Reverência | Mente de Principiante #9

"Ao reverenciar, estamos abrindo mão de nós mesmos"

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Nota: pra quem começou a acompanhar​​ agora​, estou adaptando trechos do livro "Mente Zen, Mente de Principiante" do mestre Zen Shunryu Suzuki​ em tirinhas de quadrinhos,​ essa é ​de​ número nove (veja as anteriores aqui)​.​

Para fazer as tiras para o Papo de Homem, estou relendo o livro todo. Li pela primeira vez quando eu estava começando uma prática diária de meditação. Lia um trecho do livro e depois meditava alguns minutos.

É impressionante como reler essas mesmas passagens, após algum tempo de prática e estudo do budismo, o livro parece outro, bem diferente.

Também gosto cada vez mais da forma minimalista do Suzuki explicar as coisas: "apenas sentar", "nada especial".

A princípio, o que me chamou atenção nessa passagem (do capítulo "Reverência") foi o fato do Suzuki falar um pouco do mestre dele. A ênfase que ele dá à reverência também me fez olhar essa prática com mais atenção.

"Reverência é uma prática muito séria. Você deve estar preparado para fazê-la, mesmo no seu último momento; quando não puder fazer mais nada, exceto reverenciar, você deve fazê-lo." 

Oficina Desbloqueio do desenho em São Paulo (Sábado, 31/10)

Estamos na quinta edição dessa oficina que está sendo uma grande alegria oferecer. É indicada para qualquer pessoa em qualquer nível de aprendizagem, que queira retomar ou começar a prática do desenho.  Vamos entender melhor o que nos bloqueia e aprender técnicas para desenvolver essa habilidade. 

Mais informações e inscrições pelo Cinese.

* * *

Agora você pode comprar uma impressão das tiras em tamanho grande. Comprando, você me ajuda a cobrir os gastos de um retiro que irei participar no CEBB Caminho do Meio em Viamão em fevereiro.

Quem não tiver acesso ao Facebook, ou tiver qualquer dúvida pode me mandar um e-mail: danielgise@gmail.com .

Quer colocar isso em prática?

Para quem está cansado de apenas ler, entender e compartilhar sabedorias que não sabemos como praticar, criamos o lugar: um espaço online para pessoas dispostas a fazer o trabalho (diário, paciente e às vezes sujo) da transformação.

veja como entrar e participar →


publicado em 27 de Outubro de 2015, 15:20
5d27c0c0b5ec791eda33f14792b8f9ce?s=130

Daniel Gisé

Nasceu e vive em São Paulo. Formado em artes plásticas pela UNESP. É quadrinhista, ilustrador e web designer, também dá oficinas de desenho e HQ, e é praticante de meditação iniciante. Mais no Facebook e no site www.danielgise.com.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: