Você é pai recente ou está prestes a se tornar um, lidando com todos os desafios dessa fase? Então corre pra se inscrever no curso online de nosso querido amigo Homem Paterno — hoje é o último dia de inscrições. ;-)

Meu amigo assediou uma mulher. Como eu devo agir? | Mentoria PdH #76

"Homem que assedia deve ser abandonado mesmo e o sentimento de compaixão e querer ajudá-lo é só mais um vez mais um macho passando pano para os outros? "

"Olá,

Eu faço parte de um time de pessoas jovens e que considero bem instruídas. Trabalhamos em uma organização que tem valores muito fortes em relação a respeito com minorias e diversidades, sendo essa uma das pautas principais do nosso trabalho. 

Ainda assim, hoje, toda minha equipe recebeu a notícia da demissão de um dos colegas. No fim é de um dos irmãos. Somos uma empresa família, muitos de nós moramos juntos também, inclusive ele morava na mesma casa que eu. O motivo da demissão: ele assediou uma das colaboradoras. 

O caso foi bem impactante, porque estamos todos em posição de liderança e visibilidade, o que causou ainda mais estardalhaço. Nosso chefe comunicou a demissão, ele se desculpou com todos hoje e saiu. A equipe toda abalada, principalmente as mulheres. Acredito que até pelo fato de ele ser considerado um dos homens mais atentos à pauta feminista.

O ponto que gostaria de entender é sobre o que sinto agora: sei que ele está errado e concordo com a penalidade que ele vai sofrer, mas ao mesmo tempo não consigo deixar de me sentir triste e querer ajudá-lo.

Homem que assedia deve ser abandonado mesmo e o sentimento de compaixão e querer ajudá-lo é só mais um vez mais um macho passando pano para os outros? 

O que é certo sentir nessa hora?

Os sentimentos deveriam ser contraditórios, mas estão os dois presentes na maneira que sinto, isso é errado?

Obrigado desde já pelas respostas de todos. :)

F."

Antes de responder, uma recomendação:

Este, de fato, é um tema espinhoso. Não é algo que normalmente vemos brotar em uma conversa casual e, sim, tem o potencial de levantar defesas bem hostis. Temos um material preparado especialmente com esse tipo de situação em mente:

O livro-ferramenta "Como conversar com homens sobre violência contra as mulheres"

 
Faça download do livro clicando na imagem

Baixe aqui a versão desktop, melhor pra ver no computador.

Baixe aqui a versão celular, adaptada pra whatsapp.

O livro oferece caminhos práticos para dialogar com quem sofreu e também com quem cometeu abuso, explica o que é o ciclo da violência e indica sinais comuns de abuso. Além disso, conta também com um mapeamento nacional com mais de 50 grupos reflexivos para homens autores de violência, realizado em parceria com o professor e pesquisador Adriano Beiras, da UFSC.

Como responder e ajudar no Mentoria PdH

(leia para evitar ter seu comentário apagado):

  • comentem sempre em primeira pessoa, contando da sua experiência direta com o tema — e não só dizendo o que a pessoa tem que fazer, como um professor distante da situação
  • não ridicularizem, humilhem ou façam piada com o outro
  • sejam específicos ao contar do que funcionou ou não para vocês
  • estamos cultivando relações de parceria de acordo com a perspectiva proposta aqui, que vai além das amizades usuais (vale a leitura desse link)
  • comentários grosseiros, rudes, agressivos ou que fujam do foco, serão deletados

Como enviar minha pergunta?

Você pode mandar sua pergunta para posts@papodehomem.com.br .

O assunto do email deve ter o seguinte formato: "PERGUNTA | Mentoria PdH" — assim conseguimos filtrar e encontrar as mensagens com facilidade.

Posso fazer perguntas simples e práticas, na linha "Como planejo minha mudança de cidade sem quebrar? Como organizar melhor o tempo pra cuidar de meu filho? Como lidar com o diagnóstico de uma doença grave?" ?

Queremos tratar também de dificuldades práticas enfrentadas por nós no dia-a-dia.

Então, quem tiver questões nessa linha, envie pra nós. Assim vamos construindo um mosaico mais amplo de assuntos com a Mentoria.

Essa Mentoria é incrível. Onde encontro as perguntas anteriores?

Basta entrar na coleção Mentoria PdH.

F., um presente pra você:

Vamos te enviar por email o ebook "As 25 maiores crises dos homens — e como superá-las", produzido pelo PdH.

Se deseja adquirir ou presentear alguém que possa se beneficiar, compre a sua edição aqui.

 
 
 
 
 
 

Para conhecer mais sobre o conteúdo do livro e tudo que vai encontrar lá dentro, leia esse texto.

Ao comprar o livro, você também ajuda a manter o PapodeHomem vivo.

Nosso rendimento com anúncios caiu drasticamente nos últimos dois anos, assim como aconteceu com toda a indústria jornalística, no Brasil e no mundo (a verba agora se concentra no Facebook e no Google). Como o que fazemos é para vocês e não para gerar o maior número de clicks com textos vazios, essa ajuda é essencial para nossa sustentabilidade.



publicado em 27 de Abril de 2020, 00:05
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura