Nova etiqueta para a comunicação no século XXI

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg
  • Asm selo png

Você tem direito a DUAS comunicações não-respondidas.

Só duas. Contando TODOS os meios de comunicação.

Ou seja, UM SMS + UMA mensagem na caixa posta do celular. Ponto. Não DOIS "ois" pelo MSN + DUAS mensagens pelo Facebook + DOIS emails, etc.

Em casos extremos, depois de passar um tempo, se você acha praticamente impossível que aquela pessoa não queira mesmo falar com você, pode mandar mais UMA mensagem, por OUTRO meio de comunicação. (Se for alguém com quem você sempre só fala por SMS, mande um email, etc.)

Se mesmo assim não houver resposta, desista. A pessoa não quer falar com você. É duro. É triste. É injusto. É difícil pra caralho. Mas é fato.

Ainda mais importante, é direito dela. Ninguém nesse mundo tem obrigação de falar com você.

E se você não respeitar esse direito, automaticamente, sem apelação, na hora, você se torna o louco da história, o stalker, o mala, o sem-noção, a pessoa que não aceita "não", etc etc.

Eu sei que você não se vê assim. Sei que você se pensa como o mocinho do filme. Mas vai se tornar o vilão.

Não seja essa pessoa. É tão feio.

E rude.

Não tem graça...
Não tem graça...

* * *

Naturalmente, essa regra é de mim para mim mesmo, e mais ninguém. Aplico essa regra na minha vida pessoal porque não quero nunca ser EU esse mala que não se manca. Como sempre, o texto não é sobre mim, eu sou completamente irrelevante.

A questão é: quantas vezes VOCÊS já foram, sem nem se dar conta, o stalker da história?

* * *

Uma nota sobre sexismo: buscando por imagens de stalkers para ilustrar esse texto, foi incrível reparar que a maioria das imagens de stalkers malucos é de mulheres - apesar de ser uma agressão, como quase todas as outras, desproporcionalmente cometida por homens contra mulheres.

A distorção já começa no cinema: quando uma mulher é insistente e agressiva, o filme é Atração fatal ou Assédio sexual, mas quando é um homem perseguindo uma mulher apesar de repetidos NÃOs... Bem, aí o filme é praticamente qualquer comédia romântica, e eles ainda terminam juntos e felizes!

Para saber mais, leia meu texto Feminismo para homens, um curso rápido,

1 em 6 mulheres vão sofrer stalking, mas só 1 em 19 homens.
1 em 6 mulheres vão sofrer stalking, mas só 1 em 19 homens.

* * *

Esse texto é dedicado, com carinho e didatismo, à pessoa que ontem me ligou sete vezes. Beijo.


publicado em 12 de Fevereiro de 2013, 10:59
File

Alex Castro

alex castro é. por enquanto. em breve, nem isso. // esse é um texto de ficção. // veja minha vídeo-biografia, me siga no facebook, assine minha newsletter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: