A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Casa minimalista está à venda no Japão: do que você realmente precisa?

A morada tem só nove metros quadrados, mas faz pensar o que realmente necessitamos em nossas vidas

Nove metros quadrados. A ideia é viver dentro desse espaço, mas com todo o mundo ao redor. Uma ideia minimalista de arquitetura simples criada pela MUJI, empresa japonesa, para uma casa que caoba em qualquer lugar, "dá pra colocá-la nas montanhas, ao lado do oceano, dentro de um jardim".

Dentro do casebre, apenas objetos e móveis funcionais - uma boa cama, um abajur e um forno à lenha, um tapete e um banquinho da mesma cor da parede, tudo em madeira, sobrando espaço para a visão mais ampla, menos disruptiva, com um dos lados todo de vidro para a contemplação do que tá lá fora uma extensão da casa, a varanda de pé direito alto com espaço tranquilo para três ou quatro pessoas.

Não parece tão pequeno agora, né.

Feita inteiramente com madeiras do Japão, ela é construída com uma técnica tradicional emprestada da construção naval japonesa, que usa a madeira queimada do cedro para realçar a durabilidade e a força da estrutura. 

 

 

 

 

A construção da casa custa aproximadamente cem mil reais (¥ 3,000,000) e não está com projetos para fora do Japão ainda.

E daí a gente pensa, né: precisamos de mais que isso?

Dica de ouro: entrem no site do projeto da MUJI e deixem o som ligado por dois minutos. Olhem as fotos.

De nada.

* * *

Obs.: Este texto foi produzido do outro lado do mundo, no Japão! Estou em viagem na terra do sol nascente e escreverei daqui pelos próximos dias, com a ajuda da Seta Viagens, que me botou aqui. Acompanhem meus próximos artigos lá na minha página de autor.


publicado em 22 de Maio de 2017, 00:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura