Como ir além do "tudo bem" num bate papo? Como falar sobre emoções com seus amigos sem parecer estranho? Ensinamos nessa animação de 2 minutos, vem ver. ;-)

Vai pular carnaval? | Ideias de acessórios, fantasias e roupas masculinas para curtir o feriado

Sente que não tem tantas opções de estilo para homens? Dá uma olhada nessas dicas!

Meus queridos, chegamos a época mais esperado por muitos brasileiros: o CAR-NA-VAL, tempo de calor e diversão com estilo.

Meu nome é Rodolfo Kanematsu, sou consultor de estilo e imagem e hoje vou dar umas dicas de visuais pra você que ainda não separou a roupa pro feriado.

Seja nos bloquinhos da cidade ou numa praia mais tranquila com seu mozão, vamos falar de estilo aqui. Nada mais justo, já que vemos sempre muitas opções no mundo feminino e poucas para o masculino. Quer ter uma boas ideias? Vem comigo!

No carnaval todo mundo tem licença poética para extrapolar seu estilo próprio. Aquela camisa florida que fica no fundo do guarda roupa (aquela que você ganhou da tia avó) agora entra como um item de descontração. Sabe aqueles penduricalhos que você pegou da festa de casamento do seu amigão, eles também podem servir para você montar seus looks.

Vamos começar falando sobre o carnaval de rua que se estende pelo Brasil inteiro e depois entramos em looks mais sofisticados, sempre prestando atenção nos tecidos, para você curtir o feriado numa boa sem passar calor.

Estilo no Carnaval de Rua

Nos famosos “bloquinhos” vemos sempre a criatividade das pessoas aflorando! Tudo para quebrar o gelo rapidamente, fazer novas amizades e conhecer gente nova. A dica pra cá é: estilo e conforto (e criatividade, claro). Estilo, pra que você crie combinações e fantasias, e conforto, já que a maratona é longa, o Sol é quente e as pisadas no pé virão.

Valorizando as estampas

Uma grande dica aqui são as estampas grandes. As estampas floridas são uma grande aposta.

Foto da marca CanCan Assesórios

Vale também apostar nas estampas como conjunto de camisa e shorts.  

As camisas com listras fortes e quentes também são perfeitas para você fazer.

A regra que sempre falo para meus amigos e clientes durante o ano todo é: tente focar somente em uma informação chamativa, para não ficar muito poluído seu look. No carnaval essa regra não se aplica, então se você quiser misturar sua camisa florida com um shorts de bolinha como na foto, pode sim!

Que tal uma Shoulder Bag ?

Um acessório que te entrega estilo e praticidade são as shoulder bags. Você não precisa ficar deixando tudo no bolso com medo de perder ou ser furtado, coisa que tem acontecido muito nos bloquinhos de rua, e ela pode ornar muito bem com a sua roupa.

E para o pé?

No pé, vá com um tênis confortável e que seja fácil de você limpar depois, de couro de preferência. Tênis de tecido suja bastante e depois fica muito complicado tirar todas as manchas de sujeira depois. Se for optar por algo mais fresco, recomendo as papetes que serão mais difícil sair do seu pé.

Glitter: usar ou não usar?

Vemos muitas mulheres purpurinadas e trabalhadas no glitter, e os homens também podem fazer uso sim desse “acessório”. Só tome cuidado: o glitter tradicional sai do corpo direto para o ralo e polui os rios e oceanos, então procure usar glitter biodegradável ou opções a base de pó de mica.

Para usar glitter não tem técnica, você pode tanto colocar somente no rosto, ou também no seu corpo, se for sem camisa ou com algum tipo de fantasia.

Foto por Rio Etc.
Foto por Rio Etc.

Shorts coloridos: praia, piscina e cidade

De uns anos para cá estamos vendo muitas opções fora da nossa famosa sunga. Uma moda que é amplamente utilizada na Europa, os shorts coloridos, mais curtos são perfeitos para serem utilizados tanto em bloquinhos quanto para viagens com piscina e praia. Alguns deles já vem com desenhos divertidos e funcionam como o nosso querido “quebra gelo”.

Prefere ir de fantasia?

Se você está disposto a criar uma fantasia, vale abusar da sua imaginação! Mas ó, tudo dentro dos limites do respeito. Na hora de escolher qual ideia você vai vestir, pense se sua fantasia não ofende ou ridiculariza ninguém.

(Se quiser entender melhor sobre o que pode ser ofensivo, dê uma olhada neste texto ou neste, que explica a questão da apropriação cultural)

Na hora de montar alguma fantasia, pense qual será o propósito dela? Roupas que funcionam para quebrar o gelo com as pessoas desconhecidas, ou que vão te ajudar a identificar quem tem interesses parecidos com o seu, são ótimas — e nem é preciso de muito para fazer algumas legais.

Gosto para todos, meus amigos. O importante é dar risada e se divertir.

 

Fantasia artesanal de Thanos
Foto: Lorena Andrade/G1

Caprichando nos óculos

Tanto para bloquinhos e/ou festas quanto para sua viagem tranquila, os óculos escuros são ótimos para trazer estilo e proteção aos olhos. Óculos maiores e divertidos para as festas, e tente pegar algum que se você perder não vai ficar com peso na consciência. Para a sua viagem com amigo ou amor, pode utilizar aquele seu preferido.

Chapéu: estilo e proteção

O chapéu é um ótimo jeito de você se proteger do Sol, e também estar na estica. Ele tanto pode ser utilizado num carnaval de rua, como também na sua viagem pra um lugar mais tranquilo. 

Vai fugir da agitação?

Se você escolheu se retirar da bagunça que é o carnaval de blocos, não tem problema algum! Para você aproveitar a época para descansar, só separamos algumas dicas interessantes para curtir o calor numa boa, com muito estilo e sem passar perrengue.

Escolher o tecido é algo bem importantes no nosso verão tropical. Tecidos naturais, como a lã, algodão e linho te trazem conforto e são mais fáceis de fazer a troca de calor entre você e o ambiente. Tente evitar tecidos sintéticos como o poliéster e a lycra. Eles podem ser mais baratos, mas vão dificultar essa troca.

Alguns exemplos de camisa de linho.

Foto por modaaprovada.com

Por hoje é só pessoal! E lembrando que a única regra é se divertir, sempre com respeito, independente de onde e com quem você estiver.

Espero de verdade que vocês gostem e que usem algumas das ideias bacanas que separei por aqui. Aproveitem demais essa época quente e feliz!

Beijo, até a próxima e conta pra gente: Que tipo de estilo você está planejando vestir neste carnaval?


publicado em 19 de Fevereiro de 2020, 16:15
Guru 1 jpg

Rodolfo Kanematsu

Publicitário de formação e apaixonado pelo mundo da moda, dá informações sobre estilo, dicas de combinações e tendências pelo Instagram e acumula experiência como consultor de imagem pessoal. É apresentador das videoaulas do "Mas você vai de chinelo?", o curso de estilo gratuito do PapodeHomem.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura