A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Isadora Cerullo, destaque nas Olimpíadas do Rio, é a nossa convidada d'O Papo

Na primeira parte da conversa, Izzy fala sobre as Olimpíadas e o pedido de casamento inusitado que recebeu da namorada, Marjorie Enya, durante os Jogos

Isadora Cerullo — ou Izzy, como é mais conhecida — ganhou o mundo durante os Jogos Olímpicos do Rio. Muito pela performance do rúgbi brasileiro durante as olimpíadas, mas também pelo pedido de casamento que recebeu da namorada, a gerente de esportes Marjorie Enya. O vídeo com a proposta inusitada viralizou, chegou às principais emissoras internacionais e levantou uma bandeira urgente: não pode haver espaço para a homofobia no esporte. A atleta e a agora noiva receberam dezenas de solicitações de entrevistas e milhares de mensagens de apoio. Mensagens de ódio também foram ecoadas, mas Izzy diz que não precisou nem respondê-las, já que outras pessoas replicavam e mostravam aos intolerantes o óbvio: todo tipo de amor é válido.

Apesar da repercussão, algumas entidades esportivas permaneceram caladas. Uma falha grave, na visão de Izzy, já que o silêncio nunca favorece os oprimidos e é responsabilidade das confederações, e não dos atletas, se posicionarem sobre o assunto. "Não temos de nos preocupar em assumir se somos gays, se vamos perder patrocínio por isso. Nosso trabalho é fazer o melhor como atleta."

Link no YouTube

O pedido, claro, também trouxe mais visibilidade ao rúgbi. Os estádios lotaram de espectadores curiosos para conhecer o esporte que, 92 anos depois, voltou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. E valeu a pena. O time feminino garantiu o 9º lugar no ranking, conquistando uma vaga no mundial. Um legado que começa a ser construído em território brasileiro e que enche Isadora Cerullo de orgulho. "As pessoas tinham preconceito das Olimpíadas aconteceram no Brasil. E com ⅓ do orçamento dos Jogos Olímpicos de Londres mostramos que há muitos motivos para se ter orgulho do brasileiro. Vimos o País fazer bonito."

E você, entrou na onda do rúgbi durante as Olimpíadas? Nosso papo continua nos comentários? :)

Mecenas: Consul Cervejeira

Conversas bem pensadas pedem uma cerveja no ponto. A Cervejeira Consul tem controle eletrônico de temperatura para deixar sua cerveja perfeitamente gelada e sem complicação.

Consul será o Mecenas da segunda temporada d'O Papo.  Vamos trazer convidados que tem ideias bem pensadas para dividirem suas visões, provocar, questionar e, por que não?, brindar conosco.

Toda semana uma entrevista diferente aqui no canal do Papo.


publicado em 24 de Janeiro de 2017, 20:32
15156818 1157572800997192 7054685597498848471 o jpg

Gabrielle Estevans

Gabrielle Estevans é jornalista, editora de conteúdo e coordenadora de projetos com propósito. Certa feita, enamorou-se pela palavra inefável. Desde então, também mantém uma lista de pequenas coisinhas indizíveis.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura