Teste: seu Notebook virou um Dinobook?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

A hora da compra é sempre marcada pelo máximo do prazer. Que maravilha, um produto novo, atualizado, caro… só seu. Até que lançam um mais novo ainda.

Lembro-me bem do momento em que comprei meu primeiro notebook. Era início de 2006, mais ou menos nos últimos meses que marcaram o período onde ter notebook era coisa de gente rica, esnobe ou o famoso putão. Mas era meu sonho. Passava todo final de semana na Fast Shop e ficava namorando aqueles modelos ultrapotentes, Sempron com 512 de RAM (Uau!), mas o preço? No mínimo seis mil reais. O vendedor já até me conhecia.

“Não, Felipe, continua o mesmo preço.” - Maldito viado.

Até que descobri uma loja no Rio Grande do Sul que vendia notebooks a preços de banana. E o melhor, com frete grátis para o Rio de Janeiro. Pois pasmem, na época em que um Sempron custava tudo aquilo, encontrei um HP sensacional, Athlon 64 3200+ com 512 de RAMpor R$3.800,00.

A excitação era tanta que convenci minha sogra da época (hoje em dia ex-sogra) a escrever 12 cheques. DOZE! E efetuei a tão sonhadora compra. Ah! Que felicidade, quanta alegria em receber aquele produto novinho em folha, maravilhoso, com performance excelente.

img22
BlogCamp-ES 2008, eu e meu Dino.

Pois bem. Antes mesmo de acabarem as prestações, eis que surge a chamada na televisão:

“É pra acabar! Notebook HP Athlon 64 com 1 Giga de RAM, por apenas mil e oitocentos reais! Mil e oitocentos reais! Venha correndo!”

Tristeza. Sensação de abandono. No final, o notebook anunciado ainda era quase 1 quilo mais leve que o meu. A conclusão da ladainha? Hoje eu tenho um Dinobook que custou R$3.800,00 e atualmente não vale nem mil. Tudo isso em dois anos.

Pensando nisso, resolvi transformar minha experiência em utilidade pública, montando um teste para te ajudar a descobrir se você também é o feliz proprietário de um Dinobook.

Teste: você tem um Dinobook?

old laptop
A alça lateral tem toda a classe retrô digna de um laptop que nem seu avô quer mais

Sinal 1: Barulhos estranhos no HD

Esse é um dos mais preocupantes. Ruídos, gemidos, aqueles sons de rapina que um PC velho emite às vezes, são todos péssimos sinais. Costuma significar que seu HD está literalmente agonizando.

Se escutar algum barulho do tipo, faça um back up completo de TUDO que possa ter de importante dentro da sua máquina. Sério. Tenho certeza que muitos aqui têm histórias sobre perderem gigas e gigas de material valioso por puro desleixo. Perder aquela foto xxx da sua ex vai te fazer se arrepender por um bom tempo.

Sinal 2: Pixels mortos

Quando pixels mortos - completamente escuros - começam a aparecer no seu monitor é uma boa hora pra acionar a garantia/manutenção. Alguns fabricantes só trocam seu aparelho se tiver mais de 9 pixels mortos, por exemplo. Em todo caso, é sinal forte de que a coisa não tá muito boa.

Sinal 3: Tempo demais pra iniciar

Lembra quando deu start no seu laptop pela primeira vez? Em poucos segundos o wallpaper do Windows já estava brilhando em toda sua glória, te convidando pra começar a navegar. Tenho amigos com laptops/PCs que gastam mais de 10 minutos para iniciar!

Pqp. Faz uma limpa, comece eliminando aqueles programas que abrem automaticamente. Se não resolver, hora de pesquisar. Seja uma placa de RAM nova ou um lap inteiramente novo.

Sinal 4: Bateria acaba rápido demais

Bateria acabando em menos de meia-hora é sintoma clássico de velhice. Mas dá pra trocar só ela, sem desembolsar tubos por um MacBook PRO na FNAC.

Dica legal, acostume-se a usar sua bateria de vez em quando. Manter o lap sempre conectado a fonte de energia faz com que a vida útil de sua bateria se reduza mais rapidamente.

ERRATA enviada pelo leitor Guilherme Pilotti, sobre a dica acima:

Isso não é verdade.
É uma lenda das priscas eras dos primeiro celulares e notebooks que perdura até hoje.
Hoje em dia, todo o equipamento que se preze tem baterias Íon-Li, ou seja, sem o “efeito memória” de antigamente, o famoso “viciar”.
Essas baterias mais novas usam o processo de ciclos de carga, cada carga completa conta um ciclo, e a vida útil dela é diretamente ligada com esses ciclos.
Resumindo: Pouco importa se você usa a bateria do seu celular ou notebook até acabar, ou, se coloca ela ligada diretamente na rede elétrica assim que chega em casa, elas vão durar a mesma coisa sempre, o “X” ciclos que elas foram projetadas para durar, tavez até menos.
Um ótima explicação está aqui, no GdH:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/baterias/

Sinal 5: O sensor de mouse falha

Aquele sensor que você usar como mouse, navegando com o dedo, não é mais o mesmo. Resposta lenta, travando. É a idade chegando.

Sinal 6: Problemas de memória

Se você tem 2GB de RAM e ao iniciar a tela mostra menos do que isso, tem problema na área. Memória danificada é como rodar num carro com o freio de mão puxado. Upgrade ou morte.

---

Resultado: se o seu laptop/PC não tem nenhum desses sinais, parabéns!

Se falou sim pra qualquer um dos sinais, segue com a leitura, a HP tem uma surpresa boa pra você.

---

Concurso Bye, Bye PC Usado!

image

A HP lançou um concurso muito interessante.

Basta gravar um vídeo onde o tema principal seja a despedida do seu computador. Chore, esperneie, babe, ponha Whitney Houston ao fundo e faça amor com o buraquinho do CD. Desde que demonstre sua despedida com afinco e criatividade, você tem grandes chances de ganhar.

Regras:

- O vídeo pode ter, no máximo, 2 minutos (mais que isso é novela mexicana)

- Não pode citar nenhuma marca - nem para falar mal, nem para elogiar. Isso inclui a HP - a idéia não é bajulação, certo?

- Cada participante só pode se inscrever uma vez. Então capriche!

- Mantenha a compostura. Vídeos com ofensas de qualquer tipo serão desclassificados.

Os 3 melhores vídeos ganharão notebooks top de linha. Então clique logo aqui e participe!

A data limite de participação é 20 de Janeiro.

E pros leitores do PapodeHomem, tem o quê?

É a regra da casa, todo post patrocinado que rola por aqui, tem prêmio. Dessa vez escolhemos um presente de alto nível musical.

Clicando nessa imagem tem um extra.
image

Pra concorrer você acessa a página do concurso HP, escolhe o vídeo que mais gostou (tem uns 10 por lá já) e deixa aqui nos nossos comentários o nome da pessoa que fez o vídeo que você curtiu.

Quem fizer isso vai estar concorrendo automaticamente ao DVD Sweet Home Alabama, do Lynyrd Skynyrd.

Banda foda, DVD foda, pra não ficar o dia todo sentado em frente ao seu PC novo ouvindo som de má qualidade.


publicado em 12 de Janeiro de 2009, 16:04
Bdee2476038157900478f5f54652d12c?s=130

Felipe Neto

Ator, criador do canal "Não Faz Sentido". Trabalha na Globo e Multishow.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: