Seja anfitrião de um jogo da Copa | Ignição #8

Por que não aproveitar a farra, né?

Olá, pessoal!

Bem vindos a mais uma Ignição do Papo de Homem! 

Essa edição marca o segundo mês da coluna e não poderíamos estar mais felizes, principalmente pelo volume gigante de comentários excelentes. Muita gente se manifestando e agradecendo o gás que a Ignição vem dando em suas vidas.

Olha só esse, por exemplo:

E esse:

E mais esse:

Coisa linda demais de ver!

Agora, vamos à prática da semana.

Seja anfitrião de um jogo da Copa

Hoje, resolvemos entrar no clima da Copa, afinal, nem toda prática precisa ser cabeçuda e demandar sofrimento.

Mas, como sempre, nós não vamos apenas chamar os amigos para tomar uma cerveja e comer uns petiscos enquanto reclamam do Neymar e riem das frases de efeito do Galvão. A essa altura já devem ter notado que na Ignição o porquê de fazermos algo é tão importante quanto o algo em si.

É difícil nos ligarmos nisso, mas o autocentramento é uma das maiores causas de sofrimento. Quanto mais nos focamos em nós mesmos, mais sofremos, menos temos causas de alegria. A lógica é bem simples. Quanto mais me alegro pelos outros, mais motivos tenho pra sorrir. E quanto mais eu mesmo me coloco como facilitador da felicidade de outras pessoas, mais eu mesmo fico feliz.

Por isso, vamos utilizar o pretexto da Copa do Mundo pra proporcionar um pouco de alegria e diversão. Vamos nos posicionar como anfitriões, exercitar a generosidade, o cuidado com o outro.

Como já falamos outras vezes, preparar um pequeno evento demanda uma certa logística e, portanto, é uma ótima maneira de exercitar a própria capacidade de organização. Você vai ter de se preparar com uma certa antecedência, convidar as pessoas (e, portanto, passar por cima da tendência ao isolamento e, talvez, ter de lidar com alguma rejeição, caso alguém negue), pensar em petiscos e bebidas, caso prepare um churrasco, vai ter de ver quem vai assar e garantir a carne, checar se o som e a televisão estão ok, se há espaço pra todos de maneira confortável... a lista pode ir longe. ;)

Um outro ponto importantíssimo é a necessidade de garantir que todos vão estar bem, se divertindo, passando um momento agradável. Ou seja, uma ótima oportunidade de se interessar pela vida de cada um, bater um papo e sair um pouco da zona de autointeresse. 

Temos alguns ótimos artigos que podem ser úteis:

Se tiverem mais boas dicas para sediar aquele jogo em casa, não façam cerimônia e coloquem nos comentários. Estamos aqui pra isso. 

Aliás, sobre aqueles grupos de Whatsapp que vocês vêm montando, pra se acompanharem mutuamente na Ignição, essa pode ser também a chance de vocês se reunirem presencialmente. 

Vamos aproveitar enquanto é tempo, pois agora, cada jogo pode ser o último. ;)

Boa prática, pessoal, e até quarta-feira que vem!

* * *

O que é a coluna Ignição?

Resumindo: queremos iniciar processos de transformação por meio de ações práticas.

Aqui no Papo de Homem temos trocentos textos filosofentos falando de tudo. Agora, vamos pra outra abordagem.

Menos papo, mais ação.

Você está perdido e não sabe o que fazer da vida? 

Aqui vamos oferecer um ponto de partida, ações simples que você possa usar como um aquecimento, que coloque seus "músculos" no ponto para você gradativamente começar a lidar com seus problemas de frente.

Como funciona?

Toda semana vamos sugerir ações práticas acessíveis, para que você possa sair da inércia.

Depois, pedimos que venham aqui no artigo e relatem, em detalhes, como foi a experiência. Vale qualquer coisa, inclusive e principalmente, se der tudo errado, pois é nessas horas que a gente precisa de apoio e a coisa de termos uma comunidade mais vai fazer sentido. Nos colocando em movimento vamos começar a descobrir irmãos, amigos, enfim, parceiros de transformação.

Com o tempo, vamos cultivar uma rede de parceiros, dispostos a transformar suas vidas e também conversarem sobre o processo todo como uma forma de se incentivarem e se apoiarem. 

A Ignição é incrível, onde encontro os experimentos anteriores?

Muito fácil! Basta entrar na coleção Ignição.

Já conhece o ebook "As 25 maiores crises dos homens — e como superá-las", produzido pelo PdH?

 
 
 

Se deseja adquirir ou presentear alguém que possa se beneficiar, compre a sua edição aqui.

Para conhecer mais sobre o conteúdo do livro e tudo que vai encontrar lá dentro, leia esse texto.

Ao comprar o livro, você também ajuda a manter o PapodeHomem vivo.

Nosso rendimento com anúncios caiu drasticamente nos últimos dois anos, assim como aconteceu com toda a indústria jornalística, no Brasil e no mundo (a verba agora se concentra no Facebook e no Google). Como o que fazemos é para vocês e não para gerar o maior número de clicks com textos vazios, essa ajuda é essencial para nossa sustentabilidade.


publicado em 04 de Julho de 2018, 12:13
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura