Vaudeville | Eu ouvi pra você #5

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Um som como o do Vaudeville é um pouco difícil de classificar. Mas, se fosse para aplicar um termo, eu diria "old fashioned".

1557587_596430260410616_312493003_n

Eles possuem um som que imediatamente remete a um groove localizado ali pelo final dos anos 60, comecinho dos 70. Eles têm uma energia meio embolorada, uma pegada que se desenvolve em outro ritmo, diferente das coisas meio apressadas que ouvimos atualmente.

Quando é pra apreciar a banda, é bom pra se preparar para ser conduzido por baterias bem marcadas e linhas de baixo cheias de malícia. Isso tudo se complementa bastante quando paramos pra olhar pras camadas superiores da música. Tudo é feito pra compor climas que vão se montando lentamente, por isso, as músicas costumam ser um pouco mais longas, repletas de solos, como se tivessem sido compostas em meio a jams.

Com cantores absurdamente bons, conseguem traçar sobre essa liberdade instrumental algumas histórias bem interessantes, que envolvem os nomes dos músicos da banda ou (creio eu) de pessoas que conhecem. É bem divertido ver os nomes dos personagens das letras e conspirar a respeito das situações que levaram ao produto final.

Quando os vi pela primeira vez, na Virada Cultural de 2012 em São Paulo, lembro de ter sido arrebatado pela performance bastante solta e por uma certa irreverência meio circense. Esse espírito alucicrazy de ser parece estar bem presente em todo o material do álbum que ainda está por vir, a ser lançado pelo selo 180 gramas, agora em novembro.

O trabalho com eles também tem um valor sentimental a mais por ter sido o último PdH Sessions – para quem não sabe, era o projeto de vídeos musicais da casa – que captamos e até agora não tínhamos lançado.

Portanto, além do álbum deles, como costuma ser com o "Eu ouvi pra você", vamos liberar um vídeo exclusivo, feito por nós na casa do Cisco Vasques, guitarrista da banda. Então, esse texto é, ao mesmo tempo, mais um da nossa coluna, mas também é o último PdH Sessions. Portanto, espero, de coração, que gostem.

PdH Sessions #9 | Vaudeville

Link Youtube

Vaudeville (2014)

Link Playlist

Onde seguir os caras

Facebook

Quer compartilhar um som?

Uma das coisas mais legais e íntimas, pra mim, é compartilhar o que estou ouvindo. E acho o máximo quando alguém faz o mesmo comigo.

Nesse espírito de brodagem, sem compromisso, mas com amor no coração, achei que talvez fosse legal transformar esse impulso em uma coluna no PapodeHomem. Assim, aqui estou eu, compartilhando com vocês desse novo espaço: o Eu Ouvi Pra Você.

A ideia é trazer quinzenalmente uma nova sugestão musical para se ouvir durante o dia, com todos os links que você precisa para conhecer e acompanhar de perto do trabalho do artista/músico. 

Se você tiver alguma sugestão ou tem uma banda e gostaria de figurar por aqui, é só mandar um e-mail no euouvipravoce@papodehomem.com.br com tudo o que tem para mostrar.


publicado em 22 de Outubro de 2014, 18:01
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: