Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Por que mesmo a gente quer que as mulheres sejam perfeitas?

Quatro mulheres participam de um ensaio, com todos os recursos fotográficos disponíveis nas maiores revistas. Iluminação, belas câmeras e fotógrafos que sabem o que estão fazendo. Depois, o processo usual continua. As imagens vão para a pós-produção, onde as fotos são tratadas para trazer à tona a perfeição estética que elas "merecem" ter.

O Buzzfeed foi responsável por esse experimento, colocando em perspectiva não só as imagens e como as transformações feitas pelo Photoshop podem ser impressionantes, mas qual o efeito que podem causar nas mulheres que são sujeitas a elas.

O pequeno vídeo mostra suas reações ao ver os "aperfeiçoamentos". E, bem... elas odeiam.

Link Youtube | Infelizmente está sem legendas, mas dá pra ver o descontentamento

"Você tem de saber que o ideal [de beleza] não existe"

Como disse o Jader Pires sobre o ensaio no qual a bela Scarlett Johansson participou, mostrando como é sem as toneladas de maquiagens e iluminação dos sets e tapetes vermelhos, parece que já está passando da hora de pararmos de procurar pela perfeição nas mulheres. Elas não são daquele jeito que está impresso nas revistas e nos filtros aplicados nas fotos de Instagram. Elas são assim, como as vemos todos os dias.

De qualquer forma, umas das perguntas do vídeo realmente me pegou. Diante de todas as consequências que a nossa exigência consegue trazer, por que é, afinal de contas, que a gente quer que elas pareçam tão diferentes?

"Durante uma ida a um bar, uma caminhada pelo bairro, um passeio pela praia, você vai cruzar com mulheres das mais diversas formas.
Altas e magrelas, baixinhas e mais cheinhas, mais peito, menos peito, mais bunda, menos bunda, mais barriga, menos barriga, algumas estrias aqui, um culote ali – isso sem contar todas as combinações possíveis… A variedade é imensa.
Resta saber se você prefere babar numa folha de papel produzida em série ou se relacionar com alguém tão real e única quanto você." – Pedro Jansen em "Sobre mulheres imperfeitas e tangíveis"

publicado em 23 de Fevereiro de 2014, 15:48
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura