Time de robôs quer vencer seleção campeã da Copa em 2050

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Um grupo de cientistas aposta que, em 2050, um time composto apenas por robôs será capaz de vencer a melhor seleção de futebol do planeta.

Parece brincadeira, mas o desafio é levado a sério. Em estudo publicado no WIREs Cognitive Science, Claude Sammut afirma que, com a evolução da robótica, será possível escalar um time de estrelas formado apenas por jogadores projetados em laboratório. Será?

Link YouTube

Por seu ambiente competitivo e dinâmico, o futebol já tem sido usado há algum tempo como campo de teste para inovações na robótica. A RoboCup, realizada anualmente, é um dos eventos onde isso acontece.

Segundo o cientista, para vencer a seleção campeã da Copa em 2050, será necessário um grande avanço na percepção, nas tomadas de decisão e no comportamento robótico para que eles consigam atuar em um ambiente completamente inestruturado.

"A cada ano, as regras [da RoboCup] são revisadas para fazer com que os problemas em campo sejam mais difíceis e realísticos. As ligas podem inclusive mudar completamente sua natureza para poderem alavancar novos desenvolvimentos", diz Sammut em seu estudo.

E aí, quer um desses jogando no seu time?

Pode até não ser em 40 anos, mas não duvido que um dia isso aconteça. Até lá, a gente se contenta com nosso futebol de carne e osso.


publicado em 18 de Setembro de 2010, 11:37
E4c14111fbfb81a75b22984e3520ada9?s=130

Thiago Rocha Kiwi

É nosso correspondente em Londres. Jornalista, nascido e criado na selva paulistana, gosta das oportunidades desafiadoras. Apaixonado por informação e conhecimento, enxerga o trabalho como uma forma de evolução e a internet como revolução. No Twitter, @thiagokiwi.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: