15 práticas pra abrir 2016 com o pé direito: um convite a todos

Sabe aquele período "morto" entre o final de um ano e o começo do próximo? Temos uma sugestão pra deixá-lo mais vivo do que nunca

Passear na web a essa altura do calendário costuma ser indício de tédio brabo.

Aquele banzo do ano que ainda não foi e daquele outro que ainda não chegou. É quase como ficar perdido entre fusos após uma longa viagem, você não sabe muito bem que horas são ou o que quer fazer em seguida, mas com certeza precisa descansar.

Quem se lembra dessa imagem e do artigo do qual ela veio? (as urls no rodapé, fora a do PdH, estão desativadas)

Maluco como mais um ciclo imaginário de 8760 horas pode exercer tamanho poder sobre nós.

Seja como for, decidimos aqui na casa que seria base para alegar insalubridade no ambiente de trabalho nos obrigarmos a manter o ritmo de quatro artigos por dia.

Ainda assim, não queríamos soltar textos pra cumprir tabela. Nos veio a pergunta: como oferecer algo útil à comunidade em pleno período de recesso, no qual 90% do mundo está de saco cheio de... tudo?

A resposta veio da rede. Convidamos diferentes pessoas para nos ajudarem a estruturar um percurso de 15 práticas para abrir 2016 com o pé direito. Similar ao "23 dias pra um homem melhor".

Se você caiu nesse artigo, é porque estava escrito que tinha que... esquece!, não tem nada pré-escrito em nenhum Google Docs cósmico sobre sua vida, porém, a chance de usar os próximos dias para ponderar um melhor eixo para o ano que se apresenta pode ser uma boa coisa.

A cada um dos próximos quinze dias vamos publicar uma prática. Sugerimos encarar os artigos como convites à ação, não como mera teoria ou letrinhas vazias. Propomos o que vivemos e testamos coletivamente, nenhum é mera especulação.

A primeira já está no ar aqui, veio da Marcela Campos.

As demais vão sempre estar nessa coleção.

Criem esse percurso conosco

Se possível, relatem nos comentários as experiências de vocês com as práticas.

E se tiverem sugestões de outras para a comunidade, deixem também aqui nos comentários. Que esse possa ser um ciclo mão na massa, que nos afaste da letargia e nos posicione de modo auspicioso para o ciclo de 8760 horas que vem chegando aí.

Um grande abraço, pessoal!

* * *

ps.: se for novo por aqui, recomendo se situar lendo sobre a visão que opera por trás de tudo que fazemos e também sobre o porquê do PdH ter sido criado.


publicado em 22 de Dezembro de 2015, 01:35
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura