O que estamos assistindo? [Julho/2012]

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Desde o nosso último O Que Estamos Assistindo?, já deu tempo de renovarmos as nossas referências culturais assistíveis.

Esse mês passamos por vídeos inteligentes-cabeções e seriados de humor, com um pouco Star Wars e esportes no meio do caminho. Curiosidade: dessa vez ninguém citou nenhum filme (porta aberta para você, nos comentários, nos dar as dicas).

Três, dois, um... PLAY.

Guilherme Valadares assiste ao The RSA Animated Series:

YouTube (playlist)

Trata-se de um maneira bem inovadora de compartilhar ideias com enorme potencial. O áudio vem de eventos gratuitos pela própria RSA e todas as animações são feitas pela Cognitive Media.

A RSA (Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce) é uma organização de esclarecimento dedicada a encontrar soluções práticas e inovadoras para os desafios sociais atuais. Através das suas ideias, pesquisas e de uma sociedade com mais de 27.000 integrantes ela busca entender e melhorar as capacidades humanas, para que possamos cruzar a ponte entre a realidade de hoje e as esperanças das pessoas por um mundo melhor.

É um projeto que me inspira a puxar algo parecido no PapodeHomem, futuramente.

Gustavo Gitti assiste aos ensinamentos do Lama Padma Samten

Ustream

Estou assistindo à transmissão ao vivo do retiro de inverno sobre aprofundamento da prática da meditação, com Lama Padma Samten, direto do CEBB Caminho do Meio (Viamão, RS): http://bodisatva.com.br/ao-vivo/

Aqui está o arquivo dos vídeos, se alguém quiser se aproximar.

Para mim, não tem nada que faça mais sentido e nada que me direcione e me ajude mais do que receber tais visões e treinamentos propostos por grandes professores como esse.

Jader Pires espera por Breaking Bad

YouTube

Essa semana volta a passar uma das séries mais tensas já produzidas: Breaking Bad. Tem quem ache até que os episódios são duros demais, sem alívio pra descansar os olhos e a mente. Consigo entender por que, mas adoro mesmo assim.

Estamos entrando na quinta e última temporada. Trata-se de uma história de frustração e vingança (do frustrado) contra todos os que nunca lhe deram um pingo de real atenção. Walter White (nome de vilão de super-herói) era um professor que dava aulas de química no colégio. É um químico brilhante, mas que não soube fazer dinheiro e carreira. Ao descobrir que tem câncer de pulmão e uma expectativa de mais dois anos de vida, decide fazer grana produzindo, junto com um ex-aluno, metanfetamina, uma droga potente muito consumida nos Estados Unidos. Começa aí a ascenção do professor no mundo no crime e do narcotráfico.

Walter é muito bom no que faz. Pena que o que ele faz não é nada bom. Mas a série, ah... essa sim é bem boa. A temporada nova começa no dia 15 de julho. "Todos os cumprimentos ao rei".

Luciano Ribeiro assiste à Star Wars - Clone Wars

YouTube

Para quem não sabe, Clone Wars é uma série animada que se passa entre os filmes O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith.

Já há algum tempo tenho a opinião de que o pior diretor de todos os filmes Star Wars era justamente o George Lucas e, ao ver essa série, confirmei minha suspeita. Me impressiona como tudo funciona num ritmo bem mais fluido quando não é ele que está dirigindo (para comprovar, basta assistir a O Império Contra Ataca).

Anakin, Obi-Wan e Yoda (principalmente o Yoda) estão animais, muito carismáticos. A participação mais intensa de novos personagens (e a descentralização do drama do Anakin para os acontecimentos da guerra) fizeram muito bem à dinâmica da série como um todo. A impressão que tenho até agora é de que a série animada é muito mais divertida do que os filmes das trilogia mais recente, principalmente por contar o decorrer das Guerras Clones, algo citado na trilogia original pelo Obi-Wan e que foi motivo de curiosidade por muito tempo.

Tenho me divertido igual criança assistindo a cada episódio e depois indo pesquisar os acontecimentos na Wookiepedia.

André Costa assiste futebol

YouTube

Estou bem empolgado com um futebol melhor nesse ano. Várias coisas bacanas acontecendo.

Ney Franco, que era técnico da Seleção Brasileira da molecada sub-20, vai comandar o São Paulo. O Santos também tá mandando uma galera embora e vai apostar em jogadores jovens e talentosos como o Felipe Anderson. Palmeiras está reanimado depois do título e o Corinthians... bem, do Conrinthians nem se fala, né?

Então espero bons jogos pra esse ano.

Alex Castro assiste a Louie

YouTube

Estou assistindo Louie, a série de Louis CK, que acabou de entrar na terceira temporada.

Ao lado de Game of Thrones, Louie é certamente a melhor série de TV dos últimos anos. Mas você não pode ver esperando uma comédia. A melhor forma de descrever Louie talvez seja como uma série de brilhantes e independentes filmes curta-metragem de 22 minutos cada.

A rede FX provou ser bem sábia: ela pegou o comediante mais genial da sua geração e simplesmente lhe deu dinheiro e liberdade criativa. "Gostamos do seu trabalho e confiamos em você. Pega essa grana e faz o que quiser com ela, sem ninguém pra te encher o saco." O resultado não poderia ter sido melhor.

Fabio Bracht assiste a vídeos de stand-up

YouTube

Ainda não peguei Louie para assistir, assim como está fazendo Alex Castro (e Fabio Rodrigues, e Gitti, e Jader...), mas isso não quer dizer que eu não esteja na pilha do stand-up assim como meus comparsas de PdH. A diferença é que eu me perco em vídeos no YouTube, indo de relacionado a relacionado e rindo/me impressionando muito no processo.

É incrível como esses caras conseguem navegar pelos temas mais espinhosos sem medo, sem olhar pra trás, sem segurar as porradas. Parece que o humor dá carta branca para o humorista cutucar a ferida que quiser. "Se é piada, tá valendo" – mas o lance é que toda piada tem um fundo de verdade, como diz o ditado.

Além dos que incluí na minha lista dessa semana, descobri ou me aprofundei no trabalho de caras como Tim Minchin, Marcelo Adnet e Bill Cosby, entre outros. A minha única dica é: em praticamente todos os vídeos de stand-up no YouTube, tem um do Jim Carrey que aparece como relacionado. Faça o que fizer, não clique nele. É muito ruim. Muito.

Você assiste o quê?

O papo está aberto aí em baixo. Lembrando que vale tudo que pode ser assistido: filmes, seriados, canais do YouTube, peças de teatro, o que for.


publicado em 13 de Julho de 2012, 16:57
File

Fabio Bracht

Toca guitarra e bateria, respira música, já mochilou pela Europa, conhece todos os memes, idolatra Jack White. Segue sendo um aprendiz de cara legal.\r\n\r\n[Facebook | Twitter]


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: