Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Os 35 países com maior poder militar do mundo

Juntos, os cinco países com maior poder militar gastam quase um trilhão de dólares (mais de 2 trilhões de reais) por ano com seus exércitos. Homens, tanques, jatos, ogivas nucleares, porta-aviões, submarinos e tudo o que isso engloba (treinamento, manutenção, manobras políticas e territoriais e traslados etc etc etc).

O site Business Insider, junto com informações do Global Firepower Index, criou um infográfico com informações sobre as 35 maiores potências militares do mundo. Em tempos de novo conflito entre Israel e palestinos, Ucrânia e Rússia, os constantes arranca-rabos no Oriente Médio e as intensas vontades de capitanear o mundo de Estados Unidos, China e Reino Unido, temos aqui dados bem importantes sobre como o mundo está dividido em armas.

Dos 7 bilhões de habitantes da Terra, quase 3 bi estão nessa lista.

Os Estados Unidos lideram com o maior número de gastos e de frota aérea e porta-aviões. A Rússia possui mais tanques e mísseis nucleares. A China tem mais homens a disposição e a Coréia do Norte é o país com mais submarinos (78).

No lugar de número 14 está o Brasil, com quase 107 milhões de contingente, quase 500 tanques e sem nenhuma arma nuclear. lembrando que, nessa lista, não foi levado em consideração a qualidade de equipamento e treinamento dos exércitos citados.

(para ver maior, basta clicar na imagem)
(para ver maior, basta clicar na imagem)

Na contra partida, Temos alguns Estados que não possuem forças armadas, a exemplo da Costa Rica, que ficou em bastante evidência com sua participação na Copa do Mundo desse ano.

Países sem forças armadas

A grande maioria dos países do mundo dispõe de forças armadas. No entanto há algumas exceções:

Andorra - a defesa é fornecida em conjunto pela França e Espanha.


Costa Rica - a Constituição proíbe forças armadas, mas a Guarda Nacional tem unidades de combate.

Haiti - os rebeldes pedem seu restabelecimento. A polícia nacional mantém algumas unidades de combate.

Islândia - defesa a cargo dos EUA que mantêm, para isso, a Icelandic Defense Force.

Kiribati - defesa com assistência da Austrália e Nova Zelândia.

Liechtenstein - defesa e diplomacia a cargo da Suíça.

Mônaco - defesa a cargo da França.

Nauru - defesa a cargo da Austrália.

Palau - defesa a cargo dos Estados Unidos da América.

Panamá - A polícia nacional panamenha tem unidades de combate, com defesa garantida pelos EUA por tratado.

São Marino - defesa a cargo da Itália. Apesar de São Marino dispor, formalmente, de várias forças militares, elas apenas desempenham funções cerimoniais e policiais.

Vaticano - defesa a cargo da Itália. A Guarda Suíça, apesar de ser, formalmente, uma força militar é apenas cerimonial, agindo como a força de proteção pessoal do Papa e do Palácio Apostólico, todavia a Cidade do Vaticano, ostenta também a Corpo della Gendarmeria dello Stato della Città del Vaticano, que é responsavél pela ação policial, propriamente dita.

Da Wikipédia.

publicado em 20 de Julho de 2014, 06:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura