Como se transforma a paternidade no Brasil? Faltam apenas 5 dias para o PAI: Os desafios da paternidade atual.
Compre já o seu ingresso!

Apenas sentar | Mente de Principiante #5

"Zazen" é a quinta tira que estou fazendo para a série de ilustrações inspirada no livro Mente zen, mente de principiante, obra-prima de Shunryu Suzuki.

 

zazen-620
Clique para ampliar

 

Em cada capítulo, Shunryu Suzuki escreve sobre o zazen, mas nunca dá uma definição completa. Nesse ensinamento, por exemplo, ele diz que zazen é praticar algo com todo o corpo e toda a mente. Ele aborda o zazen de vários ângulos diferentes e dá instruções curtas. Entendo que ele não quer acrescentar mais um conceito para nos atrapalhar. Com um conceito de zazen em mente nós sentaríamos para meditar e ficaríamos pensando em zazen, sem ter a experiência do zazen. Gerar conceitos vai contra o que é a própria proposta do zazen, que é desapegar dos pensamentos.

Esse mesmo apego a conceitos atrapalha a prática do desenho. Muitos desenhistas dizem que aprender a desenhar é também aprender a ver, ampliar a capacidade de observação. Se eu tenho um conceito sobre o que é uma cadeira, tenho dificuldades para realmente observar a cadeira. Assim que eu desapegar desse conceito consigo vê-la da forma como ela se apresenta pra mim nesse momento, e a partir dessa observação consigo desenhá-la.

Não se prender ao resultado, observar o processo, relaxar, se concentrar, estar no momento presente, isso que se desenvolve na prática da meditação é necessário também para desenhar e acho que no processo criativo de qualquer área. Acho muito interessante essa conexão e tenho buscado conectar meditação com as minhas aulas de desenho.

Semanas atrás demos um passo nesse sentido. Continuando o trabalho da querida colega Carol Enguetsu, aluna da Monja Coen e ilustradora, que desenvolveu o "Zazenhos". Organizei o primeiro encontro "Silêncio e Desenho" no Parque da Água Branca em São Paulo, como parte da Virada Sustentável. A proposta, assim como o Zazenhos da Carol é intercalar meditação e exercícios de desenho com a atenção mais voltada ao processo do que ao produto final.

Vamos fazer outros, fiquem ligados por aqui ou na minha página do Facebook.

Quer colocar isso em prática?

Para quem está cansado de apenas ler, entender e compartilhar sabedorias que não sabemos como praticar, criamos o lugar: um espaço online para pessoas dispostas a fazer o trabalho (diário, paciente e às vezes sujo) da transformação.

veja como entrar e participar →


publicado em 15 de Outubro de 2014, 06:10
5d27c0c0b5ec791eda33f14792b8f9ce?s=130

Daniel Gisé

Nasceu e vive em São Paulo. Formado em artes plásticas pela UNESP. É quadrinhista, ilustrador e web designer, também dá oficinas de desenho e HQ, e é praticante de meditação iniciante. Mais no Facebook e no site www.danielgise.com.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura