Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Time de robôs quer vencer seleção campeã da Copa em 2050

Um grupo de cientistas aposta que, em 2050, um time composto apenas por robôs será capaz de vencer a melhor seleção de futebol do planeta.

Parece brincadeira, mas o desafio é levado a sério. Em estudo publicado no WIREs Cognitive Science, Claude Sammut afirma que, com a evolução da robótica, será possível escalar um time de estrelas formado apenas por jogadores projetados em laboratório. Será?

Link YouTube

Por seu ambiente competitivo e dinâmico, o futebol já tem sido usado há algum tempo como campo de teste para inovações na robótica. A RoboCup, realizada anualmente, é um dos eventos onde isso acontece.

Segundo o cientista, para vencer a seleção campeã da Copa em 2050, será necessário um grande avanço na percepção, nas tomadas de decisão e no comportamento robótico para que eles consigam atuar em um ambiente completamente inestruturado.

"A cada ano, as regras [da RoboCup] são revisadas para fazer com que os problemas em campo sejam mais difíceis e realísticos. As ligas podem inclusive mudar completamente sua natureza para poderem alavancar novos desenvolvimentos", diz Sammut em seu estudo.

E aí, quer um desses jogando no seu time?

Pode até não ser em 40 anos, mas não duvido que um dia isso aconteça. Até lá, a gente se contenta com nosso futebol de carne e osso.


publicado em 18 de Setembro de 2010, 11:37
E4c14111fbfb81a75b22984e3520ada9?s=130

Thiago Rocha Kiwi

É nosso correspondente em Londres. Jornalista, nascido e criado na selva paulistana, gosta das oportunidades desafiadoras. Apaixonado por informação e conhecimento, enxerga o trabalho como uma forma de evolução e a internet como revolução. No Twitter, @thiagokiwi.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura