Vou passar 15 dias numa expedição na Chapada Diamantina (logo retorno com boas novas)

É o FEAL — Fundamentos de educação ao ar livre — da Outward Bound Brasil. Essas viagens e expedições e retiros têm sido essenciais para gerar e amplificar tudo de melhor que temos feito por aqui

Não estranhem minha ausência nos comentários, redes sociais e demais espaços do PdH nas próximas duas semanas.

Nesse momento escrevo sentado num cantinho de uma pousada em Andaraí, na Chapada Diamantina, com uma nesga de wi-fi. Amanhã inicia a aventura, proposta pela Outward Bound Brasil.

Trata-se do FEAL — Fundamentos de educação ao ar livre (vale conhecer).

Essa viagem é parte do percurso que estou realizando com a bolsa de estudos "Jornalista de Visão". Por meio dela estou pesquisando três coisas:

  • a saúde emocional dos jornalistas
  • o impacto emocional das notícias e conteúdos em quem os consome
  • como transformar o jornalismo e torná-lo mais favorável ao florescimento humano, dos próprios jornalistas e dos leitores?

Essa expedição envolve o primeiro e terceiro tópicos, ao investigar as possibilidades da conexão com a natureza no cultivo de bem estar emocional. 

Tenho chamado a abordagem com a qual experimentamos fruto desse percurso de "jornalismo compassivo", como expliquei nesse texto embrionário (e um tanto confuso) faz um tempo.

O que seria jornalismo compassivo?

Dei contexto nesse vídeo de 2017, quando ainda estava bem barbudo e cabeludo, quase um Ewok

E aqui dois exemplos práticos do que seria isso:

* * *

Sei que ainda não retomei o Clube do Livro PdH e peço desculpas por isso. Esse ano nossa agenda de palestras e workshops tem sido mais intensa do que nunca. Quem acompanha o instagram do PdH e o meu já deve ter notado.

Oferecemos workshops em masculinidades para presidentes de empresa, líderes sociais, estudantes e funcionários de fábricas.

 

 

 

* * *

Logo volto, pessoal! Essas viagens e expedições e retiros têm sido essenciais para gerar e amplificar tudo de melhor que temos feito por aqui.

Sentados imóveis na frente do computador, não temos chance alguma de promover a mudança que desejamos.

Um grande abraço e obrigado a todos pela paciência!


publicado em 05 de Agosto de 2018, 22:21
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura