Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Polir uma Telha | Mente de Principiante #8

"Quando sua vida é parte de seu meio ambiente - em outras palavras, quando você se volta a si mesmo, ao momento presente - então não há problemas." -Shunryu Suzuki

Nota: pra quem começou a acompanhar​​ agora​, estou adaptando trechos do livro "Mente Zen, mente de principiante" do mestre Zen Shunryu Suzuki​ em tirinhas de quadrinhos,​ essa é ​de​ número oito (veja as anteriores aqui)​.​

* * *

No capítulo "Polir uma telha"​ tem um trecho ​onde Suzuki comenta este koan, muito conhecido no zen budismo. Koans são histórias curtas com o objetivo de desafiar a mente condicionada do praticante budista.

No nosso dia-a-dia ​estamos sempre em busca de um eu melhor. Buscamos nos aperfeiçoar, estudar, praticar esporte, trabalhar, ganhar mais dinheiro. Dificilmente estamos satisfeitos com o momento presente. 

Nossos condicionamentos nos dizem que há algo externo ou fora do presente que precisamos atingir para nos tornarmos plenos. Um dia, ouvimos falar da iluminação e começamos a praticar meditação para alcançá-la, do mesmo jeito que buscamos outras coisas. Os mestres Zen ensinam os koans para desafiar esse modo de pensar.

Os mestres, como Nangaku Ejo (677–744), ensinam que todos nós já temos a mente de buda, que é a nossa essência, uma mente livre de condicionamentos, plena. 

Shunryu Suzuki diz: 

"Quando sua vida é parte de seu meio ambiente - em outras palavras, quando você se volta a si mesmo, ao momento presente - então não há problemas. Quando você começa a divagar em torno de uma ilusão que está fora de você mesmo, então o ambiente a sua volta deixa de ser real. (...) A maior parte das pessoas vive imersa em ilusão, enredada em seus problemas, tentando resolvê-los. E a maneira de resolvê-los é tornar-se parte deles, ser um com eles."

Oficina Desbloqueio do desenho em São Paulo - 4ª Edição

Sábado agora, dia 08 de agosto, rola mais uma edição da oficina desbloqueio do desenho. Vamos entender melhor o que nos bloqueia e aprender técnicas para começar praticar e desenvolver essa habilidade. 

Mais informações e inscrições no Cinese.

Quer colocar isso em prática?

Para quem está cansado de apenas ler, entender e compartilhar sabedorias que não sabemos como praticar, criamos o lugar: um espaço online para pessoas dispostas a fazer o trabalho (diário, paciente e às vezes sujo) da transformação.

veja como entrar e participar →


publicado em 05 de Agosto de 2015, 12:10
5d27c0c0b5ec791eda33f14792b8f9ce?s=130

Daniel Gisé

Nasceu e vive em São Paulo. Formado em artes plásticas pela UNESP. É quadrinhista, ilustrador e web designer, também dá oficinas de desenho e HQ, e é praticante de meditação iniciante. Mais no Facebook e no site www.danielgise.com.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura