6 fontes de palestras para ativar sua mente

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

O mundo não precisa de mudanças. Melhor dizendo, o mundo tem suas próprias transformações. Nós sim precisamos de mudanças. Sim, no plural. E sim de novo: precisamos de mudanças sempre.

Selecionamos algumas das fontes mais interessantes de palestras online e escolhemos vídeos realmente instigadores para boas sacudidas na mente.

RSA Animate

A RSA é uma organização que tem por objetivo "desenvolver e promover novas formas de pensar sobre a realização humana e o progresso social". Uma das formas de promover essa iluminação do século 21 é a RSA Animate, uma série de vídeos animados com o propósito de expandir a mente, se questionar e encontrar novas perspectivas para o avanço humano.

Link YouTube | O dinheiro é mesmo o maior fato de motivação para o trabalho?

FORA.tv

A FORA.tv reúne vídeos, gratuitos e pagos, de palestras e debates sobre problemas e ideias para mudar o mundo. O foco do site é pinçar vídeos que valem a pena e agrupá-los em um só lugar, para que sejam vistos e absorvidos pelo maior número de pessoas possíveis.

Link vídeo | José Serra discursando sobre mudanças climáticas em Copenhague

Khan Academy

O professor Salman Khan, formado em Harvard e no MIT, começou a dar aulas particulares de matemática para uma prima. Logo, outros parentes e amigos começaram a  procurar ajuda e também queriam aulas. Para dar conta da nova demanda, Khan viu que seria mais prático produzir pequenos tutoriais e publicá-los no YouTube.

Hoje, a Khan Academy possui mais de 2100 vídeos e 100 lições online de aritmética, física, finanças e história. O Google já forneceu, em 2010, dois milhões de dólares para o projeto e, no começo desse ano, Khan foi convidado a palestrar no TED por Bill Gates, que afirmou usar o Khan Software Exercise Academy para ensinar seus próprios filhos.

Link YouTube | Dê o play e fique fascinado com o funcionamento

Zeitgeist Minds

É basicamente o TED do Google. Uma baita ideia e uma gigantesca empresa. Deu muito certo.

No Zeitgeist Minds, você vê palestras e discussões de pensadores, grandes líderes mundiais, estrelas da música e da literatura, falando sobre mundo, cultura e sociedade. Pra se ter uma ideia da potência do projeto, já palestraram para o Zeitgeist o Tim Berners-Lee, Tim O’Reilly, Ted TurnerCarlos Slim, Alex Bogusky e John Hegarty. Nada mal.

Link YouTube | Você está ouvindo nada menos que o homem mais rico do mundo

TED e TEDx

Sei que o TED dispensa apresentações por aqui, mas vale sempre ouvir mais uma e mais uma dessas ideias que merecem ser espelhadas. Veja essa lista com todas as 969 palestras até agora.

Aqui no Brasil, várias palestras já foram disponibilizadas nos sites do TEDxSP, TEDxSudeste e TEDxAmazônia.

Link YouTube | Matthieu Ricard explica qual a verdadeira causa da felicidade (com legenda em português)

MIT World

A MIT, Massachusetts Institute of Technology, é simplesmente um dos centros universitários e de pesquisas mais conceituados do mundo. Digo, são literalmente líderes na ciência e na tecnologia. Local onde gente pequena vira gente grande (com todas as melhores implicações nos termos "pequeno" e "grande") e começa a conviver com mais gente grande e falam de coisas grandes para grandes futuros.

Dessa grandeza toda surgiu o MIT World, site que disponibiliza gratuitamente mais de 800 vídeos com eventos que ocorrem por lá. Claro que é importante lembrar que, se um evento ocorre no MIT, claro que pode ser considerado um grande evento.

Link vídeo | Walter Lewin pira com fenômenos do magnetismo e da eletricidade

Oferecimento: Vestibular 2011 Centro Universitário Senac

As inscrições para o Vestibular 2011 do Centro Universitário Senac vão até este domingo, dia 19Na página deles no Facebook, dá pra usar o Senac Connect, um aplicativo integrado que também é um teste vocacional e uma ferramenta bacana de networking.


publicado em 18 de Junho de 2011, 05:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: