Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Hideaki Akaiwa, um herói em meio ao Tsunami

Hideaki Akaiwa, estava no trabalho em 11 de março, quando o terremoto e o tsunami atingiram sua cidade, Ishinomaki. A província ficou coberta por água durante dias. Sua esposa e sua mãe estavam desaparecidas.

Os trabalhadores encarregados do resgate disseram:

- Não há nada que possamos fazer. Precisamos aguardar a chegada dos militares.

Tal resposta não era aceitável para Hideaki. O japonês surfista de 43 anos conseguiu equipamento de SCUBA e decidiu sair em busca delas com as próprias mãos.

Traje de combate improvisado com fita adesiva, agasalhos, calça militar e três mochilas

Ao chegar em sua cidade, se deparou com 3 metros de água escura, gélida e infestada por escombros. Impávido, procurou por horas a fio, até encontrar sua casa. Sua esposa estava lá, viva e desesperada. Segundo ele,

"A água estava muito fria, escura e assustadora. Tive que nadar umas 200 jardas até ela, o que foi bem díficil com tantos detritos flutuando."

Após avisar ao intérprete do LA Times que não gostaria de falar mais sobre o tema, arrematou:

"Ela é muito importante pra mim."

A arrastou para segurança e logo retomou sua busca. Sua mãe continuou desaparecida por dias. Ele visitava a prefeitura e os centros de evacuação periodicamente, mas nada. Por fim, adentrou uma casa na região onde ela foi vista por último e a encontrou escondida no segundo andar. Esperava por ajuda há mais de 90 horas. Hideaki descreveu o resgate com simplicidade:

"Ela estava em pânico por estar presa com toda essa água em volta. Não sabia onde ela estava, foi um grande alívio."

Ao encerrar o papo com os jornalistas, enfiou sua garrafa de chá, água, dois pacotes de cigarros, lanterna e canivete suíco na pochete, rapidamente pulando em sua bike:

"Meus suprimentos. Preciso voltar e seguir procurando."

Tá de parabéns, Hideaki. Para dar boas risadas, leiam a descrição dele feita pelo Badass of the Week.

Fonte:LA Times


publicado em 23 de Março de 2011, 20:55
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura