A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Hideaki Akaiwa, um herói em meio ao Tsunami

Hideaki Akaiwa, estava no trabalho em 11 de março, quando o terremoto e o tsunami atingiram sua cidade, Ishinomaki. A província ficou coberta por água durante dias. Sua esposa e sua mãe estavam desaparecidas.

Os trabalhadores encarregados do resgate disseram:

- Não há nada que possamos fazer. Precisamos aguardar a chegada dos militares.

Tal resposta não era aceitável para Hideaki. O japonês surfista de 43 anos conseguiu equipamento de SCUBA e decidiu sair em busca delas com as próprias mãos.

Traje de combate improvisado com fita adesiva, agasalhos, calça militar e três mochilas

Ao chegar em sua cidade, se deparou com 3 metros de água escura, gélida e infestada por escombros. Impávido, procurou por horas a fio, até encontrar sua casa. Sua esposa estava lá, viva e desesperada. Segundo ele,

"A água estava muito fria, escura e assustadora. Tive que nadar umas 200 jardas até ela, o que foi bem díficil com tantos detritos flutuando."

Após avisar ao intérprete do LA Times que não gostaria de falar mais sobre o tema, arrematou:

"Ela é muito importante pra mim."

A arrastou para segurança e logo retomou sua busca. Sua mãe continuou desaparecida por dias. Ele visitava a prefeitura e os centros de evacuação periodicamente, mas nada. Por fim, adentrou uma casa na região onde ela foi vista por último e a encontrou escondida no segundo andar. Esperava por ajuda há mais de 90 horas. Hideaki descreveu o resgate com simplicidade:

"Ela estava em pânico por estar presa com toda essa água em volta. Não sabia onde ela estava, foi um grande alívio."

Ao encerrar o papo com os jornalistas, enfiou sua garrafa de chá, água, dois pacotes de cigarros, lanterna e canivete suíco na pochete, rapidamente pulando em sua bike:

"Meus suprimentos. Preciso voltar e seguir procurando."

Tá de parabéns, Hideaki. Para dar boas risadas, leiam a descrição dele feita pelo Badass of the Week.

Fonte:LA Times


publicado em 23 de Março de 2011, 20:55
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura