Os melhores games para jogar de galera

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Juntar um pessoal para sair e beber é do caralho. Ô se é. Mas juntar um pessoal para beber e não sair pode ser tão divertido quanto -- ou mais, se você souber escolher os games certos para a ocasião.

O problema é fazer essa escolha. Um jogo muito complicado para uma galera que nunca jogou mais do que o jogo da cobrinha no celular vai ser uma catástrofe de bocejos e frustração. Da mesma forma, um jogo colorido como Mario Party, por mais divertido que seja (e é!), dificilmente vai agradar a galera do Muay Thai que você convidou pro esquenta pré-balada na sua casa sexta à noite.

Por isso a lista a seguir foi extensivamente pensada, minuciosamente planejada, enfaticamente organizada e ferrenhamente discutida pelos dois hemisférios do meu cérebro para contemplar todas as possíveis configurações de galera. A sua única preocupação será arranjar os itens a seguir no maior formato ou quantidade possível: TV, sala, bebidas, controles, amigos.

Bomberman Live: Battlefest (Xbox 360)

Tamanho e tipo ideal de galera: 4 pessoas de qualquer espécie

 YouTube | Juntando a galera desde 1983

Um bom jogo é aquele que já nasce com um regras e mecânicas tão bem resolvidas que qualquer tentativa de mudá-las radicalmente acaba fracassando. Bomberman é assim desde a sua primeira versão: apenas sendo refinado, nunca alterado (ao menos não de maneira decente).

De tão simples, pode ser jogado literalmente por qualquer pessoa que tenha duas mãos para apertar os botões. Você só anda e coloca bombas no caminho dos outros, esperando que eles caiam nas explosões e você seja o último a sobrar vivo na arena.

As melhores versões desse clássico provavelmente são as do Super NES, mas como é um pouco complicado arranjar um desses hoje em dia -- a não ser que você ainda tenha o que usava quando era moleque--, recomendo a versão recente chamada Bomberman LIVE: Battlefest.

Mario Kart / Mario Party (Wii)

Tamanho e tipo ideal de galera: de 3 a 6 pessoas sem preconceito com jogos coloridos

YouTube | Quem nunca?

Qualquer jogo de esportes que estrele o italiano símbolo dos games é uma boa pedida para casa cheia, mas Mario Kart certamente reina soberano como o melhor deles. Um dos maiores clássicos da tela dividida tem em sua edição para o Wii uma das versões mais divertidas e melhores para jogar em grupo, já que está cada vez mais caótico -- o que dá mais chances aos novatos de não ficarem tão para trás.

Mais caótico ainda é Mario Party, o jogo de tabuleiro digital onde você joga dados, avança casas e compete em minigames a cada rodada atrás de mais moedas. Em um momento você está ganhando e rindo da cara dos seus amigos, e no próximo você está em último lugar, rindo da própria desgraça.

O único erro de quem costuma chamar o povo para jogar Mario Party é querer jogar um tabuleiro inteiro, como seria o mais óbvio. Uma amiga me sugeriu uma modalidade bem mais interessante: shots na mesa, apenas minigames, quem perder tem que virar.

WarioWare Smooth Moves (Wii)

Tamanho e tipo ideal de galera: até 12 pessoas que não se importem com completa falta de noção

YouTube | Você tem que ser muito amargo para não se divertir jogando isso

WarioWare é uma série de jogos baseados em "microgames", nos quais você tem que fazer uma coisa uma vez -- mas tem que fazer bem rápido, senão perde. Estou falando de objetivos bizarros como colocar uma dentadura na boca de uma velha, estourar uma champagne, equilibrar um panda e pular corda.

A versão do Wii, com o subtítulo Smooth Moves, é a melhor até agora, já que com um controle só você pode armar uma gincana com até 12 pessoas que vão se alternando no jogo, uma a cada no máximo 5 segundos.

Definitivamente um dos meus favoritos. Não faz o menor sentido jogar isso se não for de galera.

Rock Band (X360/PS3) ou Dance Central (X360)

Tamanho e tipo ideal de galera: de 3 a 5 pessoas que gostem de música e/ou dançar

YouTube | Rock Band se for com os bróders

YouTube | Dance Central se tiver muita mulher

Entre esses dois, eu recomendo Rock Band ou Dance Central baseado em um único critério: a quantidade de mulheres presentes na galera.

Geralmente, Rock Band funciona melhor com uma maioria de homens. Sabe como é, quase todos entre nós já tivemos alguma aspiração de ser um rockstar -- nem que para isso precisemos apelar para instrumentos de plástico e covers do Bon Jovi.

Já as mulheres costumam se soltar mais com o inovador Dance Central (exclusivo do Xbox com Kinect), que consiste em imitar no meio da sala os passos de dança mostrados na tela, ao som de sucessos do pop. Melhor para elas, que se divertem mais, e para nós, que podemos ficar apreciando.

Um bom jogo de luta

Tamanho e tipo ideal de galera: de 4 a 10, de preferência sem nenhum viciado no meio

YouTube | O clássico dos clássicos, sucesso aqui no QG

Jogos de luta são ótimos de galera porque, apesar de apenas dois jogarem de cada vez na maioria dos casos, os outros sempre acabam se envolvendo na torcida. As partidas são rápidas e todo mundo joga na sua vez. O único problema é quando tem algum elemento mais viciado que os outros, que acaba nunca parando de jogar (já que a tradição manda que apenas o perdedor passe o controle).

Entre Street Fighter e Mortal Kombat, eu confesso que prefiro Soul Calibur. Mas todos são divertidos se todo mundo estiver mais ou menos no mesmo nível de habilidade.

Menção mais do que honrosa a Super Smash Bros Brawl, de Wii, o jogo de luta mais diferentão que você pode encontrar. Em vez de barras de energia, uma porcentagem que cresce à medida que o personagem apanha e faz com que ele "voe" cada vez mais longe a cada golpe, perdendo pontos quando é jogado para fora do cenário. Vários personagens de diferentes jogos se pegando de porrada, usando centenas de itens diferentes, uma correria, um caos, uma diversão sem fim.

Castle Crashers ou Scott Pilgrim (ambos: X360/PS3)

Tamanho e tipo ideal de galera: no máximo 4, que queiram jogar mais de boa, por bastante tempo

YouTube | River City Ramsom + Double Dragon + awesomeness

YouTube | "Long live 2D!"

Lembra dos clássicos Final Fight, Streets of Rage ou Cadillac and Dinosaurs? Castle Crashers e Scott Pilgrim vs. The World são os melhores substitutos atuais dentro desse estilo "briga de rua".

A jogatina consiste em cada um escolher o seu personagem e todos passarem juntos das fases, batendo em todos os inimigos até não sobrar nenhum. Apesar da temática, é um tipo de jogo até mais calmo, bom pra bater um papo de horas entre amigos.

FIFA (X360/PS3)

Tamanho e tipo ideal de galera: de 2 a 4 bróders

YouTube | A boa e velha pelada virtual, levada a sério

Não tem jeito e não é sexismo: futebol, ao menos no videogame, é o jogo dos bróders.

As provocações, as comemorações, as reclamações de que o outro está demorando muito na tela de esquema tático ou escolhe sempre o Barcelona... Eu mesmo, que não gosto de futebol real, já me diverti muito com meu ex-cunhado e alguns amigos só no controle da Juventus. Ao menos no videogame, experimentei em primeira mão por que dizem que o futebol aproxima os homens.

E nem venha gritar "Pro Evolution!" nos comentários. Faz muito tempo que FIFA é melhor, não negue.

GoldenEye 007 (Nintendo 64)

Tamanho e tipo ideal de galera: 4 amigos que sabem o que é bom

YouTube | Aula de história

A palavra "clássico" não é capaz nem de começar a definir GoldenEye 007. A única maneira de jogá-lo é correr atrás de alguém que ainda tenha um Nintendo 64 funcionando, além do cartucho (faz tempo que você não ouve essa palavra, hein?), mas a recompensa é o melhor jogo de tiro multiplayer da história.

Impossível esquecer das armas características (duelo de Golden Guns ou de facas era de lei) ou das fases geniais e cheias de passagens alternativas (onde, também de lei, sempre colocávamos umas Proximity Mines certeiras para explodirem na cara de quem passasse).

Hoje em dia, jogar isso em uma TV moderna implicaria em aguentar uma resolução horrível e uma proporção esticada em wide. Praticamente impossível achar quatro controles de N64 em bom estado, também. Ainda assim, caramba, tudo isso valeria a pena para juntar os quatro amigos certos em frente a um dos jogos mais divertidos da infância e adolescência de quem hoje já vislumbra os 30 anos.

Há remakes recentes para Wii e para Xbox 360, mas nenhum tem a magia do original.

* * *

Quando você junta a galera na sua casa para jogar alguma coisa, o que você coloca?

Mecenas: Philips

Uma das sacanagens de jogar multiplayer com a galera em casa é aquela olhadinha na tela do adversário pra saber onde ele está escondido.

Quem nunca fez isso, principalmente em jogos de tiro?

A Phillips fez uma SmartTV pra acabar com essa palhaçada: basta cada jogador colocar um óculos especial que vem com a TV e ativar a função de Dual View Gaming e pronto, cada jogador vai enxergar somente a sua tela -- e ainda por cima em full screen, sem mais roubalheira. Ideal para competições acirradas de Gears of War e Call of Duty.

Philips SmartTV
Testamos essa belezinha de 5o polegadas aqui no QG, navegamos em alguns sites, assistimos os vídeos do nosso canal do Vimeo no telão (principalmente o Bom dia com a Mari) sem precisar fazer gambiarras de ligar computador no HDMI. A TV acessa a internet sozinha e tem um programa de navegação próprio e inteligente.

Para conhecer melhor sobre a SmartTV fodona da Philips acesse este link.


publicado em 26 de Julho de 2012, 10:37
File

Fabio Bracht

Toca guitarra e bateria, respira música, já mochilou pela Europa, conhece todos os memes, idolatra Jack White. Segue sendo um aprendiz de cara legal.\r\n\r\n[Facebook | Twitter]


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: