Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Mitos sobre Grana na Web

A última enquete realizada na PapodeHomem trouxe resultados bastante interessantes. Questionamos se nossos leitores já pensaram em ganhar dinheiro com a Web. Confira os resultados, nossas conclusões e algumas dicas.

O resultado foi o seguinte, com um total de 123 votos coletados ao longo do mês de Fevereiro:


1º Já, mas ficou nisso mesmo: 28% dos votos


2º Até tenho um site/blog, mas não é lucrativo: 24% dos votos


3º Já ganhei dinheiro com a web, mesmo que pouco: 15% dos votos


4º Eu já ganho bem com a web: 15% dos votos


5º Isso parece lenda. Soa ótimo na teoria, mas não conheço uma única pessoa que viva da web: 13% dos votos

6º Ganhar dinheiro com a web não é pra mim: 3% dos votos

Podemos apontar alguns pontos interessantes nessa votação.

- A quantidade de pessoas que efetivamente já ganhou dinheiro com a web (30%) é superior à soma daqueles que consideram negócios online uma lenda ou algo para o qual não têm qualquer aptidão (16%).

- Quase um terço das pessoas já pensou em montar um negócio online. Apenas não fez nada. É uma questão de informação e oportunidade. As pessoas querem jogar, apenas não sabem como entrar na brincadeira.

- Se 24% dos leitores têm um site/blog não lucrativo, 15% já ganharam algo e outros 15% vivem bem com a web, temos que 54% dos participantes da enquete são donos de um website ou blog. A revista PapodeHomem é muito divulgada entre blogueiros e profissionais da área de comunicação, mas há um grande contingente de leitores que vem de outros cantos. E 54% é um número muito expressivo. Ter um site está se tornando cada vez mais comum. Isso é óbvio, mas não imaginava que a tendência estava tão forte. O problema é como capitalizar todo esse esforço que está sendo colocado na internet brasileira.

Se você quer conhecer pessoas que já ganham bem com a web, comece pelo Cardoso e pelo Rafael Slonik. Em seguida, visite o Edney, que deu partida a um novo modelo de negócio online, um condomíno de blogs chamado Interney Blogs. Não deixe de visitar também o BrPoint, do problogger Bruno Alves, onde atuo como colaborador.

Aproveitando o assunto, gostaria de derrubar 3 mitos sobre fazer dinheiro na internet:

http://www.storagesearch.com/edrive.jpg

1: Somente sites enormes com milhões de visitantes ganham dinheiro. FALSO.

Sites monstro ganham dinheiro sim. Mas há muito espaço para peixes menores e incontáveis nichos lucrativos. Dêem uma olhada no ArteBlog, do Slonik.

2: Dinheiro vindo dos anúncios morreu, é uma bolha com os dias contados. FALSO.

Pode não ser tão alto quanto era no passado. No entanto, é real e existem várias pessoas por aí - por aí significa Brasil - ganhando dinheiro pelo Google Adsense, MercadoLivre, Submarino, Buscapé, dentre outros.

3. É fácil. Basta colocar uma página online e esperar o tutu entrar. FALSO.

Um negócio na web é um empreendimento como qualquer outro. Exige dedicação, qualidade, tempo e, porque não, uma boa dose de sorte.

Mãos à obra, pessoal. Como já dizia meu avô, "quem chega na fonte primeiro, bebe água limpa".

Observação: o RSS da PapodeHomem passou a ser distribuído pelo FeedBurner. Se você assinou nosso feed antes de Fevereiro, por favor clique aqui para assinar novamente. Assim vamos poder ter uma noção real de quantos leitores via RSS temos atualmente. Obrigado!


publicado em 05 de Março de 2007, 10:06
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura