6 Dicas Essenciais para evitar Vírus e Problemas no seu PC - Parte II

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg
  • Asm selo png

Continuação da primeira parte do artigo sobre como manter seu PC saudável e protegido.

4. Programas P2p

Pixação do ano

Já que estamos falando nisso, muito cuidado. Todo programa P2P compartilha seus arquivos na web conforme a configuração. Por default, vários deles deixam setado para ompartilhamento sua pasta "Meus Documentos", e se você não seguiu a dica 3, isso pode vir a ser um problema.

Na hora de instalar esses programas, certifique-se de desmarcar o compartilhamento de qualquer pasta que tenha documentos, arquivos ou fotos importantes, e deixar apenas o que você não se importa de compartilhar, como algumas mp3, etc.

5. Páginas da Web, E-Mails e Msn

Cuidado com presentes suspeitos, mesmo que eles sejam muito bonitos

Existem milhares de sites que instalam "spywares" ou até mesmo "vírus" simplesmente visitando-os ou clicando em banners de anúncios. Caso você visite um site suspeito e ele comece a abrir janelas "pop-up", selecione essas janelas e tente fechá-las segurando a tecla Alt e apertando F4, o velho método de fechar janelas "Alt+F4".

Falo isso porque alguns sites são muito malandros e as janelas de pop-up possuem links no botão fechar (x) que levam a outros sites ou instalação de spywares. Ou seja, quando clicar no "x" para fechar a janela, a "merda" está feita. Navegue sempre em sites conhecidos ou que você tenha plena confiança.

Outra coisa são os e-mails. Sempre que alguém desconhecido mandar um e-mail com propagandinhas, links duvidosos, nunca clique neles. O e-mail pode até ser lido, mas se clicar no tal link de propaganda, pode ser que um spyware seja instalado na máquina, ou na pior das hipóteses um trojan (cavalo de Tróia).

O mesmo vale para o MSN. Não é raro algum contato no messenger (pode ser qualquer contato, conhecido ou não) lhe enviar mensagens com links do tipo "As fotos ficaram muito legais, dá uma conferida clicando aqui!". Isso tá na cara que é vírus, sem sombra de dúvida. Mas também não precisa colocar a culpa em quem enviou a mensagem, do tipo: "Putz, mas o que esse "fdp" tá pensando que é me mandando vírus pelo MSN?". Isso não é o seu amigo no MSN que faz, é o próprio vírus no PC dele se auto-propagando sem que nem ele saiba.

Ainda há também quem envie e-mail com arquivos na extensão SCR, tipo: fotos.scr. Essa extensão é de Screen Savers, as telas de descanso do PC, mas no caso de receber um arquivo SCR tanto por e-mail ou MSN, não tenha dó: apague o e-mail na hora. Claro, se você conhece o contato que lhe enviou o scr, fale antes com ele para se certificar se ele realmente está querendo te enviar um protetor de tela do Windows.

6. Anti-vírus

Vai, fica aí brincando com seu PC. Depois não diz que não avisamos.

Seguindo estas 5 dicas anteriores, qualquer software de antivírus instalado na sua máquina terá praticamente a utilidade de um fardo, que só vai servir pra deixá-la lenta. Você pode ter o melhor e mais atualizado antivírus instalado, mas ele não vai evitar que um vírus novo recém saído do forno invada seu PC. Ter um Windows atualizado é muito mais eficiente que isso.

Antivírus também não vão evitar que sua senha seja roubada em algum site com conta bancária. O que evita isso são teclados virtuais e o próprio sistema de segurança do site em questão. E como eu disse antes do primeiro tópico, não são somente vírus que causam problemas no PC. Às vezes, depois de tanto usar, instalar, remover, futricar aqui e ali, o Windows fica com alguns arquivos corrompidos, o que é normal acontecer.

E dependendo da importância ou número de arquivos que são corrompidos, o Windows pode não funcionar direito, requerendo a sua reinstalação. É muito normal acontecer isso após um longo tempo de uso do sistema operacional. Falhas no sistema podem ocorrer sem que vírus nenhum esteja na máquina.

Eu particularmente sempre segui todas essas dicas. Desde então nunca instalei software de antivírus e nunca peguei um vírus sequer. Inclusive cheguei a testar um antivírus atualizado para descargo de consciência, mas não encontrei nenhum.

Aconselho o uso de antivírus se for um programa leve que não prejudique o desempenho da máquina, mas seguindo essas dicas, é muito improvável que seu PC seja contaminado.

Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato comigo!

Daniel Ondeburg é autor convidado da PapodeHomem e autor do blog Pandashi-Edge, vale a pena conhecer o trabalho dele.


publicado em 22 de Abril de 2007, 15:23
D5e81f158907e8b5f170fce284e44edf?s=130

Daniel Ondeburg

Daniel Ondeburg ainda não nos disse nada sobre ele. Sim, também estamos curiosos.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: