturismo. Apesar de ambientalista, não gosta de eco-chato e ainda acredita na capacidade do ser humano em promover um futuro melhor. É @dscorzoni no Twitter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: