Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Teoria McDonald's

Eu uso um truque com colegas de trabalho quando estamos tentando decidir onde almoçar e ninguém tem ideias. Recomendo irmos ao McDonald's.

Algo interessante acontece. Todos unanimemente concordam que não podemos de modo algum ir ao McDonald's e melhores sugestões aparecem. Mágica!

 

Da artista Lora Zombie (www.lorazombie.com)
Da artista Lora Zombie (www.lorazombie.com)

É como se tivéssemos quebrado o gelo com a pior ideia possível e agora que a discussão se iniciou, as pessoas subitamente se tornam bem criativas. Chamo isso de Teoria McDonald's: as pessoas se inspiram a criar boas ideias para afastar as ruins.

Essa é uma técnica que uso muito no trabalho. Projetos se iniciam de diferentes modos. Às vezes você recebe um briefing formal. Às vezes você escuta um rumor de que algum pode estar chegando e começa a pensar nele antes. Outras vezes você ruminou uma ideia durante meses ou anos antes de compartilhar com seu time. Não há processo definido para o trabalho criativo, mas creio que todas empreitadas criativas compartilham um traço em comum: o segundo passo é mais fácil do que o primeiro. Sempre.

Anne Lamott defende "primeiros rascunhos lixo", Nike nos diz "Just do it" e eu recomendo McDonald's para deixar as pessoas tão enojadas a ponto de sugerirem algo melhor. São todos o mesmo princípio. Lamott, Nike e a Teoria McDonald's estão todos dizendo que o primeiro passo não deve ser tão difícil quanto o fazemos ser. Uma vez recebi um email de Steve Jobs e tinha apenas uma palavra:

"Vai!"

Exatamente. Mergulhe. Faça. Pare de racionalizar em excesso.

A próxima vez que uma ideia passar pela sua cabeça, encontre a coragem para calar sua auto-crítica tempo o suficiente para pegar papel, caneta e começar a rabiscar. "Mas não tenho muito tempo pra isso!", pode pensar. Ou, "a ideia é provavelmente estúpida". Ou ainda, "talvez eu deva navegar na web e procurar por…".

Não. Cale a boca. Pare de se auto-sabotar.

O mesmo vale para grupo de pessoas no trabalho. A próxima vez em que um projeto estiver sendo discutido em seus estágios iniciais, pegue um pincel atômico, vá até o quadro e jogue algo lá. A ideia será provavelmente estúpida, mas isso é bom! A Teoria McDonald's nos ensina que isso vai disparar o grupo em ação.

É preciso um tipo maluco de coragem, foco e perseverança incauta para silenciar todas aquelas dúvidas e seguir em frente. Mas é possível, você apenas deve começar. Quebre a primeira barreira e coloque as coisas no papel. Não é o tipo de coisa que se faz em sua cabeça, você deve escrever algo, rabiscar, fazer e então seguir daí.

Não está seguro em como fazer? Rabisque algumas formas e dê nome a elas. Diga, "isso é maluco, mas e se nós…" e tente fazer seu rabisco se adequar ao problema que está tentando resolver. Como um feitiço, no momento em que coloca as coisas no quadro, algo incrível acontece. As pessoas no ambiente vão ver suas ideias, oferecer as delas, revisar seu raciocínio e, quinze ou trinta minutos depois, terão feito progresso.

É assim que se faz.

* * *

Nota do editor: esse texto foi originalmente publicado no Medium e traduzido por nós mediante autorização do autor.


publicado em 03 de Julho de 2013, 10:33
85e4239ff9662bf8296083d98da17677?s=130

Jon Bell

Amo construir coisas.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura