12 textos sobre como aparecemos aos outros

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Nos últimos meses, colaboramos com o blog Men (Boticário). A linha editorial explorou o mote "Como mudar a aparência sem mexer no visual", como melhorar nossa presença no mundo.

O último texto foi publicado e resolvemos linká-los todos aqui.. Quase todos os textos são meus, exceto o segundo e o oitavo, do Guilherme Valadares, e o sétimo, do Fábio Rodrigues. É possível também que façamos uma coletânea em PDF. Acham que vale a pena?

1. Por que um homem se preocuparia com a aparência?

"Tirar sobrancelha é demais, deixar o rosto asséptico e maquiado como o do boneco Ken (mais Barbie que a própria), pesquisar creme anti estria, saber 3 marcas de base para unhas... Ações que merecem apenas uma palavra: não."

2. 7 traços do homem do nosso tempo

"Esse tal cara de quem falamos é vaidoso pacas. Mas não deixa que seus bens materiais definam sua identidade. Ele diria algo como "Amo meu carro, ralei pra comprar. mas definitivamente não sou um pedaço de metal." . Captaram a sutileza?"

3. Como mudar sua aparência sem mexer no visual

"Um homem com o que chamo de "fúria mansa" é capaz de pegar sua mulher no colo, do nada, e virá-la do avesso na cama. Sabe canalizar tudo o que viveu por um ano em apenas uma fala de 30 segundos ou uma batida precisa num tambor. Manja como usar a qualidade da agressividade sem agressividade alguma. É essa a fonte de sua firmeza e sua impetuosidade."

Confiar demais em si mesmo não é uma boa coisa...

4. O homem perfeito: o que o samba de gafieira nos ensina sobre modelos ideais

"Se as mulheres falam que o homem ideal tem de ser espontâneo e malicioso, pronto, é isso que eles tentam imitar. Ora, a tal da espontaneidade é como o ombro que se move na gafieira. Ela vem junto, é efeito, não tem como simular, reproduzir, criar diretamente."

5. Como ser casado e solteiro ao mesmo tempo

"Quando estiver casado, aja com sua esposa como se estivesse solteiro. Quando estiver solteiro, aja como se fosse casado."

6. As 7 gratidões quase eternas

"Não precisamos realizar grandes coisas. Em um mundo em que ninguém tem tempo, é um grande feito parar e diagramar o currículo de uma desconhecida (você a conhece apenas pela Internet, recebeu o currículo para repassar e achou erros de ortografia e diagramação) ou de sua irmã."

7. Manias que destroem os homens

"Culpar nos sujeita ao que culpamos."

"O simples fato de que as coisas acontecem, sejam quais forem, já é sua própria e suficiente justificativa."

"Nos relacionamentos, por exemplo, a ansiedade por controle vai resultar em aprisionamento, ciúmes e enrijecimento. Não estranhe se sua namorada algum dia trocar seu nome por... "Mãe"."

"O hábito de reclamar invariavelmente vem junto com orgulho, uma sensação de auto-importância, de que o mundo não está adequado ao que queremos ou merecemos, sendo que a maior parte do que queremos não passa de uma série de caprichos."

8. Mente sã, corpo são? Nem sempre...

"Quando a mente está em um local saudável, o corpo segue. Portanto, realocar nossa mente é tão importante quanto trabalhar nossa estética, posto que afeta diretamente a mesma."

9. A beleza daquele que para

"Nossa beleza aumenta com a capacidade de parar, deixar o corpo sem nenhuma expressão específica e a mente sem nenhuma distração. Sem isso, nosso corpo está sempre se adaptando a algum ambiente e nossa mente está sempre sendo fisgada por algum estímulo. Se nos acostumamos a viver assim, sempre que nossos estímulos mais presentes cessam (trabalho e relacionamento, principalmente), não sabemos mais como movimentar a energia. Sofremos e buscamos desesperadamente por outro estímulo, por uma outra televisão."

Para evitar que você pare nessa posição diante de um espelho é que existem as posturas de meditação contra a parede

10. As boas dependências de um homem independente

"Você não viu, mas alguém cortou as madeiras do piso do seu escritório, outro instalou e outro chamou isso de escritório antes de contratar pessoas. Um pouco antes outros criaram o procedimento de transformar madeira em piso e a cultura de montar empresas. Se a empresa for de suco de laranja, é preciso dar créditos a quem inventou a laranja... São poucos os seres humanos que não estão ligados a você. Poucos aqueles que não poderiam ouvir seu "Obrigado"."

11. Como viver em um mundo com pessoas mais bonitas

"Se as pessoas ficam naturalmente mais bonitas quando sorriem, relaxam, param, cultivam felicidade, brilho nos olhos, calor no peito, sentido na vida, como podemos criar espaços e nos posicionar para estimular esse processo?"

"Há algo em cada um de nós que está cansado, que não aguenta mais ser sempre igual, manter a coerência em relação às nossas identidades e ser tratado com o devido respeito."

12. O homem certinho e a beleza da imperfeição

"A busca por perfeição, resolução e imortalidade causa muito sofrimento. Ficamos desconfortáveis em situações não resolvidas, em relações que acabam sem explicações, em trabalhos incompletos. Temos uma necessidade em explicar, finalizar, planificar, arredondar, resolver, justificar, retocar, aperfeiçoar, manter, fazer durar. E assim nos tornamos inimigos do erro, da falha, do acidente, da frustração, da morte, do irregular e assimétrico, enfim, da vida, daquilo que é espontâneo e por isso irretocável do jeito mesmo que surge."

publicado em 27 de Julho de 2011, 10:11
Gustavo gitti julho 2015 200

Gustavo Gitti

Professor de TaKeTiNa, colunista da revista Vida Simples, autor do antigo Não2Não1 e coordenador do lugar. Interessado na transformação pelo ritmo e pelo silêncio. No Twitter, no Instagram e no Facebook. Seu site: www.gustavogitti.com


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: