O mito do pão de queijo mineiro & outras teorias da conspiração

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Escrevo agora para desmascarar uma terrível conspiração.

Adoro pão de queijo. Comi pão de queijo a vida toda. Passei sete anos fora do país e traficava polvilho azedo e doce como quem contrabandeava cocaína.

Esse tempo todo, sempre ouvi que o melhor, o verdadeiro, o pão de queijo moleque, o pão de queijo maroto, o pão de queijo de várzea, o pão de queijo de raiz, era o pão de queijo de Minas Gerais.

Pois bem. Esse carioca está em Minas Gerais. Livre, leve e solto. Aberto e disposto a comer o melhor pão de queijo do mundo.

E cadê ele?

Conspiração.

O pão de queijo perfeito está sempre em outro lugar.

Ao meu lado, invariavelmente, um mineiro prova o mesmo pão de queijo que eu e diz:

"Uai, ess'trem tá bão, não. O pãodiqueiji bão mesmo é alipertim, (naquela loja/naquela cidade/naquela estrada)."

Ou então, pior, muito pior, dizem que sim, Minas tem o pão de queijo ideal, claro!, mas só se for feito em casa.

Na casa de quem?, eu pergunto, já desesperado. Onde? Qual o endereço? Lá passa ônibus?

O fato é: estou em Minas há seis dias. Já passei por quatro cidades (BH, Congonhas, São João del Rey, Tiradentes). comi todos os pães de queijo que vi pela frente.

E não encontrei nenhum que fosse significativamente melhor do que o pão de queijo bom que se come em qualquer lugar do Brasil.

(Comi a melhor empada de queijo do universo no Mercado Central de BH, mas aí já é outro salgadinho.)

Em suma,  a conspiração já começa a ruir. As máscaras caem. As mentiras começam a aparecer. Dá pra enganar todo mundo por algum tempo, ou algumas pessoas por todo o tempo, ou cariocas que não cruzaram o estado degustando pão de queijo, mas tudo tem limite.

Estou sacando vocês, mineiros.

Estou em São João del Rey. Hoje, vou pra Bichinho. De lá, Mariana e Ouro Preto. Pra terminar, Inhotim e BH. Ainda dá tempo de salvar a honra de vocês. O Brasil inteiro está vendo.


publicado em 26 de Fevereiro de 2013, 21:09
File

Alex Castro

alex castro é. por enquanto. em breve, nem isso. // esse é um texto de ficção. // veja minha vídeo-biografia, me siga no facebook, assine minha newsletter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: