Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Os 68 melhores jogos de PlayStation (PSX, PS1)

Os melhores games do primeiro PlayStation pra matar a saudade do console clássico da Sony.

O PlayStation original caiu como um raio no mercado de games. 

Depois de bater na porta da Nintendo e da Sega, tentar parcerias e ver a coisa dando errado, a Sony decidiu apostar todas as suas fichas e lançar o projeto no mercado mesmo assim, de tanto que eles acreditavam ter uma mina de ouro nas mãos.

O resultado balançou o mercado de games inteiro e o mundo nunca mais foi o mesmo. A Nintendo diminuiu em relevância, a Sega teve de pular fora do barco dos consoles e a Sony assumiu o posto de líder, atualmente só podendo ser comparada à Microsoft.

Seria uma injustiça tremenda dizer que a Sony conseguiu emplacar o PlayStation só pelo marketing muito bem feito. A real é que o console, apesar das limitações de hardware que foram ficando mais evidentes com os anos e o progresso dos concorrentes, tinha o que um console mais precisa pra fazer história: games incríveis.

Não à toa, uma grande parte das principais franquias de games dos dias de hoje tiveram sua origem no primogênito da Sony.

Aqui eu fiz uma lista com os melhores jogos de PlayStation 1, mas já aviso que você vai sentir falta de muitos. Afinal, a biblioteca de mais de sete mil (!) jogos do PSX está abarrotada de games de primeira classe.

A regra, como sempre, é: não colocar mais de um jogo por série/franquia.

Prepare-se para uma avalanche de nostalgia e coloque os seus games favoritos lá nos comentários por que uma boa lista não é uma boa lista se não faltar alguma coisa. ;)

* * *

Se você está na pegada, não esqueça de conferir nossas outras listas de melhores games:

Dino Crisis

A Capcom é uma empresa que não tem o menor pudor de surfar uma onda de sucesso. Quando estouraram com Street Fighter II, a gente sabe a cachoeira de variações que eles criaram. Não foi diferente com Resident Evil. Dino Crisis segue o estilo de jogo survival horror e adiciona dinossauros à formula. Como não gostar?

Winning Eleven 4

É um pouco difícil recomendar um game de futebol no PS1 porque se teve um gênero que evoluiu ao longo dos anos foi esse, mas nos tempos do bom e velho PlayStation, um dos melhores era o Winning Eleven 4.

Spyro The Dragon

Uma espécie de jogo de plataforma 3D para o PlayStation que tinha um visual mais colorido e infantil. É um exemplar raro na biblioteca de games da Sony na época, já que eles miravam os gamers que já estavam mais adolescentes. Porém, esse game foi desenvolvido pra concorrer com os games da Nintendo. E funcionou, tanto que tem mais duas continuações pro primogênito da Sony.

Quake II

Outro gênero que teve um sopro de vida com a chegada dos consoles de 32bit e da mídia em CD foi o dos first person shooters. Doom já tinha pavimentado todo o caminho (e também tem uma de suas melhores versões no PlayStation), mas Quake é um dos melhores exemplares do gênero e ficou muito bem no console da Sony.

Street Fighter Alpha 3

Eu amo Street Fighter como um todo. Tem seus altos e baixos, claro, mas a média é excelente. Street Fighter Alpha é uma série incrível, ofereceu muita novidade pra lá de interessante e foi, por muito tempo, responsável por levar a estética e a jogabilidade a um outro patamar. Pra muitos, era mais uma continuação natural de Street Fighter II do que Street Fighter III, apesar de ser uma prequela. 

Bem, eu prefiro Street Fighter Alpha 2 e tenho minhas razões, mas não posso negar que o terceiro game tem bem mais coisa embutida, conta com a maioria dos personagens clássicos e pode, sim, ser considerada a versão definitiva da série.

Silent Hill

Esse é um dos melhores games de PlayStation, disparado. Eu tenho calafrios até hoje de ver toda aquela névoa enquanto você anda sozinho pela cidade e se depara com aquelas... coisas.

Tony Hawk's Pro Skater 2

Esse jogo lotava as locadoras. Trilha sonora impecável, toneladas de manobras loucas pra se fazer, você podia criar seu próprio personagem e tinha até a participação do Homem Aranha. Sério, vale até hoje o play.

Gran Turismo 2

Esse foi um game que elevou os limites do pobre PS1 quando ele já estava bem cansado. É um excelente jogo de corrida e simulação. Realmente um dos melhores no PlayStation.

Final Fantasy VII

Eis aqui uma escolha difícil: determinar qual game da franquia Final Fantasy para PlayStation eu vou colocar na lista. Bem, não tem erro. Pode pegar tanto o VII quanto o VIII ou o IX que você vai se dar bem. Tenho um pouco menos de apreço pelo VIII (não o suficiente pra deixar de recomendar, no entanto). Acho incríveis o VII e o IX até hoje. 

Twisted Metal 2

Legenda

Eu passava horas nas locadoras jogando esse game com meu irmão. Não tem nada de realista, mas é muito divertido. O modo de combate um contra o outro é feito pra você arrancar umas risadas ou os cabelos, dependendo se está ganhando ou perdendo. Vale a pena.

Resident Evil 2

Bem, o primeiro Resident Evil é difícil de se jogar hoje em dia. É muito duro, meio complicado de se controlar, um tanto lento.

O segundo melhora um pouco esses aspectos e é uma experiência mais refinada. Eu confesso que gosto bastante. Não dá pra negar que o terceiro é muito bom, um último exemplar do formato mais tradicional de "survival horror" da série. Se fosse pra pegar algum deles agora, eu iria tanto no segundo quanto no terceiro.

Rising Zan: The Samurai Gunman

Cara, olha o título desse jogo! Impossível não gostar desse game. Ele é uma espécie de shooter e beat'em up que mistura samurais e velho oeste. Preciso dizer mais que isso?

Castlevania: Symphony Of The Night

Esse game mudou a franquia Castlevania pra sempre. Ele tornou o gameplay mais ágil, incrementou os aspectos de RPG e exploração não-linear à moda de Metroid e, nossa... como é bonito! Vale o demais play.

Megaman X4

Embora muita gente não considere esse como um dos melhores games da franquia Megaman X, certamente ele representou um salto e tanto em termos de aparência e gameplay. Eu lembro de ficar fascinado pelas animações, as vozes, os gráficos e tudo mais que acontece enquanto você joga. Fora que adicionar a possibilidade de jogar com Zero desde o começo (apesar de seguir pelas mesmas fases), foi algo fascinante. 

Infelizmente, não sinto o mesmo esmero nos outros games do Megaman X para o PlayStation 1. No entanto, esse daqui vale seu tempo, especialmente se você já é fã de longa data do robô azul.

Wipeout 3

Wipeout é uma espécie de F-Zero pra PS1. Não sei outra forma de explicar. ;)

Acho um tanto difícil de controlar pros padrões de hoje, mas vale experimentar.

Legacy Of Kain: Soul Reaver

Eis um jogo enorme e muito bem feito, repleto de caminhos e possibilidades. Soul Reaver tem um tom mais escuro e sinistrão que dá um ar de coisa séria pro game. Experimente, pois é um dos melhores jogos de plataforma 3D da época.

Crash Bandicoot 3

O PlayStation representou o começo dos games 3D em consoles domésticos. Então, muito do que hoje é padrão em gameplay ainda não existia ou estava em fase experimental (lembrando que não era como hoje que você lança o game e depois vai atualizando até achar o ponto). Crash foi uma dessas tentativas primitivas de fazer um game de ação e plataforma 3D.

A primeira versão sofre um pouco com um gameplay meio escorregadio, mas no segundo e no terceiro game eles consertam a maior parte dos problemas e te garanto que você vai ser bem feliz. 

Grandia

Se teve um gênero que floresceu no PSX foi o dos RPG's japoneses. Ainda nos 16bit, em especial com o SNES, houve o começo de algo muito legal e vários jogos começaram a ser trazidos pro ocidente. Mas com o PlayStation a coisa ficou séria. Grandia é um dos melhores. Eu, particularmente, gosto muito do fato do jogo não ser completamente em 3D, o que fez ele envelhecer bem aos meus olhos. 

Vagrant Story

Esse jogo foi lançado já no final da vida útil do PlayStation e é um dos melhores RPG's disponíveis na plataforma. Vale cada minuto seu.

Front Mission 3

A gente não ouve muito falar do gênero estratégia no PlayStation. Acho que uma parte disso deve ser pelo fato de que o hardware permitia malabarismos muito maiores, então, a coisa de batalha por turnos deve ter ficado um pouco de lado. No entanto, Front Mission 3 é um belo exemplar do gênero, vale experimentar. 

Final Fantasy Tactics

Esse é um Final Fantasy diferente. Apesar do nome, ele é voltado ao aspecto estratégico da coisa, num estilo muito parecido com Ogre Taatics.

Crash Team Racing

Mario Kart deixou as empresas rivais loucas. O game fez um sucesso enorme e não demorou muito até a Sony e a Sega virem com seus equivalentes. Crash Team Racing segue a tendência de jogos de corrida com elementos de combate e foco total na diversão.

Tekken 3

Tekken fez história nos anos 90, na era dos jogos de luta. É um dos que vale conferir, não importa a versão. Porém, o terceiro tem um excelente ar mais contemporâneo, é bom de se jogar até hoje. A terceira versão, pra mim, é a melhor.

Metal Gear Solid

Eu tinha um amigo louco, absolutamente fanático por esse game. O jogo tem elementos cinematográficos que eram inéditos na época, colocava você pra pensar e pra agir, fazia você se esgueirar, resolver quebra-cabeças e dar uns tiros de vez em quanto. Como não gostar disso?

Não é à toa que Metal Gear Solid é apontado como O melhor jogo de PlayStation.

Syphon Filter

Syphon Filter era o "concorrente" de Metal Gear Solid. Também um excelente game que você não pode perder.

Einhänder

Não subestime os shoot'em ups do PS1. É um melhor que o outro. Não tem muito mistério nesse gênero, é colocar o jogo, atirar e se esquivar enquanto a tela está recheada de tiro pra todo lado. Vou deixar Einhänder aqui e a sugestão de procurar por mais. Vale muito a pena.

Tomb Raider 2

Uma lista de melhores games de PlayStation sem Tomb Raider seria um pecado. Minha opinião hoje em dia é que o primeiro game é um pouco lento e travoso demais, com a jogabilidade um tanto difícil. Mas eu acho o segundo game bem mais equilibrado e ágil, portanto, é a minha recomendação.

Ace Combat 2

Eu tinha o sonho de ter um PlayStation e uma boa parte disso foi por causa desse game. Eu achava incrível o realismo pra época, os alvos, as missões. Muito bom! Achava o terceiro game um pouco aberto demais, mas esse aqui me fisgava de jeito.

Spider Man

Eis um jogo foda!

O que eu mais gosto sobre esse jogo é que ele é anterior ao nosso tempo, onde há toda uma influência do cinema nos quadrinhos. Esse jogo é baseado apenas nos quadrinhos e tem tudo a ver. Além de transmitir muito bem a pegada do Homem Aranha, ele é um ótimo jogo de plataforma e ação.

Driver

Antes de GTA ser esse colosso, havia Driver. Bem menos aberto do que estamos acostumados hoje em dia, Driver ainda assim era um ótimo game que colocava você de um lado pro outro dentro de um carro executando missões pro crime como um policial disfarçado. Maravilhoso.

Chrono Cross

Tem dois jeitos de jogar Chrono Cross. Um é se você já jogou Chrono Trigger e procura por uma continuação. Outra é cair de paraquedas e jogá-lo isoladamente.

Bem, eu recomendo de coração que você encare Chrono Cross como um game isolado. Jogá-lo esperando uma continuação de Chrono Trigger pode ser um pouco frustrante. Porém, é bom deixar claro: o game é ótimo.

Darkstalkers 3

A única coisa que eu tenho a dizer é: que jogo absurdamente lindo!

Sério, olha todo o esmero com a arte, as cores e as animações. 

E, como se não bastasse o espetáculo, ainda é um dos melhores jogos de luta para o PlayStation. 

Need For Speed

A partir do PS2 eu acho que a série desandou bastante. Porém, posso dizer que esse era meu jogo de corrida favorito no PlayStation. Coloco aqui o primeiro por me reservar o direito de ser nostálgico. Claro que recomendo os outros três na plataforma também.

Bloody Roar II

Eu gostava muito desse jogo. Achava uma pena que ninguém entre os meus amigos compartilhava do mesmo apreço, mas era um joguinho de luta em 3D dos melhores. Era assim, você começava humano e no meio da batalha, conseguia se transformar em uma espécie de lobisomem, só que com vários animais diferentes, não só lobos. Eu confesso que preferia esse a Tekken, por exemplo, que eu achava bem mais lento e difícil de controlar. Mas, claro, aí é puro gosto, já que eu sou da escola Street Fighter de jogos de luta. :) 

Road Rash

Outro jogo pelo qual fui apaixonado. Quase sempre que você adentrava as locadoras da vida, tinha pelo menos uma tela com Road Rash. Considero essa a versão definitiva do game.

Brave Fencer Musashi

Outro jogo sensacional do qual não se ouve falar muito hoje. É um RPG de ação fantástico, charmoso em tudo. 

Xenogears

Eis um tipo de jogo que não se faz mais hoje em dia. 

Xenogears não só é um dos melhores RPG's do PlayStation como é um dos melhores de todos os tempos. Dentre as minhas características favoritas desse game estão as animações feitas à moda antiga, mescladas com computação gráfica.

Além disso, o jogo não é um 3D puro, mas tem uma boa mistura entre os dois mundos. Gosto dos jogos da época que faziam isso, como Valkyrie Profile, por exemplo.

Grand Theft Auto 2

GTA em sua primeira forma: visão superior. Eu confesso que gostava muito desse modo de jogo, acho que tinha uma certa ingenuidade. Eu conseguia passar o dia inteiro jogando. Nada como atiçar os policiais e tentar se manter vivo enquanto a cidade pega fogo.

Quem imaginaria, nessa época, que essa franquia viraria esse colosso que é hoje?

Medal Of Honor

O que esperar de um jogo dirigido e produzido por Steven Spielberg? Isso, um game que mudou o gênero pra sempre. Até então, games sobre guerra não tinham muito mais do que tiroteios, no estilo Wolfenstein. Medal Of Honor trouxe toda uma nova camada de storytelling e realismo pra coisa. Não á toa, virou uma franquia das mais rentáveis.

Parasite Eve

Parasite Eve é como se você pegasse o survival horror de Resident Evil e adicionasse meia xícara de chá de RPG estilo Final Fantasy VIII. A história de Parasite Eve é baseada num livro, que virou filme e que depois virou game nas mãos da Square.  

Ridge Racer

Os jogos de corrida feitos pra arcade existem num universo à parte. Eles não são pensados para serem representações fiéis de uma corrida real. Ao invés disso, eles só têm três missões: serem divertidos, rápidos e deixarem você com uma compulsão por trocar o troco do lanche por fichas.

É como se Ridge Racer fosse feito para concorrer diretamente com o Sega Saturn, que mandava muito bem nesse gênero. Não fez feio, amigos. 

Porém, importante mencionar que é o primeiro da série e talvez não tenha envelhecido tão bem pros padrões de hoje. Mas vale jogar pela nostalgia, pra entender de onde a série veio e pra usar como base pra experimentar os outros da série também no PS1.

Alundra

A Sony desencorajava jogos em 2D no PlayStation. Uma das partes mais importantes da publicidade que eles faziam na época era dizendo que jogos em 2D eram pra crianças.

Alundra rompe essa barreira e oferece um adventure RPG que bebe um pouco na fonte de Zelda e oferece uma bela experiência pro gênero no PS1.

Oddworld: Abe's Odyssey

Eu via esse jogo na locadora e não entendia por que sempre tinha alguém nele. Mas a real é que quando você experimenta, é difícil largar. É bem estranho, mas é super interessante. Vale o play.

Bust-a-Move

Houve um tempo no qual uma febre tomou conta de todas as locadoras. Eram aqueles tapetes no qual a molecada ficava em cima pisando e dançando de acordo com os comandos que apareciam na tela. O jogo era sempre uma variação de Bust-a-Move. Tinham vários, bastava escolher.

Pra quem não tinha dinheiro pra ficar gastando no shopping com Dance Dance Revolution, era esse o caminho. 

O único porém é que pra ser divertido tem que ter o tapete. Se não tiver, nem tente.

X-Men Vs Street Fighter

A Capcom deitou e rolou nessa época. Eles eram absolutamente incríveis nessa coisa de fazer jogos de luta. Quando pegaram a licença da Marvel, então, os caras arrasaram ainda mais. Não vacile, cara, jogue.

Marvel vs Capcom: Clash of Super Heroes era outro incrível que você não pode perder.

The King Of Fighters '98

A SNK também fazia bonito nos jogos de luta. O PlayStation recebeu vários ports dessa era. O The King Of Fihgters '98 é um favorito meu, mas recomendo qualquer um dos que existem pro PSX, ou seja, o '95, '96, '97 e o '99.

Metal Slug X

A SNK mandou muito bem no PS1. Metal Slug X tem uma simplicidade que não se vê muito no PlayStation. É um shooter cheio de personalidade. É pegar, atirar, se esquivar e rir. Muito bom.

Bushido Blade 2

Jogo de gente grande.

Trata-se de um jogo de luta produzido pela Square (muito mais famosa por seus RPG's).  Adiciona ao gênero uma dramaticidade narrativa muito maior que o "normal" e propõe-se a representar as batalhas de espada de uma maneira mais "realista". Basicamente, levou espadada, morreu.

Meu amigo, a coisa pode ficar muito séria, em especial no modo pra 2 jogadores.

Tenchu

Tenchu é um pouco como Metal Gear Solid. Você precisa executar missões furtivas, só que no papel de um ninja badass. Esse jogo é foda porque ninjas são incríveis.

Diablo 

Diablo era mais famoso como um game de PC, mas no PlayStation fez os moleques se hipnotizarem pela temática sinistrona e, claro, pelo jogo em si, que era excepcional. Quem nunca passou horas e mais horas jogando Diablo não sabe o que é bom. ;)

Duke Nukem: Time To Kill

Isso aqui deixou a molecada louca!

Assim como Diablo não é muito famoso como um título de PlayStation propriamente, mas arrasou no console, em especial por causa de seu conteúdo mais adulto. 

Rayman 2: The Great Escape

Aqui uma questão de gosto pessoal. Eu gostava muito do visual 2D hiper colorido do Rayman original. Mas quando fizeram a transição pra plataforma 3D, quem diria, Rayman fez bonito. É um dos melhores games do PlayStation, junto com o Rayman 3.

Soul Of The Samurai

Também conhecido como Ronin Blade, é um daqueles games bem adultos que começaram a sair pós-PlayStation. É uma espécie de Resident Evil com dinâmicas de jogo de luta. O jogo tem dois caminhos, dependendo de qual personagem você escolher. Vá com tempo livre, por que você vai querer ir fundo nesse.

* * *

Vocês pediram, então, decidimos atualizar o post com as escolhas da comunidade! Aqui vão mais alguns dos melhores games do PlayStation, segundo vocês. ;)

Harvest Moon: Back To Nature

Harvest Moon é aquela série de games que você não dá nada (afinal, o que tem de interessante em cuidar de vacas, galinhas e plantações?). Daí, você começa a jogar, cuida de um bicho aqui, de uma planta ali, conhece uma amiguinha... quando viu, construiu uma vida inteira na fazenda.

Colin McRae Rally 2.0

A Sega tinha o Sega Rally, um puta game de corrida nas mais diversas pistas acidentadas. A Sony, que não gostava de ficar atrás em nada, tinha Colin McRae Rally 2.0. Bonito demais.

Soul Edge

Soul Edge, também conhecido como Soul Blade, é o primeiro game da série Soul, que depois ficou conhecido como Soul Calibur. Vale conferir pela nostalgia.

Valkyrie Profile

Se você gosta de RPG's, não perca esse game por nada. É um dos melhores não só do PS1, mas da história.

Vigilante 8

Outro jogo que fazia sucesso nas velhas locadoras de bairro. Saia por aí pilotando veículos irados e destruindo coisas. Excelente.

Jackie Chan Stuntmaster

Uma espécie de beat 'em up do Jackie Chan, é hoje considerado um dos grandes clássicos do gênero.

Pocket Fighter

Não se deixe enganar pelo visual fofo. Esse game é um ótimo jogo de luta que conta com uma mistura de várias franquias da Capcom. Vale uma tarde de risadas com os amigos.

Breath Of Fire IV

De longe, um dos melhores RPG's que existem por aí. A série fez história no SNES mas seguiu bonito o legado no PS1. Um dos imperdíveis.

Legend Of Mana

Secret of Mana é um dos maiores clássicos que o gênero RPG já viu. Legend Of Mana é o quarto jogo da série, conhecida no Japão como Seiken Densetsu e, provavelmente, tem a direção de arte mais bonita que você já viu em um game de PlayStation.

Digimon World 3

Digimon foi uma das séries que surgiram na febre de Pokémon, lá pelos anos 90. E, como é de se esperar, existia um bocado de rivalidade entre os fãs das duas franquias. Esse é um dos melhores games que fizeram pros monstrinhos digitais.

G-Darius

Darius é uma série velha conhecida de quem curte shoot 'em ups. Essa é a versão de PlayStation dos games e mantém o nível lá em cima. Perfeita pra quem nunca se cansa de enfrentar naves em formato de peixes espaciais.

R-Type Delta

Outro excelente shoot 'em up. Só vai.  

Nightmare Creatures 2

Alguns jogos não têm o título que têm à tôa. Nightmare Creatures é mais um jogo do gênero survival horror, tem cada bicho de arrepiar e é um jogasso.

Klonoa

Jogo de plataforma 3D dos mais coloridos e bonitos do PS1. Sei que é difícil admirar graficamente jogos em 3D dessa época, mas eu acho muito legal o que eles fizeram com as cores aqui. 

PaRappa The Rapper

Mais um daqueles jogos de música que se tornaram tão populares lá pelos anos 2000, principalmente com Guitar Hero. Faça a sequência correta por cima de umas bases cheias de groove e mande umas rimas sobre o que tá fazendo. Inusitado? É por que é mesmo.


publicado em 31 de Março de 2018, 00:00
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura