A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Como fazer uma lightbox

Um item de decoração super bonito para você deixar seu lar com a sua cara

Sempre que vou em alguma loja de material elétrico, compro algumas coisas que têm potencial para virar projetos depois. Você não tem noção na quantidade de tranqueira que tem aqui em casa. 

Um tempo atrás, achei um plafon bem barato (39,90) e comprei pra deixar aqui no banco de reserva até aparecer alguma ideia pra ele. Então no último fim de semana decidi transformá-lo numa lightbox.

Esse tipo de luminária é bem bacana e consiste, como o nome já diz, em uma caixa iluminada.

Pra fazer uma igual à minha você vai precisar de:

  • 1 plafon quadrado 20x20cm
  • 2 pedaços de compensado de virola de 10,5x20cm
  • 2 pedaços de compensado de virola de 10,5x23cm
  • 1 pedaço de compensado de virola de 20x20cm
  • Cola
  • 2 lâmpadas fluorescentes
  • Fio
  • Verniz pra madeira

Pra começar, meça e corte os pedaços de compensado que vão formar as laterais. Esse material é bem barato (paguei 59,90 no metro quadrado no Leroy). Você também pode usar pinus ou qualquer outra madeira que tiver em casa. Pra cortar, use uma serrinha ou tico-tico. Depois dê uma leve lixada pra tirar as imperfeições.

Pro fundo, você pode usar a própria luminária de molde. Agora junte todos os pedaços de madeira e forme uma caixa com fundo. Cole tudo usando cola branca. Enquanto seca, você pode usar uma fita adesiva ao redor de toda a caixa pra segurar.

Assim que estiver bem seco, faça um furo pra passar o fio. Pra finalizar, dê uma demão de verniz pra madeira.

Agora, desmonte o plafon e faça a ligação dos soquetes normalmente usando um fio paralelo de 1,5m. É uma ligação simples, mas se você não entende nada de elétrica, peça ajuda e não tome choque. Com a ligação devidamente feita, coloque as lâmpadas, passe o fio pelo buraco da caixa e encaixe o plafon até o fundo.

 

Pra personalizar, eu mandei fazer uns desenhos e textos em vinil adesivo na gráfica. Se você quiser usar algum  deles, ta aí:

 

Se não tiver gráfica por perto, você pode recortar tudo em contact que também rola demais. Outra opção é usar a luminária como Lousa. É só usar um pincel próprio pra isso e personalizar como quiser. Como eu sempre digo, o importante é ficar com a sua cara!

LIGHT BOX DIY - 31

Esse projeto é muito simples, mas o resultado é bem bacana. Rapidasso você consegue fazer e deixar a casa mais bonita. Ah, você também pode pintar a madeira da cor que quiser ou manter a cor natural, assim como eu fiz. Só não pode é deixar de fazer.

Nota do editor: esse texto foi originalmente publicado no blog do autor, HomensdaCasa.net.

* * *

“Deixa que eu faço” é a série colaborativa de textos mão na massa do PapodeHomem. A ideia é reunirmos pessoas dispostas a contribuírem com guias e tutoriais, ensinando a fazer as mais diversas tarefas, das rotineiras às inusitadas. Com o tempo, queremos ter um compilado com todo tipo de passo-a-passo, para tornar o PapodeHomem um espaço cada vez mais útil.

Pode se programar: toda sexta, um texto com um guia ensinando a fazer algo prático.

Tem alguma ideia? Manda pra gente aqui.


publicado em 27 de Maio de 2016, 03:30
11209448 1020950981249131 6657877675697922510 n

Eduardo Mendes

Aquariano inquieto, publicitário, estabanado. Pai de cachorros e blogueiro por acaso. Sempre gostei da area de criação e descobri um parque de diversões em casa quando decidi deixá-la com menos cara de acampamento.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura