A importância de alimentar os sonhos e mantê-los vivos | Mais que um jogo #8

Em tempos de cifras cada vez mais astronômicas, a gente quase se esquece qual a verdadeira essência do futebol, mas as crianças nos lembram

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Agosto de 2016 é o mês dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, mas agosto de todos os anos é também o mês em que o futebol internacional se aquece e recomeça. E se nós, brasileiros, naturalmente começamos a nos alimentar da expectativa de ver alguns dos melhores atletas do mundo em terras fluminenses, os ingleses estão na expectativa é de ver algumas novidades bem interessantes que pintaram na Premiere League.

Depois do título inédito, improvável, histórico, heroico, [insira aqui qualquer adjetivo hercúleo] do Leicester City na última temporada, os foxes vivem a expectativa de ver do que o pequeno time inglês será capaz nesse ano em que não são mais uma surpresa.

Após o vice-campeonato na Liga Europa, os reds ainda vivem a expectativa do primeiro título do Liverpool sob o comando do carismático treinador alemão Jürgen Klopp.

Mas quando se trata de expectativa para a próxima temporada uma cidade inglesa deve ser colocada acima de todas as outras e o nome dela é Manchester. Os clubes locais têm naturalmente uma rivalidade histórica, mas a ampla soberania do United sobre o City minimizava repercussões maiores. Porém, com o enorme investimento que os citzens tiveram na última década, o clube subiu de patamar, voltou a fazer frente ao velho rival, conquistou um título inglês depois de 44 anos, fez participações dignas na Liga dos Campeões da Europa e resgatou a moral de seus torcedores.

Com a rivalidade acentuada nos últimos anos, o duelo entre eles atraiu a atenção de fãs de futebol do mundo inteiro, mas nada se compara ao que vai acontecer neste ano. Velhos rivais na Espanha de Barcelona e Real Madrid, dois dos maiores técnicos do mundo na atualidade, Pep Guardiola e José Mourinho, dividirão as ruas, restaurantes, supermercados e padarias de Manchester.

Percebe-se o quanto eles são amigos.

Apesar do longo histórico de rivalidade entre os dois treinadores, a questão, salvo engano, nunca ultrapassou o âmbito esportivo, mas – acrescentando mais um tempero ao futuro confronto – o mesmo não se pode dizer a respeito da relação do novo atacante do United, o sueco Zlatan Ibrahimovic, com o treinador espanhol agora no City. Quando ambos ainda trabalhavam no Barcelona, Pep e Ibra não se davam bem até que o sueco resolveu sair da equipe por não aceitar mais cumprir ordens do treinador.

Dono de uma personalidade forte, o sueco não gostou de ser preterido pelo jovem jogador argentino que começava a despontar no Barça: Lionel Messi. Melhor para o treinador que não só enfileirou títulos e viu Messi se tornar o melhor do mundo, como reinventou o jeito de se jogar futebol por alguns anos.

Estaremos próximos de ver uma cena parecida com essa, mas com alguns papéis invertidos.

Se o resultado com Ibra no time seria melhor ou pior, ou se seria pelo menos possível tê-lo em campo no mesmo sistema tático implementado por Guardiola, ninguém poderá dizer. O que podemos afirmar com convicção é que apesar da vitoriosa carreira do polêmico atacante, ainda lhe faltam taças como o da Liga dos Campeões. Título que Guardiola conquistou duas vezes e um dos motivos pelos quais Ibrahimovic não faz questão nenhuma de esconder o que pensa sobre o espanhol:

"É um treinador fantástico, mas, como pessoa, é um covarde."

Zlatan Ibrahimovic

Agora imagine só Mourinho, Ibrahimovic com as cores do United de um lado enquanto Guardiola e Messi defendem as cores do City do outro. Pera aí, Messi também? Se dependesse do sonho do fanático Braydon Bent, sim!

Por que gostamos de futebol mesmo?

Eu não sei se vocês já repararam, mas a foto que ilustra a coleção Mais que um jogo aqui no PapodeHomem é do menino afegão Murtaza Ahmadi que ganhou notoriedade após sua foto vestindo uma camisa improvisada de Messi na seleção argentina circular pela internet.

De família pobre e fã de futebol, o pequeno Murtaza tem Messi como ídolo e ganhou do irmão mais velho uma camiseta improvisada da seleção argentina feita de sacola plástica com os números e o nome do craque argentino pintados com caneta.
Algumas semanas depois, após intensa investigação que envolveu a BBC, milhares de pessoas na internet e até a Unicef, o pequeno afegão ganhou uma camisa e uma bola oficial, ambas autografadas por Lionel Messi. Não foi o bastante para mudar a vida do garoto, mas deve ter sido o suficiente para manter a paixão pelo futebol viva por alguns anos.

Vindo de uma realidade muito diferente, alguns meses depois, outro pequeno fã de futebol também se tornou conhecido no mundo inteiro por um motivo parecido. Fanático torcedor do Manchester City, Braydon Bent, de 7 anos, foi convidado pelo marketing do clube inglês para um passeio de táxi com o apresentador do canal no youtube e ex-jogador do time Les Chapman.

Mas "Chappy" estava longe de ser o ponto alto do passeio que acabou virando “a melhor coisas de todos os tempos”. Isto porque no banco de trás estava justamente o novo técnico do clube:

Link Youtube - Tem legenda em português, é só clicar nas configurações do vídeo.

A verdade é que Braydon já era um torcedor ilustre do City, mas não tinha alcançado tal proporção global. O pequenino acompanha todos os jogos do time em casa ao lado de seu pai e sua irmã mais velha e também vai a alguns jogos longe de Manchester. Tudo isso porque além da irreverência e espontaneidade, ele faz parte de uma família de torcedores fanáticos do clube e seguiu o mesmo caminho do pai, Mark Bent, que sonha ver o filho jogando com a camisa dos citzens.

Para quem está acostumado a acompanhar jogos de futebol, a paixão de um jovem torcedor por um clube não é algo inédito e o que chama atenção no caso é mesmo a sagacidade do menino. Ainda muito jovem, Braydon mostra um conhecimento do clube além do comum: conhece fatos sobre a vida do novo treinador, sabe o nome dos jogadores do elenco atual e passados, e até usa a oportunidade para pedir a contratação de Messi mostrando estar ciente da proximidade do técnico com o jogador eleito quatro vezes melhor do mundo.

Por sua vez, o Manchester City aproveita para fidelizar um novo torcedor e até transformá-lo num símbolo de um novo clube que renova sua torcida enquanto expande a marca pelo mundo afora.

Do lado de cá, percebemos com Murtaza, Braydon e tantos outros garotos e garotas espalhados pelos campinhos do mundo, como o futebol pode ser apenas um pano de fundo, uma desculpa, para seguir alimentando os sonhos de milhões de crianças que conseguem ignorar a indústria bilionária que o esporte se tornou e viver a magia que ele ainda emana. 

Braydon Bent frequenta o estádio do Manchester City e costuma entrar em campo de mãos dadas com os jogadores.
O garoto tem no atacante argentino, Sergio Aguero, seu maior ídolo no atual elenco.
Mas também destaca o brasileiro Fernandinho como ídolo e destacou outros jogadores brasileiros que passaram pelo clube: "Eu amo todos os jogadores e apoio todos. Os três que mais gosto são Agüero, De Bruyne e Fernandinho. Eu jogo como um meia central, e gosto de simular as jogadas de Fernandinho. Amo todos os jogadores brasileiros aqui do City, sempre temos. Fernandinho é meu favorito. Será uma peça importante no time de Pep Guardiola. Os jogadores brasileiros sempre são queridos aqui, como Robinho e Elano. "
Citando nomes como Robinho e Elano, ambos jogadores com ligação forte com o Santos, um torcedor santista puxou assunto com o garoto no twitter e começou a destacar pontos positivos do clube. O pequeno torcedor foi se empolgando, a conversa foi esquentando até que Braydon declarou que "agora o Santos é o meu time no Brasil" e postou a foto acima.

Link Youtube - A comunicação do time brasileiro que é um dos mais ativos n internet também não perdeu a oportunidade e logo convidou o menino para vir ao Brasil conhecer o time e a Vila Belmiro. Enquanto isso não acontece, Braydon publicou mais um vídeo onde declara todo seu apoio e entusiasmo com o clube alvinegro.

No vídeo acima, além da mensagem de Braydon ao Santos, nós também podemos ver a simpática aparição de sua irmã mais nova. Igualmente ruiva e fofa.
Após o último jogo pelo Campeonato Brasileiro, o Santos twittou uma foto do meio campista Elano, ex-jogador do Manchester City, e dedicou a vitória sobre o Cruzeiro ao novo torcedor. O mesmo prontamente agradeceu e parabenizou pela vitória.

***

A partir da semana que vem a Mais que um jogo entra no clima olímpico e vai reservar uma história que transcende o esporte e merece ser contada a cada terça-feira aqui no PdH. Continue acompanhando e recomendando casos valiosos. Até a próxima.


publicado em 02 de Agosto de 2016, 03:03
Breno franca jpg

Breno França

Editor do PapodeHomem, é formado em jornalismo pela ECA-USP onde administrou a Jornalismo Júnior, organizou campeonatos da ECAtlética e presidiu o JUCA. Siga ele no Facebook e comente Brenão.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: