Gestação e parto para homens

O conhecimento é o melhor caminho para se tornar um homem empático e cuidador.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

O que é ser pai? Como é ser pai? O que preciso saber? Estou  pronto? O que se espera de um pai?

Lembro que essas dúvidas ecoavam na minha cabeça enquanto planejávamos a gravidez e intensificaram-se exponencialmente quando recebemos a confirmação de que enfim seríamos pais.

Mesmo tendo referências paternas do qual me orgulho e agradeço, sabia que muitos conhecimentos e padrões da época em que fui concebido e criado já não cabiam mais, não faziam mais sentido socialmente, nem em relação aos meus valores e nem ao que eu desejava replicar.

Mesmo assim, me sentia confiante, afinal, sempre desejei ser pai. Naturólogo, estava junto da mulher amada, vivia um bom momento profissional e morava numa cidade linda, a Ilha da Magia.

Entusiasmado, comecei a buscar todos os tipos de informações relacionadas a maternidade, paternidade, gestação e parto. Sites, livros, revistas, palestras, cursos e vídeos... parecia que nenhum falava comigo, nenhum respondia minhas principais dúvidas. Tudo falava exclusivamente com a mulher e para a mulher, o que até fazia sentido, afinal elas são as protagonistas. O que não fazia sentido é não ter praticamente nada para o homem.​

​Entendi, naquele momento, que meu primeiro grande desafio como pai seria conseguir informações e conteúdos direcionados ao homem, informações que me auxiliassem a ser um marido parceiro, consciente e seguro das minhas ações.

Com o passar das semanas, percebi que as minhas dúvidas e o que eu sentia (medos, anseios e conflitos) eram comuns a outros homens, e que faltavam momentos e espaços para se trabalhar tudo isso.

Hoje enxergo como fundamental o conhecimento adquirido, tanto através dos estudos como através de profissionais que me acolheram, para enfrentar os desafios do universo de possibilidades que envolvem a gestação e o parto.

E posso afirmar,  o conhecimento é o melhor caminho para se tornar um homem empático e cuidador.

Com incentivo da minha amada, orientado pelas minhas amigas naturólogas, doulas e parteiras e motivado pela necessidade em evoluirmos como homens e pais, surgiu o projeto Homem Paterno.

O objetivo do projeto é oferecer suporte aos homens no caminho para uma paternidade plena, não só em relação com o bebê, mas na relação com sua parceira e principalmente consigo mesmo.

Convido você para um momento de reflexão

As mulheres  vivenciam a gestação e o parto de forma muito mais profunda e culturalmente possuem mais conhecimentos sobre esse universo, mesmo assim elas continuam buscando novos saberes e ampliando sua rede de apoio.

Agora, o que nos leva a pensar que nós homens não precisamos de nada? Será que somos tão foda assim?

O que é ser pai? Como é ser pai? O que preciso saber? Estou  pronto? O que se espera de um pai?

Se essas perguntas reverberam em você de alguma forma, te convido a participar do primeiro curso Gestação e Parto para Homens. Será um enorme prazer poder trocar experiências e conhecimentos sobre essa fase da vida tão importante para todos nós.

A paternidade é a melhor oportunidade que a vida nos oferece de olhar para dentro, ressignificar nossos padrões, sentir o amor e transmiti-lo para todas as pessoas.

Forte abraço e pode contar comigo!

Curso Gestação e Parto para Homens

“O mundo precisa de mais amor mas, vitalmente, necessita de mais empatia.” —Tiago Koch

Como será o curso?

Serão dois encontros presenciais durante um final de semana, com uma carga horária total de 12 horas (8hs no sábado e 4hs no domingo). Com uma metodologia que vai muito além da mera exposição dos conteúdos, a ideia é imergir no mundo da masculinidade e paternidade, com sua luz e suas sombras. O curso propõe que a participação dos pais faça do encontro uma experiência orgânica, que se organiza a partir das necessidades trazidas pelo grupo nas temáticas propostas.

No último dia teremos duas horas de aula prática sobre “práticas e cuidados com as gestantes”, onde convidamos as respectivas parceiras para participarem.

Por que fazer o curso?

Estudos apontam que a participação ativa e positiva do pai durante a gestação é determinante para o sucesso da gestação e do parto. Talvez isso não seja novidade, porém, será que nós homens realmente temos conhecimento e estamos prontos para estar nesse lugar de cuidador ?

Você está pronto?

Para quem é esse curso?

Para homens tentantes e homens "grávidos", independente da semana gestacional da parceira.

Conteúdo do Curso

Gestação:

  • O que é ser Homem? E pai?
  • Empatia, esse é o caminho
  • Fases da gestação;
  • Intercorrências na gestação;
  • Sexualidade na gestação;
  • Cuidados e práticas com a gestante. (Participação da parceira)

Parto:

  • Parto humanizado - o que é?
  • Sexualidade e parto;
  • Fases do trabalho de parto;
  • Plano de parto;
  • Intercorrências do parto;
  • Hora do parto - o que fazer e não fazer;
  • Primeiros cuidados com a gestante e bebê.

Facilitador

Tiago Koch, homem em desconstrução, pai da Iara  e Naturólogo. Desde que se tornou pai vem se aprofundando sobre temas como Masculinidade e Paternidade. Atualmente, além de facilitar cursos, também realiza o trabalho, acompanhamento e suporte de homens durante o período gestacional, parto e puerpério.

Idealizador do Projeto Homem Paterno e G.A.P. - Grupo de Apoio Paterno (Ubatuba).

Data: 18 e 19 de agosto

Horários: Sábado - 9hs às 18hs (1 hora de almoço) e Domingo - 14hs às 18hs

Local: Clínica Universus - Rua Alfredo Pujol 347, Santana - próximo ao metrô.

Carga horária: 12hs

Valores: R$ 360,00

Inscrições no Sympla

Mais informações: (48) 996791317 (WhatsApp Tiago)


publicado em 01 de Agosto de 2018, 16:42
Img 20180508 112758 jpg

Tiago Koch

Idealizador do Instagram @homempaterno, homem, pai e marido. Formado em Naturologia, desenvolve trabalhos individuais e em grupos oferecendo suporte e acompanhamento para homens durante o período gestacional e puerpério.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: