Como se transforma a paternidade no Brasil? Faltam apenas 5 dias para o PAI: Os desafios da paternidade atual.
Compre já o seu ingresso!

CBF X Clube dos 13: xeque-mate e alguns cenários

A despedida do Corinthians do Clube dos Treze ameaça seriamente a entidade que congrega os maiores clubes de futebol brasileiros. E de quebra o futebol nacional como conhecemos atualmente.

Para chegar ao xeque-mate a CBF distribuiu títulos a rodo. O Palmeiras, por exemplo, foi campeão duas vezes em 1968. E o Flamengo ganhou um título de um campeonato que não participou.

Lembrando que em 1987 o Clube dos Treze organizou um campeonato e a CBF outro. Os campeões do clube depois se recusaram a jogar contra os melhores da CBF (Sport e Guarani) e mesmo assim a entidade máxima do futebol brasileiro decide dar o título para os cariocas 24 anos depois.

O cenário da fragmentação ainda não está claro. Em poucos países os clubes negociam em separado os direitos de transmissão e ganham rios de dinheiro com isso. O maior exemplo é também o mais pessimista. Real Madrid e Barcelona recebem tanto da TV que montam super times quase imbatíveis. Quase como os campeonatos estaduais por aqui.

Por outro lado, a fragmentação da torcida brasileira é muito maior do que a espanhola. Lá, 60% das pessoas torcem por um dos dois. Aqui, precisamos dos 8 maiores para chegar ao mesmo número. E mais: a fragmentação é regional nos 4 grandes polos de futebol (SP, RJ, RS e MG).

"O que você acha dessa fragmentação dos clubes, presidenta?" | "Eu acho que sim!"

Sendo mais claro, Corinthians X Flamengo tem menos audiência do que horário político em Porto Alegre. Isso torna a transmissão irrelevante para o mercado. E irrelevância não gera boa publicidade. O porém é que dificilmente se manterá o formato proporcional (ou quase isso) de distribuição de receita que impera hoje.

Uma boa saída, e possível, embora bastante otimista, seria cada clube organizar seu canal de transmissão via web ou TV a cabo. Simples assim. Ao invés de comprar um pacote com todos os jogos do Brasileiro, por exemplo, os torcedores do Cruzeiro poderiam ter acesso a um canal dedicado a notícias da raposa, que passe todos os jogos, exclusivas, conteúdo especial cruzeirense e sabe-se lá mais o quê.

O certo é que o futebol em 2012 será bem diferente de agora.

Fontes:


publicado em 24 de Fevereiro de 2011, 05:08
11143499 10152850853642066 223295243028169436 n

Daniel Bender

Jornalista, Diretor de E-commerce e Caçador de Descontos no 1001 Cupom de Descontos. Sempre disponível para conversar no boteco.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura