A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

30 ferramentas para inovação social

Apaixonados por esquemas e metodologias, chorai no cantinho.

O Nesta, uma ONG britânica focada em incentivo à inovação (com forte atuação na área da economia criativa) lançou no início do ano um compêndio de 30 ferramentas para facilitar processos de inovação em ações sociais, o Development Impact & YouEm bom português, Impacto de Desenvolvimento & Você. 

Apesar de ter participado de um evento do Nesta e já ter explorado o site deles, eu ainda não tinha travado contato com essa verdadeira maravilha. 

O DIY Toolkit mistura ferramentas bastante conhecidas (como a Matriz SWOT, o Business Model Canvas e o Thinking Hats) com outras menos usuais, todas elas já existentes e selecionadas, segundo os organizadores, a partir do estudo de centenas de alternativas testadas na prática. 

Cada uma delas está devidamente classificada de acordo com seu objetivo, tem seu uso explicado didaticamente em vídeo e, por serem ferramentas visuais, acompanhadas de pranchas em PDF para baixar, imprimir e usar na hora. Tudo gratuitamente.

Há ferramentas para desenvolver planos, para gerar ideias, para organizar informações, para captar informação, para conduzir entrevistas de pesquisa, para testar hipóteses e por aí vai. 

Além do mais, há uma sessão de background teórico pra quem quiser se aprofundar, e um blog com textos complementares e estudos de caso. 

Em resumo, são subsídios para incentivar não apenas ações sociais inovadoras, mas também ações sociais estratégicas, ou seja, precedidas por uma reflexão ampla que dê suporte a soluções novas, eficientes e de efeito mais profundo. 

Você pode visualizar, ler, aprender e baixar o Development Impact & You Kit no próprio site do projeto. 

A única nota triste disso tudo é que o DIY ainda não está disponível em português. Mas uma vez que o Nesta já esteve presente no Brasil com o treinamento para empreendedores criativos via British Council (e eu estive lá), quem sabe em breve não sai uma versão nacional do kit.

* * * 

Leia também: Jam: uma ferramenta de processo criativo simples e visual.

* * *

Esse texto foi originalmente publicado no blog Conector.


publicado em 27 de Junho de 2015, 00:00
File

Gustavo Mini

Gustavo Mini é publicitário e músico.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura