In vino veritas

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Em latim, o filósofo naturalista Gaius Plinius Secundus já traduzia a mensagem “In vino veritas” do abstrato sensorial para a ótica da poesia. A partir deste momento marcava para sempre a história, executando incoscientemente uma tarefa complexa. “Plínio, o velho” havia conceituado uma sensação.

No vinho, a verdade.

Sábio.

Nas vitórias, é merecido, mas nas derrotas, é necessário. Composto de humor líquido e luz, o bom vinho é um camarada bondoso e de confiança, quanto tomado com sabedoria. Essa infusão de humor líquido e luz dá palavra aos pensamentos e alegra o coração do homem. Sem sombra de dúvidas, o vinho é o melhor lugar para se encontrar com os amigos.

Napoleão, Shakespeare, Galileu, Goethe, Arruda e Samuel Johnson hão de concordar comigo.

"Vinho é coisa de mocinha!" - vai lá dizer isso pro Motörhead, campeão. Eles têm uma marca própria.

Certamente já me debrucei sobre mais livros e garrafas de cerveja do que consumi garrafas de vinho. No entanto, tenho começado a nutrir mais apreço por esse hábito sedutor.

Essa breve introdução - insossa, confesso - tem como objetivo servir de antepasto para anunciar a chegada da 15ª edição da ExpoVinis Brasil, a qual está sendo oficialmente apoiada pelo PapodeHomem - temos procurado apoiar eventos que nos agradem, como fizemos com o TEDx Amazônia ano passado. Programa imperdível para os amantes da boa bebida. Segue um descritivo do que esperar dessa feira, enviado pelo time deles:

Contagem regressiva, ExpoVinis Brasil prepara taças e saca-rolhas para sua 15ª edição

Entre os dias 26 e 28 de abril o Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte muda seus tons e ganha novos aromas. O local foi escolhido, como cenário para a edição de 2011 do ExpoVinis Brasil, o mais representativo evento de vinhos da América Latina e um dos 10 mais importantes do mundo para o setor.

Na rota do wine business há 14 anos, em 2011 a 15ª edição promete superar o sucesso da ‘safra’ anterior. No ano passado foram 300 expositores, cerca de 16.500 visitantes.

Em 2011 o ExpoVinis Brasil está repleta de novidades, entre elas a ‘inauguração’ da Enoteca ExpoVinis, onde o consumidor poderá adquirir, por um preço especial, rótulos apresentados no evento. Os vinhos adquiridos pelo consumidor virão com o selo “Recomendado pelo Júri Top Ten”, o corpo de jurados responsável por escolher os melhores vinhos da feira

Além disso, o master Sommelier da península ibérica, João Pires, conduz degustações top no ExpoVinis Brasil 2011. Emmanuel Riffaud, da conceituada Baron Philippe de Rothschild, e Susana Balbo, da argentina Dominio del Plata, também comandam tastings de alto nível. Jorge Lucki conduz degustação exclusiva de ícones do Chile.

Por lá acontece também a primeira edição da Olive Experience – Feira Internacional do Azeite. Azeite e vinho formam um par natural desde os tempos mais antigos.

Além de serem encontrados em terroirs com características comuns, para ambos existem denominações de origem por região e eles partilham de processos produtivos semelhantes: surgem a partir de um fruto e podem ser de cortes (blend) ou de uma única variedade. O evento acontece em paralelo ao ExpoVinis Brasil, e realiza harmonização perfeita de azeites e vinhos.

--

Nos vemos por lá.


publicado em 12 de Abril de 2011, 21:56
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: