O bom astrólogo

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Uma amiga estava buscando por um astrólogo para fazer seu mapa astral, e acrescentou:

"Mas ó, só se for em um BOM astrólogo, hein?"

E eu, do alto do meu ateísmo, fiquei cá pensando:

Como diferenciar um bom astrólogo de um mau astrólogo?

"Medicina alternativa" que funciona tem nome: "medicina".
"Medicina alternativa" que funciona tem nome: "medicina".

Por exemplo, se um bom homeopata é aquele que receita aguinha diluída que não têm efeito prático algum... mau homeopata é quem receita antibiótico e quimioterapia?

Se o bom astrólogo é quem inventa toda uma narrativa fictícia para sua existência baseada na posição arbitrária dos astros... mau astrólogo é quem começa a chorar no meio do mapa astral, se confessa leitor de Carl Sagan e admite que é tudo mentira?

Ou será que mau astrólogo é quem ainda por cima bate sua carteira no fim da sessão e ri na sua cara?

(Os exemplos poderiam continuar ad eternum, mas os homeopatas e astrólogos já vão me encher o saco o suficiente por esse texto. Melhor não citar outras atividades: vocês sabem quais são.)

Sei que minhas perguntas não-retóricas vão irritar os crentes, mas estou falando sério e minha dúvida é honesta: como medir a qualidade de um profissional desses?

Certas coisas são tão inerentemente nocivas e fraudulentas que fica difícil mensurá-las quantitativamente: fazem mal quando funcionam errado e fazem mal quando funcionam direito.

* * *

A homeopatia é especialmente nociva, pois muitas pessoas deixam de se tratar por confiar em remédios que são, basicamente, água. Pior: quando se fala isso, sempre aparece um mala da exceção para dizer "mas eu usei homeopatia e me curei", sem se dar conta que evidências anedóticas não têm valor algum. (Até que porque evidência anedótica todo mundo tem: esse site lista todas as pessoas que a homeopatia matou.)

Faz cem anos que homeopatas tentam provar cientificamente, em condições controladas, que a homeopatia funciona e nunca conseguiram. "Medicina alternativa" que comprovadamente funciona tem nome: medicina. Até que a homeopatia consiga passar por esse teste (e então se torne simplesmente "medicina"), é melhor evitá-la.

James Randi oferece um milhão de dólares para quem provar que homeopatia funciona


publicado em 10 de Agosto de 2013, 06:19
File

Alex Castro

alex castro é. por enquanto. em breve, nem isso. // esse é um texto de ficção. // veja minha vídeo-biografia, me siga no facebook, assine minha newsletter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: