Como se transforma a paternidade no Brasil? Faltam apenas 5 dias para o PAI: Os desafios da paternidade atual.
Compre já o seu ingresso!

Como fazer o maravilhoso macarrão de uma panela só

Macarrão ainda mais simples e mais gostoso

Como a Marcela, nossa querida estagiária sênior recentemente compartilhou, ando numa jornada para comer minha própria comida.

As razões pra isso são bem simples: é mais barato, em geral, mais saudável e enjoei de comer as mesmas coisas servidas nos restaurantes da região toda semana.

A própria Marcela já veio aqui e ensinou o mix de legumes refogados da mãe dela, que é bem bacana e fácil.

Mas um outro prato que vem dominando meu cardápio e que atende às necessidades de ser ultra-rápido de fazer, render legal e sujar pouca louça, é o macarrão de uma só panela - que, por sinal, aprendi graças ao experimento vegano do Alberto Brandão.

Uma das partes mais legais de começar a cozinhar é pesquisar e ver as infinitas formas como as pessoas fazem os pratos. Às vezes, um mesmo prato vai ter jeitos muito diversos de serem executados.

Aqui, escolhi uma receita de macarrão à bolonhesa que vi no blog da Biessa Diniz. Aqui embaixo colo a receita dela.

Espero que seja tão útil pra vocês como foi pra mim.

Macarrão à bolonhesa numa panela só

Rendimento: 6 porções

  • 500g de fusilli integral (ou qualquer macarrão curto, como penne)
  • 500g de carne moída (usei patinho)
  • 2 tomates italianos picados
  • 1 lata de tomate pelati
  • 1 cenoura grande em cubinhos
  • Manjericão a gosto
  • 1 cebola ralada
  • 5 dentes de alho
  • 1 pimenta dedo de moça picadinha (opcional)
  • Sal a gosto
  • Água fervente

Como fazer

 

Pique os tomates pelados em cubinhos. Coloque todos os ingredientes na panela exceto a água e o sal. (Nota do editor: aqui eu refogo a carne, cenoura, cebola e alho, depois acrescento os tomates pelados, manjericão e pimenta. Macarrão vai quando tudo já estiver num ponto legal). Acrescente água fervente até cobrir. Mexa por cerca de 15 minutos até o macarrão estar cozido e a água ter secado. Na metade do caminho experimente e acerte o sal. Sirva com um pouco de parmesão ralado.

* * *

Taí, amigos, é super rápido e customizável. Dá pra brincar perfeitamente tirando e adicionando ingredientes até achar o seu macarrão perfeito.

E o melhor, só lava uma panela depois. 


publicado em 24 de Junho de 2016, 19:29
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura