Quer dar um tapa no visual mas não sabe por onde começar? Fizemos um curso online de estilo pra isso, o “Mas você vai de chinelo?”. Inscreva-se agora! É gratuito!

10 livros para lidar melhor com a ansiedade

No Brasil, são 18,6 milhões de pessoas sofrendo de ansiedade, ou seja, 9,3% da população. Precisamos muito falar sobre saúde mental.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 47 nh 1 png
  • Logo havaianas 130x50 png

No mundo de hoje, quase todo mundo se sente ansioso ou já se sentiu pelo menos uma vez na vida.

O que quase ninguém discute é que a ansiedade é uma emoção natural humana, a qual nós nunca deixaremos de sentir. Ela é um mecanismo do nosso cérebro que serve para nos alertar em situações adversas e desconhecidas. Esse mecanismo nos deixa alertas e também nos dá a chamada “descarga de adrenalina” para enfrentar situações adversas inesperadas.

Porém, o que eu venho notando, e que se confirma nos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é que os casos de ansiedade patológica vêm crescendo consideravelmente. Somos o país mais ansioso do mundo: são 18,6 milhões de pessoas sofrendo de ansiedade, o que representa 9,3% da população. Portanto, estamos vivendo uma epidemia de ansiedade.

Precisamos muito falar sobre a saúde mental e isso engloba falar abertamente sobre o que estamos sentindo, com pessoas da nossa confiança ou com um profissional, porque quanto mais nos fecharmos e evitarmos expor os sentimentos, mais eles poderão virar um problema. 

Ainda hoje há uma dificuldade em revelar o que se sente e, como vimos no documentário “O Silêncio dos Homens”, para os homens pode ser ainda mais difícil elaborar estes diálogos, devido à bagagem cultural. Quando se justapõem homens e saúde mental, o estigma é evidente. Por consequência, os homens têm dificuldades em revelar também os seus sintomas de ansiedade a outras pessoas.

Pensando nisso, separei uma lista de livros que podem ajudar a entender melhor a ansiedade e, quem sabe, abrir novas frentes de diálogos.

Vencendo a Ansiedade e a Preocupação com a Terapia Cognitivo-Comportamental (David A. Clark  e Aaron T. Beck)

O leitor é conduzido, neste livro, a enfrentar e a entender quais os gatilhos que despertam nele a ansiedade, para evitar que os pensamentos angustiantes voltem a ser pontes para uma crise, diminuindo assim o sofrimento.

Meus tempos de ansiedade: Medo, esperança, terror e a busca da paz de espírito (Scott Stossel)

O autor, neste livro, conta sobre a ansiedade de uma forma bem diferente, pois traça um histórico de evolução deste tema, passando pela filosofia e  a psicanálise. Mas o que chama a atenção é o fato do Scott Stossel trazer um relato autobiográfico sobre ansiedade, abordando inclusive a sua família. Vale a leitura pela aproximação que o leitor pode sentir com um caso semelhante  ao seu.

Livre de Ansiedade (Robert L. Leahy)

No livro de Robert L. Leahy, o leitor encontrará maneiras de tornar sua vida menos estressante, a partir de métodos para serem utilizados no dia a dia e, consequentemente, ter uma vida mais leve fora das causas de ansiedade.

Mentes ansiosas - o medo e a ansiedade nossos de cada dia (Ana Beatriz Barbosa Silva)

A psiquiatra e best-seller Ana Beatriz Barbosa Silva aborda as diferentes manifestações da ansiedade. Medo, estresse e ansiedade, segundo ela, são fatores comuns e até necessários para uma vida mentalmente saudável. O problema, contudo, começa quando eles se agravam. Através de sua linguagem objetiva e acessível, a autora analisa as causas, desdobramentos e possíveis formas de lidar com a ansiedade. 

Manual Prático de Mindfulness: Um Programa de Oito Semanas Para Libertar Você da Depressão, da Ansiedade e do Estresse Emocional (John Teasdale, Mark Williams, Zindel Segal)

Este livro traz uma forma para tratar a ansiedade em que a própria pessoa programa seu cérebro para conseguir “domar a mente” ou no termo próprio do livro: mindfulness. Esse método consiste no leitor se programar mentalmente, com um passo a passo e leitura simples, para vencer a ansiedade por ele mesmo. Vale comentar que os autores estão entre os melhores da psicologia clínica.

O cérebro ansioso: Aprenda a reconhecer, prevenir e tratar o maior transtorno moderno (Dr. Leandro Teles)

Neste livro, o autor passeia pela mente humana, levando o leitor a entender o que se passa na cabeça de uma pessoa com ansiedade, e se o leitor é a própria pessoa com transtorno, poderá com a leitura se conhecer melhor e saber quais podem ser os motivos, sintomas e tratamentos para o problema enfrentado. A leitura é boa para um entendimento maior sobre ansiedade.

O poder do agora (Eckhart Tolle)

Esse livro já ajudou milhares de pessoas a se conectarem com o presente e a superarem os conflitos pessoais por meio das experiências e ensinamentos que são compartilhados. Trazendo diversos insights e questionamentos, o livro te convida para se aprofundar em filosofias de todos os tipos, desde as orientais, como o zen budismo e a medicina tradicional chinesa, até reflexões mais modernas – todas com um objetivo: trazer a clareza e o desenvolvimento pessoal.

O homem em busca de sentido (Viktor Frankl)

Um clássico que pode te ajudar a refletir de forma profunda sobre a sua vida e as dificuldades com as quais é preciso lidar. O psicoterapeuta e autor do livro mostra como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida, num campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial.

A Coragem de Ser Imperfeito - Como lidar com a vulnerabilidade e o medo de se expor emocionalmente (Brené Brown)

A autora provoca o leitor ao tocar naqueles assuntos que costumam ser evitados por causarem desconforto, como vulnerabilidade, medo e imperfeição, podendo te ajudar a mudar a maneira como se vive e a forma como você se relaciona ao longo da trajetória.

As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera - O mundo pede um pouco mais de calma (Haemin Sunim)

Escrito pelo mestre zen-budista sul-coreano Haemin Sunim, tem como objetivo tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão. Ilustrado com extrema delicadeza, ele pode te ajudar a entender nossos relacionamentos, nosso trabalho, nossas aspirações e nossa espiritualidade sob um novo prisma. 

* * *

Para concluir, os livros são uma maneira sensacional de nos trazer novos conhecimentos e ferramentas para lidar melhor com a falta de controle que, muitas vezes, tiram a calma e a qualidade de vida, porém, eles não possuem a capacidade de substituir um tratamento especializado, de um psicólogo e de um médico psiquiatra, dependendo da gravidade da ansiedade.

Quanto mais falarmos sobre esses problemas que afetam a saúde mental, mais quebramos os preconceitos, proporcionando que mais pessoas busquem ajuda e consigam desfrutar o lado bom da vida, com pensamentos mais funcionais e sentimentos mais equilibrados. 


publicado em 08 de Outubro de 2019, 00:15
Carol caetano jpg

Carolina Caetano

Psicóloga clínica, mestre em análise da cognição em homens. Interessada em contribuir para que cada um conheça as suas potencialidades. Instagram: @psicologa_carolinacaetano


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: