Como se transforma a paternidade no Brasil? Faltam apenas 4 dias para o PAI: Os desafios da paternidade atual.
Compre já o seu ingresso!

Bill Watterson, o filósofo

Há homens que têm como modelos de caráter ícones das mais diversas áreas. De Steve Jobs a Dalai Lama. De Chandler Bing ao técnico Mourinho. Eu prefiro me inspirar em Calvin. A vida será boa se, em cada dia congelante, eu conseguir sair para brincar de arremessar bolas de neve.

Em 1995, véspera do novo ano, Bill Watterson se despediu dos fãs de Calvin e Haroldo com esta tirinha. Clique para ampliar.

Em novembro do ano passado, a dupla mais famosa e esperta das HQs completou 25 anos. Calvin, se fosse de carne e osso, hoje teria 31 anos. Talvez tivesse deixado seu melhor amigo de infância, o tigre de pelúcia Haroldo, trancado no sótão junto com as reminiscências de moleque. Talvez fosse bancário e tivesse preocupado em pagar pensão à ex-mulher.

Isso nunca poderia acontecer.

Bill Watterson, que hoje completa 53 anos, decidiu aposentar Calvin e Haroldo antes que os tempos de inocência chegassem ao fim. Para sempre Calvin seria o menino de 6 que adora brincar com bolas de neve e bexigas d’água. A dupla teve uma vida curta e sua última aparição foi em 31 de dezembro de 1995, pouco mais de 10 anos depois da primeira tira.

Foi uma decisão sábia. Vão-se os personagens, fica o legado. Questões como felicidade, cosmos, vida e morte foram tratadas nas entrelinhas dos quadrinhos e, com isso, no nosso dia a dia. Acompanhar Bill Watterson nos jornais e na internet é tomar uma dose diária de filosofia. Mais que isso, é aceitar o convite para nunca envelhecer. Por despertar a criança interior dos marmanjos, fica aqui registrada a homenagem do PdH ao filósofo Bill Watterson.

E qual é a sua tirinha favorita?

UPDATE: Para entrar no espírito de Calvin e Haroldo, o PdH mudou temporariamente seu logo. Olha lá!


publicado em 05 de Julho de 2011, 11:15
File

Rodolfo Viana

É jornalista. Torce para o Marília Atlético Clube. Gosta quando tira a carta “Conquiste 24 territórios à sua escolha, com pelo menos dois exércitos em cada”. Curte tocar Kenny G fazendo sons com a boca. Já fez brotar um pé de feijão de um pote com algodão. Tem 1,75 de miopia. Bebe para passar o tempo. [Twitter | Facebook]


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura