10 bandas de rock brasileiras que valem o play II

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Nota editorial: esse é um artigo cláaassico do PdH, que ressucitamos na capa hoje em homenagem ao Dia Mundial do Rock – que, curiosamente, só é celebrado no Brasil. 


Hora de encerrar as lamentações sobre a música brasileira. Para os que estão muito ocupados e não podem parar por alguns instantes e renovar os próprios ares musicais, resolvi trazer uma nova lista com bandas de rock de alto nível para diversos gostos.

A regra é bastante simples e foi sintetizada no primeiro post.

Antes de irmos direto ao ponto, gostaria de explicar o critério com o qual as bandas foram escolhidas. Em primeiro lugar, excluí logo de antemão as bandas mais famosas, que já fizeram história e estão no bê-a-bá do rock’ n roll nacional e foquei em bandas mais recentes, ainda em atividade. A ideia é dar um panorama do que é o rock brasileiro nos dias de hoje.

Acabei esquecendo de comentar, mas o idioma foi um fator de corte. Escolhi apenas bandas instrumentais ou que cantassem em português. E o mesmo se repetiu dessa vez também.

Sem falatório inútil, vamos ao que interessa.

Efervescentes

Link YouTube

Os Efervescentes se reuniram pela primeira vez em Porto Alegre, no ano de 2002, para fazer este rock acelerado, com fortes influências do típico som britânico dos anos 60. Ao contrário de outras iniciativas do gênero que já observei por aí, eles soam muito bem no estilo, com letras e melodias bem encaixadas, mesmo em português. Por isso, vale o play.

Vendo147

Link Myspace

Primeiro me surpreendi ao saber que a banda tinha dois bateristas. Depois, eu soube que, na realidade, eram dois caras tocando uma só bateria. Não teve jeito, tive que ver como era isso na prática. E o lance realmente é bom. Instrumental de peso, técnica apurada e, o mais importante, composições excelentes. O Vendo147 é de Salvador e foi fundado em 2009.

Umbando

Link YouTube

Esta não é exatamente uma banda de rock. É mais como se fosse um grupo de música brasileira com temperos de rock, funk e folk. E eles fazem isso muito bem, diga-se de passagem. É um som muito bonito, com uma qualidade incontestável e que, perfeitamente, poderia estar no carro quando você quisesse relaxar um pouco antes de pegar a namorada em casa.

Eles são de Goiânia, estão na ativa desde 2001 e têm um disco gravado. Você pode ouvir todo o album no myspace do Umbando.

Retrofoguetes

Link YouTube

Também instrumental mas numa outra linha bem diferente, tem o Retrofoguetes. Rock'n Roll bahiano com fortes influências de surf music, rockabilly e ritmos latinos diversos.

Maglore

Link YouTube

Outra banda de Salvador, o Maglore foi fundado em 2009 e segue um estilo mais pop com influências de MPB e BritPop. Eles possuem várias músicas bastante cantaroláveis. Além do som muito bem produzido, possuem um cuidado bem especial em tudo que envolve o nome deles.

Destemido Walace

Link YouTube

Não é qualquer um que consegue compor um som carregado de energia e com a devida profundidade em termos de letra e interpretação. O Destemido Walace tem essa combinação muito bem dosada. Banda carioca formada em 2007.

Vera Loca

Link YouTube

Nessa linha da busca de algo autêntico e enérgico, surgiu na minha frente esse som do Vera Loca. Quando começou a música eu, literalmente, me assustei. Rolou uma identificação. Música boa de verdade sempre tem esse caráter de gerar identificação com quem ouve. Inevitável eles entrarem na lista.

O Vera Loca já está na estrada há um bom tempo, o primeiro registro data de 2002. Eles são de uma cidade chamada Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o que reforça minha teoria de que lá os caras entendem da coisa.

Cartolas

Link YouTube

Numa festa, um rock um pouco mais dançante não pode faltar. As mulheres gostam. E, com mulher dançando, nós ficamos felizes. Por isso, os Cartolas são uma banda que nos deixa felizes.

Devotos

Link YouTube

Senti falta de uma banda de punk rock ou hardcore no primeiro post. Um som cru, diretão, sem frescura e, ao mesmo tempo, com uma temática mais encorpada, que contasse com o peso e acidez característicos do estilo, mas sem ser forçado, sem ser falso revolucionário. Um grupo que tivesse força no que diz. Então, descobri essa banda pernambucana, que canta com sotaque fortíssimo e uma pegada punk inegavelmente nordestina. Simplesmente genial. Ouçam mais no myspace do Devotos.

Faichecleres

Link YouTube

Ah, o bom e velho rock'n roll aditivado por cerveja e mulheres. É isso que os curitibanos do Faichecleres entregam muito bem desde 1998. Essa música em especial entrou pra minha playlist e ficou por lá mesmo. Para quem curte um som sarcástico e farrista, é uma ótima opção.

Que comece o Escambo Musical

Não gostou das bandas? Conhece outras melhores? Agora é o momento de colocar as cartas na mesa e mostrar o que vocês conhecem por aí. Quais bandas estão nas suas playlists e despertam orgulho nacional pelos auto-falantes?


publicado em 16 de Dezembro de 2011, 05:08
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: