A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

O bem que a musculação me faz

Já faz um tempo que tenho me dedicado a práticas de meditação e familiarização com o mundo interno — flutuação da atenção, das emoções, energia e ânimo. E é bem impressionante como isso tem me ajudado a encontrar um sentido e uma utilidade mais ampla nas práticas mais comuns do dia a dia, desde lavar a louça até exercitar o corpo.

Por exemplo, até um tempo atrás eu tinha bastante preconceito com a prática de musculação, até aversão com salas de academias e mesmo com praticantes. E hoje, para minha surpresa e alegria, vejo essa atividade trazendo um monte de benefícios, além dos clássicos ganho de massa muscular e queima de gordura.

hatacapa

Listo alguns:

1) Melhora a postura e a consciência corporal.

2) Melhora o rendimento em outros esportes. Por exemplo, no futebol ganhei força, explosão e flexibilidade. Com isso, já consigo me manter de pé e até levar vantagem em algumas divididas ombro a ombro, além dos chutes causarem maior velocidade na bola. Na corrida melhorei consideravelmente a capacidade aeróbica, velocidade e resistência.

3) Aprendi a importância de respirar pelo abdômen. Inspirar e expirar nos momentos certos faz toda a diferença.

4) O corpo fica bem melhor preparado para se sentar em meditação. Dá pra sustentar a postura por muito mais tempo e com menor esforço. Isso é resultado da combinação de maior massa muscular revestindo a carcaça, melhora da postura, flexibilidade e respiração abdominal.

5) É um ótimo termômetro pra ver como está nossa mente. Em dias que estou com a mente dispersa — com aflições como preguiça, inveja, orgulho etc — o treino todo fica bem ruim.

6) É um excelente modo de treinar precisão. Ao contrário do que muita gente pensa, musculação não é ser guindaste e levantar a maior carga possível de qualquer maneira, mas uma atividade técnica, de detalhe, que exige concentração, atenção e corpo trabalhando sincronizados. Por isso me parece que não faz sentido a galera conversar, azarar, ouvir música, ver TV, mexer no celular durante o treino. Como pessoa conseguirá ter sustentar concentração, foco, atenção nos mínimos detalhes dos movimentos com tantas distrações?

7) Estimula uma reeducação alimentar. No meu caso, mudei completamente: antes comia muitos alimentos gordurosos, ricos em sal, açúcar e calorias vazias; hoje privilegio uma alimentação baseada em proteínas de alto valor biológico em todas as refeições, carboidratos de baixo índice glicêmico, cereais, oleaginosas, alimentos integrais, frutas, verduras, legumes, azeite de oliva extra virgem, fracionamento das refeições (mantenho, em média, 7 refeições diárias, com intervalo máximo de 3 horas) e bastante ingestão de água, ainda que não faça isso tão estritamente.

8) Leva a uma redução da ingestão de bebidas alcoólicas. Beber frequentemente atrapalha bastante o rendimento nos treinos, então fica natural diminuir o consumo.

9) Para quem gosta de desafios e superar limites, é um prato cheio. Não existe perfeição nem limites nesse esporte. Sempre é possível melhorar a precisão dos movimentos e aumentar a carga.

10) Penso que se não ficamos obcecados e se temos os cuidados básicos, é uma atividade bastante saudável. Melhora nossa saúde em vários níveis: fisiológicos, psicológicos, sociais, a nível sutil também — energia, bom ânimo, ficamos mais dispostos pra trabalhar, estudar, namorar etc.

11) Boa oportunidade de fazer novas conexões. Coomo contei, tinha bastante preconceito com essa tribo. Ledo engano. Existe vida inteligente, profunda, acolhedora e aberta também na maromba.

12) Assim como outros esportes, é bastante prazeroso. Só quem pratica pode entender a satisfação que é quando vamos um pouco além do nosso limite ou quando acontece o “pump” muscular, aumento de vascularização, volume e temperatura na musculatura.

Incrível como iniciar uma simples atividade de pesos pode ter tantos desdobramentos. Pra quem ainda não pratica uma atividade física e está procurando alguma onde iniciar, deixo a minha recomendação: a musculação me faz muito bem!

Quer colocar isso em prática?

Para quem está cansado de apenas ler, entender e compartilhar sabedorias que não sabemos como praticar, criamos o lugar: um espaço online para pessoas dispostas a fazer o trabalho (diário, paciente e às vezes sujo) da transformação.

veja como entrar e participar →


publicado em 14 de Agosto de 2014, 14:07
67d509addc7fe6897e1ae8108e95d536?s=130

Alison Hata

Amante dos esportes, viagens, livros, filmes e o bom e velho Rock’n Roll. Ultimamente tem se dedicado em aprofundar a compreensão do mundo interno. Pra isso, tem praticado meditação e dança de salão. Pode ser encontrado no Facebook.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura