A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

As fantásticas técnicas de encaixe em madeira japonesas

A arte de construir objetos, templos e casas sem usar um prego sequer

Às vezes, olhamos para os avanços tecnológicos da humanidade e parece que, desde quando o homem não era mais que um primata feio e nômade até hoje, tivemos um acúmulo linear de conhecimento. Desenvolvemos a tecnologia, documentamos, passamos adiante... 

Ou, que como somos tão avançados, é fácil de se compreender o que os humanos primitivos não tão espertos quanto nós eram capazes de levantar suas construções e fazer suas coisas.

Mas, como em quase tudo nessa vida, não é tão simples assim.

Nós, humanos, graças à nossa crença de que somos a versão definitiva da espécie e que tudo vai permanecer como está, raramente levamos em consideração guerras e catástrofes no nosso futuro. Assim, por uma ingenuidade de achar que não precisamos documentar o que todo munda, ou pelo massacre e limpeza histórica de um povo opressor, acabamos por ver desaparecer muitas técnicas e tecnologias ao longo da história. Maias, Astecas, Incas, Egípcios, Persas, são só alguns exemplos de povos que atingiram avanços extraordinários em várias áreas e que, hoje, fazem a gente coçar a cabeça tentando entender.

Uma dessas técnicas que lentamente vem desaparecendo é a de encaixe em madeira à moda japonesa, principalmente pelo fato de que esses conhecimentos são guardados como segredos de família e das diferentes guildas de carpinteiros no Japão. 

Um cara vem usando sua paixão pela marcenaria do Japão e sua habilidade com o Autodesk Fusion360 pra catalogar os diferentes tipos de encaixe por meio de gifs animados em uma conta de Twitter. Coisas dessa nossa época.

Olha só algumas:

De qualquer jeito, é bem interessante ver o quão sofisticados e difíceis de entalhar são os diferentes encaixes. Eles são tão bem projetados que há, ainda de pé, construções com centenas de anos levantadas sem o uso de um prego sequer. É o caso do templo Kiyomizu-Dera, que tem mais de 380 anos e ainda está lá, firme e forte.

380 anos, mas corpinho de 100

Esse vídeo dá uma boa demonstração de como esses encaixes funcionam no mundo real:

Link Youtube

Se achou simples, talvez esse outro vídeo sacie sua sede por complexidade:

Link Youtube

Aqui tem um documentário sobre o assunto:

Link Youtube

Essas técnicas, apesar de fantásticas, vem caindo em desuso por serem bastante complexas e demandarem um alto nível de precisão e dedicação. Além disso, a praticidade das ferramentas de hoje também fazem com que elas sejam deixadas de lado.

Confesso que fico de queixo caído quando vejo as aplicações e durabilidade de técnicas como essas. Não é louco?


publicado em 30 de Janeiro de 2017, 20:09
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura