Onde homens que aspiram crescer se encontram? No "Homens Possíveis 2017". Vem ver a programação e garantir seu ingresso. É 09/12, sábado.

Validação subjetiva, Efeito Forer e por que é bobagem acreditar em horóscopo

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x50 jpg
  • 130x50 jpg

Você sabe o que é uma generalização. Você é perfeitamente capaz de perceber quando uma frase é ambígua, diz respeito a muita coisa ao mesmo tempo.

Menos quando a frase é sobre você.

Quer fazer um teste?

É o seguinte: aqui no PdH nós temos ferramentas e conduzimos estudos para medir não apenas as visitações e os acessos, mas também, como forma de melhorar a nossa relação com os anunciantes, para determinar o perfil psicológico de quem nos visita. De acordo com os nossos dados e estudos…

Você tem necessidade de que outras pessoas gostem de você e te admirem, mas é bastante autocrítico. Apesar de você ter algumas falhas de personalidade, você geralmente consegue compensá-las. Você tem um considerável potencial inexplorado, que você ainda não usou a seu favor.
Disciplinado e autocontrolado por fora, você tende a ser preocupado e inseguro por dentro. Às vezes você tem muita dúvida ao pensar se fez a coisa certa ou tomou as melhores decisões. Você prefere uma certa quantidade de mudança e variação na sua vida e fica insatisfeito quando é cercado por restrições e limitações.
Você também se orgulha por ter livre pensamento e não aceitar as afirmações dos outros sem provas satisfatórias. Mas você descobriu que não é muito sábio se abrir demais com os outros. Às vezes você é extrovertido, afável e sociável, mas em outros momentos você fica introvertido, cauteloso e reservado.
Alguns dos seus planos e aspirações tendem a ser pouco realistas.

Fez sentido? Isso te descreve?

Deveria, porque descreve todo mundo.

As frases acima são, na verdade, um compilado das usadas pelo psicólogo Bertram R. Forer em um experimento em 1948 (e repetido muitas e muitas vezes desde então, sempre com o mesmo resultado): ele disse que faria uma avaliação particular da personalidade de cada participante, mas entregou o mesmo resultado a todos -- um punhado de frases de leitura fria bem parecidas com as acima, retiradas por acaso de diversos horóscopos recentes.

Ao pedir para que os participantes avaliassem o quanto o resultado os descrevia corretamente, esse monte de generalidades foi considerada 85% correta pelos participantes, em média.

que você pensa que são sobre você

Ao ler generalidades , a sua mente simplesmente ignora o quão genéricas elas são. Ela passa tanto tempo pensando em quem é você que esse passa a ser um dos seus assuntos favoritos. Assim como a paixão pelo seu time te faz considerar menos as críticas a ele, a paixão automática que você tem pela sua própria personalidade te faz aceitar essas frases como verdadeiras.

A isso chamam de Efeito Forer, ou validação subjetiva. E esse processo explica por que algumas pessoas acreditam em horóscopo, outras não leem por medo de acreditar, e mais umas tantas outras creem que ler os dos outros signos dá azar. Indo um pouco além da superficialidade dos horóscopos de jornal, essa nossa predisposição é a base sobre a qual operam cartomantes, ilusionistas, os melhores vendedores e até mesmo os mais irresistíveis sedutores.

Sei que estou comprando briga com o Oráculo com essa, mas da próxima vez que você se deparar com um horóscopo, tente ler outro signo como se fosse o seu. Vai dar certo. Ou leia todos. Ou pare de ler horóscopos, porque é bobagem.


publicado em 11 de Fevereiro de 2012, 12:20
File

Fabio Bracht

Toca guitarra e bateria, respira música, já mochilou pela Europa, conhece todos os memes, idolatra Jack White. Segue sendo um aprendiz de cara legal.\r\n\r\n[Facebook | Twitter]


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: