Onde homens que aspiram crescer se encontram? No "Homens Possíveis 2017". Vem ver a programação e garantir seu ingresso. É 09/12, sábado.

Como ler um livro por semana

Técnicas para criar um hábito saudável de leitura e colher os benefícios a longo prazo

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg
  • Advertisement
    130x50 jpg

Sim, eu fiz isso. Li mais de um livro por semana pelos últimos cinco anos.

Mais ainda – nunca fiquei pra trás ou parei. Eu estava sempre à frente do planejado ao longo de todo o ano. Então agora, nesse ano, adivinha? Gostaria que você fizesse o mesmo e te digo como.

Por que diabos você faria isso?

Por ser incrível. Te dá uma quantidade impressionante de ideias. Te ajuda a pensar mais minuciosamente. É melhor que TV e até que internet. Te faz entender mais o mundo. E é uma base rumo ao hábito de conclusão.

Hora da viagem... | Foto por Tatiana Spichiger

Por que um por semana?

Primeiro, por que tantos, por que não só "ler mais livros"? Argumentaria que definir um objetivo ousado, algo maluco como um por semana, na verdade ajuda. Para fazer uma comparação, o corpo reage intensamente a grandes ferimentos, gastando quantidade significativa de energia para curá-los. Pequenos ferimentos, ele não dá muita bola, o que significa que às vezes eles podem demorar mais para serem curados. Então definir um enorme objetivo vai te ajudar a levar isso a sério.

Isso é o começo. Faça do seu objetivo algo grandioso e pouco razoável, a ponto de te fazer surtar um pouco.

Um dia por vez

O livro típico que eu lia tinha algo como 250 a 300 páginas. Alguns eram maiores, outros menores. Quebrei isso em 40 páginas por dia, as quais eu lia logo cedo pra tirar isso da frente. É algo fácil e gerenciável, que não parece nem de longe tão ameaçador quanto 52 livros por ano. Isso é crítico para lidar com seu estado emocional, tornando o processo totalmente aceitável.

Faça disso uma rotina e siga

Eu agora tenho um hábito de acordar, tomar banho, etc., e então sair pra tomar café da manhã, sentando no canto do mesmo restaurante e tomando café até ter lido minhas 40 páginas.

Por que faço desse modo? Por saber que tenho força de vontade um tanto fraca. Aposto que pode admitir o mesmo sobre você e agir desse modo vai ajudá-lo a colocar tudo em seu devido lugar.

Ah, e uma dica de expert: monte sua rotina logo cedo, tanto quanto possível. Como as páginas matinais do Artist's Way e o regime de exercícios da Twyla Tharp (discutido aqui), ela deve ser feita cedo ou vamos adiar. É o mesmo para qualquer hábito – você precisa encadeá-los para que funcionem.

Se você pega um ônibus, use isso. Se tem um intervalo de almoço, use. Isso é algo que estou começando a compreender, mas a habilidade de pegar seu livro e ler 2 páginas vai ajudá-lo consideravelmente, em especial a se adiantar, o que será seu maior bem e te dará um sentimento de recompensa. Mais, ficar à frente vai te ajudar a tomar seu tempo com os livros difíceis, os mais densos, nos quais realmente vale à pena gastar mais tempo.

É ok desistir

Se algo é ruim ou duro, é ok desistir – por hora. Você pode fazer isso quando estiver à frente do planejado e isso não for te ferrar muito. E depois você pode voltar a outro livro até que o termine.

Eu fiz isso várias vezes esse ano, o que significa que o número de livros que eu comecei está em torno de 60 a 65 (terminei 54).

É ok trapacear

O seu prazo está te pressionando e você sente que pode ficar pra trás? Merda! Tá, é hora de trapacear. Escolha um livro curto e leia, algo que talvez já tenha lido antes, goste muito e possa atravessar suavemente.

"Isso é roubar", você pode dizer. Eu concordaria. Mas o roubo no curto prazo vai ajudá-lo a ter sucesso no longo prazo. Pois o objetivo é mais importante do que a teimosia de pensar que cada livro que ler deve ser um Guerra e Paz. Não deve. Isso é para enriquecer sua vida, não pra te fazer se sentir um lixo.

Por sinal, mesmo pequenos livros podem ser incríveis. Aqui estão alguns dos pequenos fantásticos: The DipThe Little Red Book of SellingThe Five Secrets You Must Discover Before You DieMan’s Search For MeaningVagabonding e Of the Dawn of Freedom.

Evite ficar pra trás

Nunca "se deva uma" ou deduza da conta da banco, dizendo que vai voltar nisso mais tarde. Seu prazo semanal vai ajudá-lo a ficar nos trilhos, mas ficar pra trás pode fazê-lo se sentir fraco e propenso a desistir. Você precisa impedir seu estado emocional de chegar a esse ponto e faz isso se mantendo sempre à frente do planejado.

Ler me fez uma pessoa bem melhor, mais completa e feliz. Toda a sabedoria do mundo está contida em livros – a maior parte dela não está na internet ou não é conhecida por pessoas em seu grupo social, então isso pode realmente te ajudar a crescer, se permitir. Comece hoje.

Te desejo o melhor nessa jornada.

***

Nota do Editor: artigo originalmente publicado no site pessoal de Julien Smith e traduzido com sua permissão.


publicado em 21 de Março de 2014, 07:03
Julien jpg

Julien Smith

Co-fundador e CEO da @Breather. Best seller do New York Times. Mais sobre o que faço e meus livros.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: