Como se transforma a paternidade no Brasil? Faltam apenas 5 dias para o PAI: Os desafios da paternidade atual.
Compre já o seu ingresso!

Louras geladas I

Tive a idéia desta matéria numa viagem que fiz à Campos do Jordão, onde se sedia a Cervejaria Baden-Baden. Fora de temporada, cidade vazia, eu e meus amigos agendamos uma visita à cervejaria, e eu que não esperava muito, achei interessantíssimo conhecer sobre a história, processo de produção e curiosidades da cerveja.

Melhor de tudo, no final da visita, ainda nos foi oferecida uma degustação gratuita. Recomendo o passeio, e vamos ao que interessa, pois beber com conhecimento de causa é melhor ainda !

OS INGREDIENTES

O Lúpulo!

São 4 os ingredientes básicos : água, malte, lúpulo e fermento. Podem ser utilizados cereais como o milho e o trigo em substituição ao malte, e também açucar em pequenas proporções.

O PROCESSO DE PRODUÇÃO :

1 – Sala de fabricação : Basicamente ocorre a produção de uma mistura açucarada dos ingredientes chamada mosto, que é a base para a futura cerveja. Ocorre a moagem do malte e adjuntos, mistura com água, aquecimento para facilitar a dissolução, a transformação do amido em açúcar pelas enzimas do malte, filtração, adição do lúpulo, fervura e resfriamento.

2 - Fermentação : O mosto então recebe fermento e é acondicionado em grandes tanques de fermentação. A fermentação transformará o açúcar do mosto em álcool e gás carbônico, e é importante o controle da temperatura neste processo, pois somente entre 10o e 13o C o fermento produzirá cerveja com o sabor adequado. Outras substãncias produzidas nesta fase em pequena quantidade são importantes para o paladar do produto.

3 – Maturação : A cerveja então é resfriada a zero grau, separa-se a maior parte do fermento por decantação e ocorrem pequenas transformações. Este processo pode levar de 6 a 30 dias. E sabem por que ocorre aquela dor de cabeça depois de tomar certas cervejas ? A resposta é : Fim precoce do processo de maturação. Após o processo, a cerveja está praticamente com sabor e aroma definidos.

4 – Filtração : Não altera o sabor da cerveja, mas é essencial para conferir o aspecto cristalino desta, separando as células restantes do fermento.

5 – Enchimento : Acondicionamento da cerveja em garrafas, latas ou barris.

6 – Pasteurização : Consiste no aquecimento da cerveja a 60o C, principalmente as que são acondicionadas em garrafas e latas, e permite que sejam estocadas por até 6 meses, garantindo estabilidade ao produto. Curiosidade : Nos barris, a cerveja não é pasteurizada, recebendo o nome de chopp.

TIPOS DE CERVEJA

beer3.jpg

As cervejas são classificadas pelo teor de álcool e extrato, pelo malte ou de acordo com o tipo de fermentação. A diferença entre fermentação alta e baixa (fiquei pasmo quando soube), é a posição da levedura no tanque. Se flutua, a fermentação é alta, o que gera uma cerveja de cor avermelhada e maior teor alcoólico. Se a levedura fica no fundo do tanque, é chamada de baixa fermentação, as chamadas lagers. Uma curiosidade é que como a temperatura para a baixa fermentação tem que estar entre 9o e 14o C, a produção destas cervejas só começou a ser feita em larga escala no século passado, quando foi inventada a máquina frigorífica.

Pilsener – Nasceu em 1842, em Pils, na antiga Tchecoslováquia, e é a cerveja mais consumida no mundo, sendo responsável por 98% do consumo brasileiro. É cerveja de baixa fermentação, baixo teor alcoólico, sabor delicado, leve e clara.

Bock – É outra lager de aceitação mundial por ter um sabor mais forte e encorpado, geralmente de cor escura. Tem baixa fermentação e alto teor alcoólico.

Stout – Originária da Inglaterra, a stout é feita com cevada torrada, e um sabor que associa o amargo do lúpulo ao adocicado do malte. A fermentação geralmente é alta e sua cor é escura. Curiosidade : Experimente entrar num pub londrino e pedir apenas “Uma cerveja”. O barman provavelmente colocará um puta copo de cerveja stout QUENTE na sua frente. É assim que os ingleses apreciam a stout.

Outros tipos : Dortmunder, Ice, Porter, Weissbier (de trigo), München, Malzbier, Ale.

Aguarde a próxima parte dessa matéria,Loura Gelada II! Com muito mais informações sobre a famigerada lourinha...


publicado em 10 de Dezembro de 2006, 10:10
7375567d0f2c379b7588ce618306ff6c?s=130

Mauricio Garcia

Flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico e o nosso grande Dr. Health.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura